Preciso atualizar o estado civil da minha mãe?

olá! gostaria de iniciar o processo de atribuição da cidadania portuguesa. Sou filha de pai e mãe portugueses porém meu pai faleceu e minha mãe ainda não atualizou o estado civil dela como viúva nos documentos portugueses, ela consta como casada ainda. Preciso fazer a atualização enviando formulários de casamento e óbito como explica o consulado?

Comentários

• @GABRIENLA MONTEIRO,
    sendo ambos os pais portugueses, é obrigatória a transcrição do casamento deles.
    Pode enviar junto, a certidão de óbito de seu pai, para que o casamento seja transcrito e dissolvido pela viuvez.
  • @Marcia envio a certidao de obito junto ao meu processo ou devo fazer primeiro a transcriçao e depois envio meu processo?
  • @GABRIENLA MONTEIRO,
    sim, mande junto, assim o casamento é transcrito e dissolvido, na sequência.
  • @GABRIENLA MONTEIRO sua mãe já consta como casada em Portugal? Pelo que entendi da sua primeira mensagem o casamento já foi transcrito e só falaria averbar o óbito, é isso?
  • @Daniel Henriques,
    tem razão. Ela diz que consta como casada ainda.
    Neste caso, tem que transcrever o óbito apenas.
  • @Marcia eu também fiquei na dúvida pois ela fala que consta como casada e depois fala dos formulários de casamento e óbito, por isso perguntei.
    Tem alguma explicação do procedimento de transcrição de óbito aqui no fórum? Sei que não é exigido pelas conservatórias mas nas minhas pesquisas nunca me deparei com esse procedimento.
  • @Daniel Henriques,
    geralmente, orientamos enviar a certidão de óbito junto com a transcrição de casamento, nesses casos, para que se faça tudo junto. Fazendo separado, esta transcrição é paga e custa 120 euros também.
    Deve-se da mesma forma, enviar a certidão de óbito de inteiro teor, apostilada.
  • Caramba @Marcia, não imaginava que para fazer apenas o óbito fosse tão caro. Quando fiz a transcrição de casamento da minha mãe pelo consulado não foi averbado o óbito pois teria que, primeiro ,homologar o divórcio em Portugal, mas para a averbação de óbito era cobrada uma taxa de cerca de R$50 aqui em Santos.
  • O casamento de meus pais ja estava averbado, seu estado civil está como casada mas agora ela é viúva. Tinha entendido que precisaria da transcrição de casamento junto a de óbito mas nesse caso acredito que apenas a de obito certo?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.