Posso dar entrada na minha nacionalidade em Portugal?

Olá, vou a Portugal, e queria saber se posso dar entrada por lá na minha nacionalidade, estou a muito tempo tentando essa informação em outros lugares, mas infelizmente, não tenho conseguido uma informação concreta.
Meu pai, já falecido, era português, tenho todos os documentos dele, identidade portuguesa, passaporte... tenho tudo.
Então minhas duvidas são:

1 Posso dar entrada na minha nacionalidade quando chegar em Portugal? (Onde devo ir, quais documentos preciso levar?)

2 Sou casada aqui no Brasil a 10 anos e tenho um filho de 2 anos, no caso deles, como faríamos para conseguir a nacionalidade também?

3 Quanto tempo demora o processo até eu conseguir meus documentos de cidadã?

4 se eu quiser ficar em Portugal com minha família, eu posso trabalhar, já posso começar a trabalhar depois que der entrada antes de sair toda documentação?

5 Qual o custo que terei para isso tudo?

6 O que devo fazer antes de sair do Brasil para esse fim, (dar entrada na cidadania)?

Por favor me ajudem, preciso muito dessas informações.

Obrigado.

Comentários

  • Olá, @Felicidade Freire,
    pode sim. Se for a Braga, leve os documentos e os deixe. Marcarão para retornar, após pre analise, e se tudo estiver certo. Geralmente, o retorno é por volta de 15 dias.

    1.e 5. Pode ir a diversas CRC que têm balcão de nacionalidade. Atualmente, as pessoas têm usado Braga (pessoalmente).
    Documentos:
    - certidão portuguesa de nascimento do seu pai (ou indicação do número do assento/ano/conservatória)
    - sua certidão de nascimento do tipo reprográfica, apostilada
    - como casou, se mudou de nome, também anexar certidão de casamento de inteiro teor, apostilada
    - cópia autenticada e apostilada do seu RG
    - modelo 1C com assinatura reconhecida por autenticidade
    - pagamento de 175 euros

    2. Depois que vc se tornar portuguesa, terá que fazer outro processo, a transcrição do seu casamento. Aí, poderá atribuir seu filho e pedir a naturalização do seu marido.

    3. Por volta de 4 a 6 meses. Mas não podemos estimar ao certo. Depende do volume no momento.

    4. sim

    Você precisa ler o fórum. Aqui tem muita informação. Suas questões já foram respondidas diversas vezes. É conveniente procurá-las por aqui.
  • @Felicidade Freire,
    te peço para não duplicar suas dúvidas. Isso atrapalha a organização do fórum, que já está bastante comprometida, pelo altíssimo volume de mensagens. Por gentileza, se atenha às regras da nossa comunidade.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.