Posso dar entrada na minha certidao em qualquer cartorio de portugal?

Ola bom dia - Sou neta de português e fiz todo o processo para retirar a cidadania da minha mãe pelo consulado no Brasil. Agora com a certidão portuguesa dela registrada e vigente, quero dar entrada no meu processo também. Alem dos formularios a preencher e da minha certidao de inteiro teor apostolada, gostaria de saber se posso ir a qualquer cartório (que faça certidão de nascimento) em Portugal. Moro na Irlanda e pensei em fazer todo o processo pessoalmente evitando o processo demorado por Lisboa.
Alguem pode me ajudar?
Att Julia

Comentários

  • @julifor vc pode dar entrada pessoalmente em alguma conservatória (cartório) em Portugal. Recomendo ACP .

    • Arquivo Central do Porto (somente Atribuição)
    Rua Visconde de Setubal, nº 328
    4200-498 – Porto
  • juliforjulifor Member
    editado February 2018
    @vladpen este tambem aceita por correio? o tempo de processo é o mesmo certo?
  • @juliofor. Pode enviar pelo correio tb.
  • @vladpen se eu for pessoalmente resolvo na hora ou é o mesmo que correio?
  • @julifor se for na conservatória ACP não precisa agendar...pode dar entrada pessoalmente.
  • @vladpen obrigada pelo retorno!! ultima pergunta rs - Ainda ficarei mais um mes no RJ e por isso vou enviar pelo correio mesmo. Voce sabe me dizer se posso dar entrada enviando por aqui mas terminar todo o processo da irlanda (recebimento carta pin, etc etc)?
    Outra coisa. tirei uma certidão em setembro do ano passado. voce sabe se esta certidão (de inteiro teor, por cópia reprográfica, devidamente apostilada) tem validade ou se eu ainda posso enviar esta?
    Ultima pergunta. Qual cartorio voce indica para envio?
    Muito obrigada pela ajuda
  • @julifor se vc der entrada por aqui e pretende terminar o processo pela Irlanda..terá q colocar o endereço da Irlanda.A certidão tem prazo de 6 meses.Pode enviar o processo por ACP.
  • juliforjulifor Member
    editado February 2018
    @vladpen obrigada pelo retorno e auxilio.

    Sim, eu volto para a irlanda 27/3 e fico receosa de eles enviarem alguma documentação que eu preciso por correio. essa é a minha duvida sobre a segunda parte do processo.a carta pin vai pelo correio? a certidão?

    duvidas extras:

    1 - a minha irá "vencer" dia 12/3/2018. eu posso enviar antes dessa data para portugal ou voce me aconselha uma nova?.

    2- A certidão da minha mae foi feita na Conservatoria Vila Nova de Gaia, preciso enviar essa certidão original ou basta uma xerox simples para informação de assento?

    3 - Ao fazer o vale postal, entendi que envio para pessoa fisica, A modalidade é manutenção de residentes -
    cotações de euros (NAO EXPORTAÇAO), valores a maior mas não entendi se envio destinatario

    IRN, IP
    Rua Visconde de Setubal, nº 328
    4200-498 – Porto

    OU

    • Arquivo Central do Porto
    Rua Visconde de Setubal, nº 328
    4200-498 – Porto

    Qual o correto? IRN, IP ou Arquivo Central do Porto ou é a mesma coisa?

    Muito obrigada pela paciencia.
  • editado February 2018
    @julifor o processo de atribuição é independente da carta PIN e do CC e passaporte. Depois de concluído seu processo aí vc tem que requisitar o CC e o passaporte. Isso vc pode pedir no consulado português na Irlanda ou pessoalmente em Portugal.A sua certidão de nascimento eu aconselho a mandar uma recente.

    2- Pode enviar apenas uma cópia

    3-o vale postal vc coloca destinatário IRN, IP e o endereço da Conservatória.Na Ag. da rua 1 de Março eles fazem.(Nem todas estão fazendo).
  • juliforjulifor Member
    editado February 2018
    @vladpen nao tenho palavras para agradecer a sua paciência com tantas perguntas e colaboração assídua. Muitíssimo obrigada. Ja anotei tdas as informações e amanha vou solicitar uma nova via da minha certidão. mando noticiais quando enviar a documentação e o proceder. Muito obrigada mesmo!!!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.