Nem todo filho ou neto de português tem direito a obtenção de nacionalidade

Sobre o processo de atribuição por nacionalidade, ouvi falar que nem todo filho ou neto de português tem direito garantido de obtenção de nacionalidade.

Como isso pode ocorrer?
Em que caso?

Comentários

  • editado February 2018
    @Drpost..todo filho e neto de portugueses tem direito a nacionalidade portuguesa desde que cumpram as exigências estabelecidas para os devidos processos. Qual seriam suas dúvidas?
  • @drpost, são vários casos....
    Seria mais fácil você colocar o seu caso.

  • @Maria Adelaide, @Vlad Pen não tenho nenhum exemplo, é uma dúvida mesmo já que minha esposa vai dar entrada na aquisição de naturalização pelo pai dela que é português;

    Eu achava que automaticamente todo filho ou neto com toda a documentação exigida conseguiria.
    Agora deu um medo =(
  • @drprost, sua esposa então vai entrar com a atribuição, não aquisição, já que o pai dela é português.
    No caso da sua esposa foi o pai dela, o português quem a registrou? Registrou na menor idade?
  • Se alguém puder me ajudar: eu sou neta de português por parte de pai, mas não tenho contato nenhum com ele. Como poderia requerer minha cidadania portuguesa sem a participação dele nisso?? Obrigada!
  • editado February 2018
    @Paty vc teria q primeiro conseguir o assento de nascimento do seu avô e se seu pai for vivo , o melhor é atribuir ele primeiro para facilitar seu pedido de nacionalidade portuguesa.
  • Obrigada, @Vlad Pen
  • @Maria Adelaide Sim foi o pai dela que a registrou e menor de idade ainda, logo após o nascimento.
  • @DrPost basta sua esposa dar entrada no processo juntando a documentação. Peça para ela fazer o processo pela conservatória ACP e assim não precisará fazer a transcrição de casamento dos pais.

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4347/novas-regras-explicacoes-finais-de-ponta-delgada-tondela-ovar-acp-e-vngaia#latest
  • drpostdrpost Member
    editado February 2018
    Obrigado @Vlad Pen
    O pai da minha esposa não casou aqui no Brasil com a mãe dela então não precisa de transcrição do casamento deles.

    Pretendo chegar a Portugal com a nacionalidade da minha esposa e nosso casamento transcrito. A minha situação e a do nosso filho vamos resolver lá.
    Qual conservatória indica eu resolver essas coisas?
  • @drpost o processo para cônjuge somente na CRC de Lisboa.Peço q concentre suas dúvidas em um único tópico.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.