Conservatória mais rápida > Atribuição cidadania

Prezados, boa tarde!

Estou com toda a documentação para dar entrada no processo de atribuição da cidadania portuguesa, mas estou em duvida para qual conservatória enviar os mesmos. Alguém saberia me informar a conservatória mais rápida atualmente?

Obrigada desde já!

Atenciosamente.

Comentários

  • Olá, estou com a mesma dúvida. Alguém pode ajudar, por favor?
  • ACP do Porto.
  • lcrevilarilcrevilari Member
    editado March 2018
    Por favor, os documentos para enviar pra lá são esses abaixo? Falta alguma coisa?

    “1. Formulário 1C (requerimento) - O formulário 1C deve ser impresso colorido, frente e verso em folha única e preenchido de caneta azul ou preta, em letras maiúsculas (documento sem rasuras nem traços cobrindo as partes não preenchidas) - Reconhecer firma por autenticidade, o documento deve ser datado e assinado em frente ao oficial do cartório.

    2. Certidão de nascimento (PROGENITOR) – Cópia simples

    3. Certidão de nascimento (REQUERENTE) - Emitida a menos de 1 ano do tipo reprográfica, com firma reconhecida de quem a assina e apostilada + Certidão de inteiro teor caso a reprográfica esteja inelegível (essa não precisa apostilar)

    4. Documento de identidade (REQUERENTE) - Cópia autenticada do documento de identificação (Carteira de identidade) - apostilada

    5. Vale postal no valor de 175 euros - Os Correios estão recusando enviar vales postais para pessoas jurídicas, então quando chegar na agência dos correios diga que quer fazer um vale postal internacional para manutenção de residentes e de o nome da IRN como se fosse o nome de uma pessoa, não mencione que é uma pessoa jurídica. Solicite o vale postal em EUROS na cotação de vale postal internacional. Peça uma segunda via para enviar junto com os documentos e não esqueça de preencher o formulário com o número do vale postal.”

    Obrigado!
  • @Icrevilari

    1- Ok

    2- Caso o português tenha nascido antes de 1911, além do registo de nascimento do português, você precisará enviar um documento que comprove a composição do nome completo, já que os registos de batismo eram feitos apenas com o primeiro nome e a filiação, como certidão de casamento, óbito (inteiro teor) caso sejam brasileiras as certidões ou inscrição consular

    3- OK

    4- RG com menos de 10 anos , caso o requerente tenha mais de 80 anos o RG deve ser recente.

    5- Vale Postal emitidos a favor do IRN.IP
    - com o endereço da conservatória para onde o processo será encaminhado
    - devem ser emitidos em nome do requerente do referido processo (levar o nº do RG e do CPF dessa pessoa)
  • lcrevilarilcrevilari Member
    editado March 2018
    @shamar, obrigado pela resposta!

    Sobre o item 2, o português é de 1944, então é necessário apenas uma cópia simples da certidão de nascimento? A certidão precisa ser emitida há menos de 1 ano também?

    Ainda sobre o item 2, a minha avó é portuguesa e sua certidão está com o nome de solteira, porém já foi transcrito para Portugal, está mencionando que ela é casada e é passado o nome do meu avô. Isso pode gerar algum problema na emissão da cidadania da minha mãe? Visto que no RG da minha mãe está o nome de casada da minha avó?

    Falta mais algum documento?
  • @lcrevilari,

    Pode ser uma cópia simples.
    Junte 1 certidão (caso seja brasileira) de casamento da sua avó de inteiro teor apostilada.
  • Estou nessa mesma situação de atribuição, porém o português em questão nasceu em 1906. To com o baptismo dele cópia simples que o cartório de Viseu me deu em 2011. Ele casou e morreu aqui no Brasil, preciso encaminhar junto alguma dessas duas certidões!? E apostiladas!?
  • editado March 2018
    @Rayssa geralmente as certidões dessa época vinham só com o primeiro nome do nascido.Nesse caso as conservatórias pedem uma certidão de casamento ou obito do português para comprovar o nome inteiro.Essas certidões tem q ser de inteiro teor apostiladas.
  • Não entendi... então eu envio só a cópia simples mesmo?

    Obrigado
  • @Icrevilari a certidão portuguesa para nascidos após 1911 pode q ser uma cópia simples
  • lcrevilarilcrevilari Member
    editado March 2018
    Legal. Então beleza! Não falta mais nenhum documento né?

    Outra coisa, o casamento da progenitora precisa estar transcrito, correto? Como confirmo se já foi transcrito? Na Inscrição Consular dela está sobrenome de solteira e estado civil CASADA.

    Obrigado desde já!
  • Alguém poderia me ajudar? É o seguinte, minha mãe filha de português, já tenho a certidão dele nascido antes de 1911, para dar entrada na atribuição dela pede-se a certidão de nascimento, só que antigamente quando ela se casou eles ficaram com a certidão dela, e a certidão de casamento que ficou valendo, era assim que funcionava antigamente.
    Posso mandar a certidão de casamento ou só pode ser a de nascimento?
  • Amigos,

    Estou com essa mesma dúvida que o Vander mencionou acima...

    No meu caso, eu ainda estou aguardando o Arquivo Distrito De Vila Real me enviar uma cópia do registro de baptismo do meu bisavô Domingos Ferreira que foi batizado em 22/06/1906 na freguesia de Solveira no concelho de Montalegre. Nesse caso, creio que eu tenho que enviar toda a documentação para a conservatória de Montalegre, certo? E também vou precisar da certidão de casamento de inteiro teor do meu bisavô apostilida e com firma reconhecida do notário aqui no Brasil, correto?

    Sobre a documentação, eu queria enviar toda a documentação da minha avó, meu pai e minha para a conservatória de uma vez só para aprovar uma única remessa de documentos e realizar a obtenção da cidadania de uma vez só ainda que sejam processos separados. Isso é possível? Eu pagaria 3 vales postais no valor de EUR 175,00 cada e eles dariam entrada no 3 processos separados?

    No caso da minha avó, a certidão de nascimento dela ficou retida após ela ter se casado com meu avô, eu precisarei da certidão de casamento dela de inteiro teor ou da certidão de nascimento?

    Grande abraço a todos futuros cidadãos portugueses e os que já são atualmente.


  • lembrando que o meu RG tem mais de 10 anos...eu preciso tirar um novo?
  • Gente, duvida sobre os documentos ja apostilhados:

    Reuni todos os documentos necessários no ano passado e não enviei.
    A certidão de nascimento do requerente (no caso meu pai) e o documento de identificação foram apostilhados em JULHO DE 2017.
    Ainda são válidos para dar entrada agora em abril? Li em alguns lugares que eles aceitam até 1 ano, mas ainda estou com dúvidas...
    Desde ja agradeço.
  • @vinissu
    Você também pode usar CNH (apenas algumas Conservatórias aceitam, confirme no tópico da Conservatória que for mandar os documentos) ou passaporte do modelo novo, em que consta filiação.
  • @Vander a conservatória pede a certidão de nascimento. Vc precisa localizar a certidão para dar início ao processo.
  • Ok!! Obrigado!! Ja localizei e estou providenciando.
  • Boa Tarde, se alguem pudesse me ajudar estou com uma dúvida.
    Tenho a certidão de nascimento do meu avô digitalizada. Minha avó com quem ele se casou tambem era portuguesa e ja foi feita a transcrição do casamento deles em Portugal.
    Gostaria de saber se eu imprimir somente essa certidão do meu avô e enviar para a conservatória ja serve? Ou preciso pedir uma atual?
    Caso seja necessário pedir uma nova onde posso pedir?
    Agradeço
  • @Victor peça uma nova certidão pelo Civilonline ,o custo são 10 euros.Seu avô nasceu em que ano?
  • Victormr93Victormr93 Member
    editado October 2018
    @Vlad Pen ele nasceu em 1927, na certidao que tenho não consta nada da minha avó. Mas la apresenta o ANO/ n° do assento/ Folha dele.
    Entao seria melhor pedir uma nova certidão do que arriscar enviar essa né?
  • editado October 2018
    @Victor se ele nasceu em 1927 , pode enviar essa certidão mesmo q vc tem mas eu pediria uma nova.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.