Enteado (maior de idade) de português, que nasceu e foi registrado em Portugal, tem direito?

Prezados,

Meu pai (não ouso chamá-lo de padrasto pois foi ele quem me criou) está presente em minha vida desde meus 11 anos de idade. Desde criança o chamo de pai e pensei em como seria feito para receber o nome dele, ou seja, ser adotado no que diz respeito a lei e seus documentos. Eis que estou com 31 anos hoje e até o momento, meu pai e eu nunca nos sentimos "obrigados" a ter que mudar nossos documentos para nos considerarmos pai e filho. Então, tendo em vista que o nome dele ainda não consta na minha certidão, se nós procurássemos mudar essa situação ainda este ano, teria eu a possibilidade de adquirir a cidadania portuguesa?

Espero ter explicado bem.

Desde já agradeço a atenção de todos!

Comentários

  • @Logan para atribuiçao de filhos adotados existe todo um processo q deve ser feito por um advogado.
  • @Vlad obrigado pelo retorno! Depois do processo de adoção por parte do advogado, poderei requisitar a cidadania portuguesa? Um detalhe que não mencionei foi que meu pai nasceu em Portugal e veio morar no Brasil aos 5 anos de idade, não voltando mais para Portugal desde então. Não sei se isso influenciaria em algo, então resolvi comentar a respeito.

    Ontem andei lendo sobre uma mudança na legislação brasileira onde agora é possível incluir o nome do padrasto como responsável legal na certidão de nascimento, inclusive os pais do padrasto entram também. Ambos que, no meu caso, são portugueses nascidos lá e que vieram para cá com meu pai.

    Enfim, considerando essa possibilidade de simplesmente incluir o nome de meu pai como padrasto na certidão de nascimento, seria possível utilizar a certidão para uma requisição de cidadania portuguesa?

    Desculpe-me por tantas dúvidas. Realmente sou leigo no assunto. E mais uma vez, agradeço prontamente sua atenção.
  • editado February 2018
    @LoganFMackenzie vou pedir para a @Marcia responder essa questão para vc pq ela tem mais informações para te passar do q eu.
  • @LoganFmackenzie, o fato de incluir o nome do padrasto na certidão de nascimento não tem validade em Portugal. O que tem validade é o que foi falado pelo Vlad anteriormente, adoção e homologar a sentença no tribunal de Portugal, isso leva um tempo podendo chegar há 1 ano.
  • @LoganFmackenzie,
    como meus colegas @Vlad Pen e @Maria Adelaide falaram, todo esse processo é longo, mas creio que não impossível (embora você já seja maior de idade).

    Seu pai (gostei do carinho para com ele e do jeito que o menciona - parabéns!) teria que adotá-lo plenamente aqui no Brasil, em primeiro lugar. Após o processo estar como transitado em julgado, deverá constituir advogado em Portugal, a fim de homologar a sentença por lá.

    Depois disso, a adoção será efetivada em Portugal e você poderá solicitar sua nacionalidade por aquisição, desde que não fira os casos de oposição, que são: provas de ligação efetiva com Portugal, não ter sido condenado (antecedentes criminais), não exercer funções públicas em outro país (que não seja técnicas), não tenha prestado serviço militar não obrigatório e não seja terrorista (rsrs).

    Para este caso, entende-se como ligação efetiva qq um dos itens (no seu caso, sendo brasileiro):
    - seja casado com portuguesa originária por 5 anos
    - tenha filhos com uma portuguesa
    - more em Portugal nos 3 anos antes da entrada do processo de nacionalidade e estude em Portugal ou mostre conhecimento na língua portuguesa
    - more em Portugal nos 5 anos antes da entrada do processo de nacionalidade
  • Oi @Marcia Boa noite!
    Acredito que meu caso seja similar ao do @LoganFmackenzie.
    Meu pai (padrasto) é filho de português. Ele tem uma união estável com minha mãe desde 1992, quando eu tinha 4 anos. Hoje, estou com 29 anos, meu padrasto está em processo para obtenção da cidadania, sempre existiu o desejo de adoção por ambas partes, mas agora com a possibilidade da dupla cidadania começamos a pesquisar sobre processo de adoção de maior.
    Gostaria de saber se existe alguma possibilidade de eu obter a cidadania também, uma vez que sou maior de idade, enteada de filho de português.
    Obrigada pela atenção de todos.
  • Boa noite, @karinarosaa,

    vc sendo maior de idade, creio que somente com a ajuda de um advogado. Isso porque existe um requisito português do filho ser registrado antes de completar 1 ano de idade. Você sendo adotada na maioridade pelo português (vamos considerá-lo já português), feriria este requisito.

    Bem, este é meu entendimento.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.