Comprovar vinculo com a comunidade Portuguesa!!

Gostaria de saber dos colegas da comunidade que já conquistaram a dupla-cidadania, quais foram os exemplos utilizados para comprovar ligações afetivas com a comunidade Portuguesa;

Eu por exemplo, alem dos certificados de conclusão escolar com minha notas, tenho fotografias  e carteirinha do clube Canindé.

Obrigado.


Comentários

  • tinha essa dúvida também porque no site do consulado de SP consta a seguinte informação para os neto que querem ser NATURALIZADOS,tem que provar algo a mais de você ser neto sim ou não? veja o que o site diz :

    O Estado Português pode opor-se à aquisição da nacionalidade portuguesa quando se verifique alguma das circunstâncias que a seguir se indicam:

    • Inexistir ligação efectiva à comunidade nacional;


      O simples facto de se preencher os requisitos de base para a aquisição não implica qualquer vinculação legal à emissão de parecer ou despacho favorável à naturalização por parte de Sua Excelência, o Ministro da Justiça, que é quem detém um poder discricionário de decisão.

      Neste sentido é manifestamente aconselhável que o requerente demonstre ser titular de uma especial conexão com Portugal .

           Os interessados devem então apresentar provas que demonstrem uma especial ligação a Portugal além da existência de laços familiares próximos com nacionais portugueses de origem, designadamente interesses directos de natureza económica, cultural ou outra que possam fundamentar a sua pretensão.

  • oq vcs me dizem sobre isso?
  • MENTIRA. 

            O vinculo é só exigido para aquisição por casamento com portugues. Netos são sangue. Não deveriam nem serem naturalizados. Não precisam comprovar nada. Esta clausula não existe no site das CRCs. O PSB em PT esta na luta com a camara dos deputados desde 2009 tentando reverter a aquisição para atribuição para Netos.

    Agora para esposa(o) de portugues(a), não adianta bandeirinhas, dançar o Vira, cantar Fado e outras peripécias. Tem que esta morando em Portugal e mortrar o documento de residencia de fato e ponto final. A informação que passar disso é de origem maligna. 

    Outra observação. O processo não é de dupla-cidadania, é de Pedido de Nacionalidade Portuguesa. O processo é portugues, não brasileiro. Você vai virar Portugues. Não brasileiro-portugues. O Artigo 29 da Lei de Nacionalidade diz que se você tem 2 ou mais nacionalidas só a Portuguesa é revelevante para efeito da Lei. Eles não tomam conta do Brasil. Nem o inverso.

    Maestro Alex (Fundador com Paulo da Comunidade). 
  • a nacionalidade para meus filhos foi negada... nem se dignaram a me informar... só fiquei sabendo pq escrevi pedindo informações :(

  • [APAGADO]
  • imageSilvia Ferreira:
    a nacionalidade para meus filhos foi negada... nem se dignaram a me informar... só fiquei sabendo pq escrevi pedindo informações :(

    nossa sério?mas por que? eles pediram por naturalização (pelos avós) você sabe?
  • Para minha filha também foi negada

    Adquiri a nacionalidade por naturalização(neto), quan fiz o processo para passar para a minha filha de 3 anos a desculpa foi inexistência de vínculos com a comunidade portuguesa, pois tendo ela essa idade não consegue-se aferir esse pressuposto. Ressalte-se que juntei ao processo declaração de grupo folclórico que ela ensaia.

  • Cidadania Portuguesa na verdade. Nao usamos 2 ao mesmo tempo. E 1 de cada vez. Teremos sempre uma na pratica. Agora, lacos com comunidade portuguesa deveria na verdade ser escrita como "Ter visto de residencia em Portugal". porque fora disso sera negado mesmo na pratica. O resto e bla bla bla 
  • Leandro, juntei um monte de coisas...bilhetes aéreos, fotos em Portugal, carta de amigos portugueses atestando a amizade de longa data...fotos nos jogos da Lusa e da seleção de Portugual, em Lisboa.... acontece que nada disso serve.... eles não querem dar e pronto... alegam falta de vínculos efetivo...o jeito é esperar a lei mudar...
  • imageSilvia Ferreira:
    Leandro, juntei um monte de coisas...bilhetes aéreos, fotos em Portugal, carta de amigos portugueses atestando a amizade de longa data...fotos nos jogos da Lusa e da seleção de Portugual, em Lisboa.... acontece que nada disso serve.... eles não querem dar e pronto... alegam falta de vínculos efetivo...o jeito é esperar a lei mudar...
    mas seus filhos são menores de idade? pediram por atribuição pelo avÔ?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.