Ajuda - Divórcio
Olá a todos!
Sou neto de português, meus avós portugueses e minha mãe são vivos, mas minha mãe não tem a nacionalidade... Pelo que eu li na comunidade o recomendável seria minha mãe fazer o processo de atribuição e depois eu fazer.
Mas minha mãe é divorciada, então não sei se seria precisa que ela fizesse a transcrição do divórcio..., pelo que eu vi a trancrição do divórcio tem que ser feita lá em Portugal.
Alguém poderia me ajudar, gostaria de saber se ela precisaria fazer a transcrição do divórcio pra que eu pudesse entrar com o processo de atribuição, e se for preciso se o processo é muito demorado!
Nesse caso não seria melhor fazer como neto mesmo, sem que minha mão tenha a nacionalidade antes??
Muito obrigado a todos que puderem ajudar!
Sou neto de português, meus avós portugueses e minha mãe são vivos, mas minha mãe não tem a nacionalidade... Pelo que eu li na comunidade o recomendável seria minha mãe fazer o processo de atribuição e depois eu fazer.
Mas minha mãe é divorciada, então não sei se seria precisa que ela fizesse a transcrição do divórcio..., pelo que eu vi a trancrição do divórcio tem que ser feita lá em Portugal.
Alguém poderia me ajudar, gostaria de saber se ela precisaria fazer a transcrição do divórcio pra que eu pudesse entrar com o processo de atribuição, e se for preciso se o processo é muito demorado!
Nesse caso não seria melhor fazer como neto mesmo, sem que minha mão tenha a nacionalidade antes??
Muito obrigado a todos que puderem ajudar!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Se seu pai tiver sido o declarante, você vai precisar da transcrição do casamento dos dois. Se você for filho do primeiro casamento, basta a transcrição normal dele. Se você for filho de um casamento posterior, realmente vai precisar fazer o divórcio do casamento anterior em Portugal para depois fazer a transcrição do novo.
Se assim for, seria mais recomendável fazer por atribuição (primeiro sua mãe, transcrição do casamento dela e depois a sua cidadania) para que o seu filho tenha direito tambem.
Se você não tem filhos ainda pode fazer por naturalização, direto dos avós.
Eu sou filho do 1º casamento, minha mãe ainda não casou de novo! Então nesse caso não vou precisar fazer a transcrição de divórcio mesmo por atribuição? É bom que assim poupa tempo e dinheiro...
O declarante na certidão de nascimento é o meu pai, então vou precisar da transcrição do casamento, certo?
Tenho sim 2 filhos, então mais um bom motivo pra fazer por atribuição, não é?
E se alguém puder me ajudar com mais uma coisa..., quanto tempo deve levar os 2 processos(da minha mãe e depois o meu) e quanto deve sair cada um??
Se estiver em Sao Paulo, ha depoimentos recentes aqui na comunidade que o processo completo pelo consulado esta saindo mais rápido que se entregue em Lisboa diretamente ou mandando por correio.
Entre no site www.consuladoportugalsp.org.br aí há informacao completa.
Os custos variam. Na Guia de Ajuda desta comunidade há diversas dicas. De uma olhadinha e volte a postar aqui.
A pergunta eh: 1) - Sua mae consta como declarante de seu nascimento na sua certidao? Depois d respondo sua duvida. OK?
Sou do Rio de Janeiro, espero que por aqui não seja mais demorado que em São Paulo!
Quem consta como declarante na minha certidão é o meu pai.
Voce nao precisa homologar nada de divorcio, isso era problema do portugues(a). E uma antiga lei.. Voce precisa e provar sua filiacao na menor idade. Ja que foi seu pai e nao sua mae portuga, no seu caso, basta averbar p casamento da sua mae com seu pai. E tudo... Para Dar entrada no seu pedido de nacionalidade. Siga este caminho
voce ja tem as certidoes de nascimento dos seus avos ?
Se voce conhece alguem em Portugal, eh muito mais rapido fazer a transcricao de casamento la, o Consulado do Rio de Janeiro eh super enrolado, se voce fosse de SP diria pra fazer pelo Consulado, mas nao sendo ......
E a sua unica opcao eh fazer por atribuicao, pra garantir a nacionalidade para os seus filhos, por naturalizacao eles nao tem direito "automatico", teria que ter provas de ligacao efetiva com a comunidade portuguesa.
E por fim, cada processo de atribuicao, custa em media 900,00 reais ( sem os documentos: BI e passaporte ), e esta demorando de 4 a 5 meses pra sair ( enviando pelo correio, direto pra CRC ), a transcricao custa 105 euros em Portugal, mas os Consulados praticam taxas diferentes, ja para os seus filhos, o processo de atribuicao eh gratuito.
Em Portugal tenho meus avós e também tios, então posso pedir pra eles fazerem a transcrição lá sem problemas! Só preciso mandar a procuração não é? No caso minha mãe que vai precisar fazer a procuração, já que o casamento é dela...
Obrigado a todos pela ajuda!
Se a resposta for sim, entao nao precisa de transcricao, basta pedir uma certidao de casamento na conservatoria em que estiver arquivada.
Se a resposta for nao, e se eles se casaram fora de Portugal, eles mesmos podem fazer a transcricao em qualquer conservatoria, ou o seu tio que esta la, e ai nao vai precisar de procuracao. ( seu tio eh o filho deles, eh isso ? )
A princípio o Ricardo perguntava pela transcricao de casamento da mae dele e a questao do divorcio.
Entao... a mae do Ricardo nao é portuguesa ainda e é divorciada.
Para que ele possa solicitar a cidadania dele por atribuicao, primeiro tem que a mae solicitar a propria, depois ela tem que transcrever o casamento e só entao o Ricardo podera solicitar a cidadania dele por atribuicao.
Quando seja o momento, ou seja, depois que a sua mae tenha a cidadania portuguesa, ela passara uma procuracao para algum dos familiares em Portugal e ele podera fazer a transcricao do casamento dela com o seu pai.
Para a sua mae pedir a cidadania vai necessitar a certidao de nascimento dos pais dela (portugueses), esperando que o casamento ja apareca averbado nas mesmas.
É isso mesmo! Os meus avós moram lá, acho que o casamento deles já está averbado lá..., mas se não estiver eles podem fazer isso!
Minha maior dúvida mesmo era saber se seria necessário fazer a transcrição do divórcio para que eu tivesse direito a fazer por atribuição..., mas então é só casamento mesmo!
Vou começar a providenciar os documentos...
Obrigado!
Quando a sua mae tiver a dela, se voce quiser fazer a sua pelo consulado, necessitara o BI dela atualizado e portanto tera que fazer a transcricao do divorcio tambem.
Se voce for fazer por correio ou diretamente em Portugal é quase seguro que só necessitará a transcricao de casamento dos seus pais. E digo, quase seguro, pois nunca sabemos em que momento o conservador pode pedir outras coisas.
Boa sorte!
Ou é mais rápido mandar pelo correio?
Pra fazer o pedido se usa o formulário Modelo 1C não é?
Achei esse formulário no tópico de ajuda da comunidade...
Mas tava lendo o formulário e tem essa parte que pede "Documento de identificação: passaporte, título ou autorização de residência ou outro documento de identificação, emitido pela autoridade competente de um dos países da União Europeia, sempre que se trate de maior de 14 anos.", não entendi..., não pode ser o passaporte brasileiro!?
pode usar passaporte brasileiro ou RG, como documento de identificacao, e tambem pode enviar seus documentos pra alguem em PT e essa pessoa leva no CNAI, nao precisa de procuracao, basta o formulario estar assinado por voce com firma reconhecida por AUTENTICIDADE em cartorio, mas nao faz diferenca no tempo de alguem entregar ou voce enviar direto pra CRC.