Fim do Vale Postal
Olá.
Após seguir algumas etapas para a requisição da nacionalidade portuguesa por atribuição - a autenticação e a certificação da documentação necessária, além da assinatura presencial do Formulário 1C no consulado -, chegou a hora de pagar os 175 euros previstos no formulário. Porém, ao chegar aos Correios, fui surpreendido pela notícia de que o serviço Vale Postal havia sido extinto. Este, então, havia sido substituído pelo serviço de nome Dinheiro Certo. Acontece que o Formulário 1C previa o pagamento dos emolumentos via Vale Postal, causando um entrave em meus procedimentos. O funcionário dos Correios garantiu que o serviço estava disponível em Portugal, mas eu preferi vir até aqui para buscar esclarecimentos antes de dar o próximo passo. Cheguei a enviar um e-mail para a CRC com esta dúvida na semana passada, mas ainda continuo sem resposta. Caso alguém tenha informações a respeito, ficarei grato pelo compartilhamento das mesmas.
Abraços a todos.
Após seguir algumas etapas para a requisição da nacionalidade portuguesa por atribuição - a autenticação e a certificação da documentação necessária, além da assinatura presencial do Formulário 1C no consulado -, chegou a hora de pagar os 175 euros previstos no formulário. Porém, ao chegar aos Correios, fui surpreendido pela notícia de que o serviço Vale Postal havia sido extinto. Este, então, havia sido substituído pelo serviço de nome Dinheiro Certo. Acontece que o Formulário 1C previa o pagamento dos emolumentos via Vale Postal, causando um entrave em meus procedimentos. O funcionário dos Correios garantiu que o serviço estava disponível em Portugal, mas eu preferi vir até aqui para buscar esclarecimentos antes de dar o próximo passo. Cheguei a enviar um e-mail para a CRC com esta dúvida na semana passada, mas ainda continuo sem resposta. Caso alguém tenha informações a respeito, ficarei grato pelo compartilhamento das mesmas.
Abraços a todos.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Abraço
fique tranquilo. O nome é diferente, mas é o mesmo serviço. Você faz uma remessa de "Dinheiro Certo" nos nossos Correios e a CRC recebe um Vale Postal lá em Portugal. Tá tudo certo.
É verdade Victor, só mundou o nome mais o serviço é o mesmo.
Fiz o mesmo procedimento para o meu Pai, e depois para mim e para fechar a conta o dos meus filhos.
Eu acho esse método bem mais seguro, e até mais rápido, isso porque a grana já cai na conta da CRCL.
Preste atenção nos seguintes fatos:
1) Quando voce estiver fazendo a transação com o caixa do correio, verifique se o mesmo colocou o nome da CRCL correto, para evitar que a remessa do dinheiro, não tenha destino errado, preste bem atenção nisso.
2) Quando voce fizer o pagamento, o funcionário vai lhe dar um comprovante (Cupom Fiscal) onde vai esta o número do Vale, que voce terá que colocar no formulário 1C, também, não se esqueça disso.
3) Peça do funcionário dos correios, uma segunda via do comprovante, e coloque dentro do envelope a primeira via, junto com a documentação que voce ira mandar. O porque disso ai; Para que quando a documentação chegar na CRCL, eles irão verificar que você enviou o dinheiro e o mesmo já se encontra depositado nos cofres da Conservatoria, isso agiliza o processo.
4) Verique junto ao Caixa do Correio, a cotação do Euro, se está correta, para evitar que voce não dance debaixo do boi.
5) Acompanhe pelo site dos correios o envio dos documentos, pelo sistema SRO, ele lhe da todos os trâmites, até a entrega da documentação na CRCL.
Depois, meu amigo, é venha a pior de todas as fases, que é a ESPERA, e nada mais.
Não, o pagamentoé feito em espécie, pode ser que eles aceitem cartões de débito do Bradesco, mas cartão de crédito não.
Obrigado por tantas informações detalhadas, farei hoje mesmo o pagamento. Abraços a todos!
Olá, pessoal.
Como a minha irmã repentinamente se mudou, fiquei com os encargos do pagamento e do envio da documentação dela para a Conservatória de Registros Centrais. Acontece que, após fazer o pagamento do vale, me deparei com uma dúvida: será que o fato de eu ter feito o vale relativo aos encargos dela em meu nome geraria algum impedimento legal? Eu imagino que ao colocar o comprovante que os correios emitiram junto ao formulário 1C da minha irmã, mesmo sendo em meu nome, não criaria problemas, já que os emolumentos estão sendo pagos da mesma maneira. De qualquer forma estou com uma pulga atrás da orelha, já que nunca duvido das surpresas que a burocracia pode nos reservar.
Ainda não escrevi o número dos vales nos formulários, ainda há chance de correções caso haja necessidade. Alguém já passou por situação semelhante?
Abraços.
Eu já estou muito irritado com a funcionária, que além de não saber nada do serviço, disse que eu só poderia fazer o procedimento no nome da minha irmã se estivesse munido dos documentos dela. Ela ainda cometeu alguns erros de digitação que não vi na hora, creio eu que não comprometem o entendimento do endereço (escreveu Poetugal ao lado de Lisboa e colocou um zero à frente do cep que, segundo ela, foi inserido pelo sistema por causa da quantidade menor de dígitos se comparados aos dos nossos ceps). Enfim, tudo é de se preocupar, né?
Vou aguardar mais respostas para ver se alguém tem certeza se posso enviar mesmo assim.
Obrigado!
Agora esperarei a resposta. Caso me barrem, o jeito é anular o serviço e pagar mais 41 reais para refazê-lo, além da perda de tempo. Tempo é um grande problema, pois tenho apenas um mês e 4 dias para conseguir fazer com que esses documentos cheguem lá, senão eles perderão a validade de 180 dias.
Se for o caso, se eu tiver que refazer, dessa vez procurarei um funcionário dos correios mais familiarizado com o serviço, que não me apareça com barreiras inexistentes criadas pela imaginação fértil dele.
Nossa, você me tranquilizou muito.
Ela entrou pra campanha "Por uma lógica na burocracia", juntem-se a nós e me deixem mais tranquilos hehe.
Brincadeiras à parte, obrigado pelas informações.
Nisso eu não tinha pensado. Realmente, por um instante esqueci que o consulado é uma extensão de Portugal hehe.
Valeu!
Olá, pessoal.
Felizmente confirmei a possibilidade de enviar o vale da minha irmã em meu nome. Segue abaixo a resposta da CRC ao meu questionamento:
Exmº Senhor
Os vales podem vir com qualquer nome. Deverá constar (por exemplo) na parte de trás, o nome da pessoa do processo, para melhor atribuição do valor a este. Faz bem em enviar o comprovativo ou cópia deste, para ser junto ao processo.
Com os melhores cumprimentos,
O Oficial dos Registos
Paulo Bonacho