Procedimento: Filha brasileira de português falecido, casada com brasileiro e com um filho de 2 anos

drpostdrpost Member
editado February 2018 em Processos de Atribuição
Bom dia meus amigos,

Por ser um caso específico gostaria de saber como proceder, pesquisei mas ficou meio confuso pra mim.

Minha esposa é filha de português falecido e juntos temos um filho de 2 anos e meio, somos casados a mais de 10 anos.
Estamos querendo iniciar o processo de nacionalidade dela por conservatória por ser mais rápido e estamos com as seguintes dúvidas:

1 - Antes de iniciar o procedimento é necessário ela transcrever o óbito do pai português, já que o mesmo faleceu no Brasil? Ou não precisa disso?

2 - Depois que ela conseguir a nacionalidade ou seja, já tiver com o assento português, estamos querendo ir a Portugal de vez somente com o assento dela, nós dois com passaporte brasileiro e nosso filho de dois anos pela fila da imigração. Pra resolver o restante lá, pois não queremos fazer nada por consulado, moro no RJ e vejo relatos da imensa demora.
Vamos com passagem de ida e volta pra não ter problema, isso é possível?

3 - Chegando lá, depois que ela resolver o Cartão Cidadão, NIF, Número do Utente, Passaporte.
O que devemos fazer primeiro? A nacionalidade do nosso filho de dois anos e só depois a transcrição do nosso casamento?

4 - Depois eu devo dar entrada no pedido de Cartão de Residência, certo?


Desde já agradeço ;)

Comentários

  • @drpost

    1-não precisa

    2-Sim..ela pode comprar a passagem só de ida.

    3-A transcrição de casamento e depois atribuir o filho

    4-Depois vc pede a sua nacionalidade pelo casamento se tiver mais de 3 anos de casado.

  • @VladPen Obrigado pelo esclarecimento.

    Com relação a resposta 4...
    Eu realmente peço a nacionalidade? Não dou entrada no pedido de Cartão de Residência?

    Pq tem pessoas que falam que pra eu pedir nacionalidade só depois de 3 anos em Portugal pois "tenho que provar vínculo com o país" mesmo estando casado a 10 anos.

    Então uns falam que não tem nada a ver e posso pedir a nacionalidade direto.
    E outros que tenho que dar entrada no pedido de Cartão de Residência pois a nacionalidade somente após três anos.

    O que acha @VladPen?

    Mais uma vez obrigado
  • editado February 2018
    @drpost a exigência é 3 anos de casado com filhos ja com a nacionalidade portuguesa(os filhos ja provam vínculo) e 5 anos de casado para quem não tem filhos.De uma lida nesses tópicos para entender melhor.

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9953/condicoes-para-pedido-de-nacionalidade-pelo-casamento#latest

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/7617/dl-56-2017-conjuge/p2
  • @Vlad Pen sensacional, tirou minhas dúvidas. Muito obrigado.
  • Mas se por um acaso eu não conseguir a nacionalidade direto e tiver que solicitar o cartão de residência, só com o comprovante de entrada eu consigo emprego com contrato de trabalho?

    E se consigo também cartão cidadão, utente e etc... só com esse comprovante de entrada.

    obrigado
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.