Correção de Nome na Certidão?

Olá pessoal,
finalmente consegui localizar a certidão do meu avô em Portugal.
(Em breve relatarei o passo a passo dessa caminhada aqui na comunidade)

Através do email de confirmação percebi que os nomes dos pais do meu avô na certidão de Portugal estão um pouco diferentes da certidão do meu pai daqui.

Certidão de Nascimento do meu avô - Portugal:
- Albino Marques Romano Júnior
- Engrácia Marques do Vale

Certidão de Nascimento do meu pai - Brasil:
- Albino Marques Romano
- Engrácia Marques de Paiva
-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Gostaria de saber se precisarei corrigir algo para dar entrada no processo de cidadania do meu pai e de que forma devo proceder.

Agradeço desde já,

Glauco.

Comentários

• Glauco,

eu passei pelo mesmo problema...Em Portugal meu avô chamava-se Antonio Maria e no Brasil apenas Antonio. Os sobrenomes estavam corretos.Mandei o pedido de transcrição pra CRC, e apesar do meu avô ser o declarante do nascimento do meu pai, solicitaram transcrição do casament do meu avô. Solicitaram tb justificativas para a diferença de nome. Se eu tivesse feito pelo consulado, não ir ter choro...rs Eles iam mandar retificar. Para fazer a transcrição do casamento, precisei da certidão da minha avó, portuguesa tb. Ai é que ficou pior....lá, não aparecia o nome do pai e faltava um sobrenome, em relação aos documentos dela no Brasil. Mas, mandei pra Lisboa e eles aceitaram e a transcrição fo feita em cerca de 10 dias. Ou ja, aceitaram tudo. Não sei se dei muita sorte, ou se é sempre assim. Mas outras pessoas da comunidade tb tiveram essa experiência. De todo modo, a grande certeza é que se fizer no Consulado, vai ter que retificar. Boa sote.
  • Rebeca,
    nosso caso parece semelhante mas não é tão semelhante assim.
    O nome do meu avô está perfeito. É o nome dos pais do meu avô que na certidão do meu pai aqui Brasil estão com essa diferença.

Se eu tiver q mudar alguma coisa acho q será aqui mesmo na certidão do meu pai.

Mas pode ser que essa diferença seja tolerada e ocorra tudo bem, por isso estou aguardando mais opiniões do que eu deverei fazer antes de iniciar o processo via correio.

Obrigado!
  • Glauco,

tem alguma justificativa para os sobrenomes ( de Paiva e do Vale ) serem tao diferentes ? O de Paiva ela mudou apos o casamento ? Sobrenome de quem ? Foi inventado ?

Eu sou bisneta, e tive que mudar judicialmente os sobrenomes dos meus tataravos que apareciam diferentes nas certidao de nascimento da minha avo, isso ja tem 5 anos, voce pode enviar assim e esperar a carta da CRC pedindo justificativa pelos nomes ou retificar judicialmente, eu tenho quase certeza que vao implicar com isso.
  • Olá Cibele,
    sinceramente não tenho informações do motivo dessa mudança. Minha família tb não sabe de nada a respeito. Já foi um parto descobrir onde meu avô nasceu para localizar a certidão.

No caso, não seria mais fácil alterar aqui no Brasil na certidão do pai, trocando o "de Paiva" pelo "do Vale" ?

Ou será necessário trocar "do Vale" pelo "de Paiva" na certidão do meu avô?
  • Sim, tem que trocar o nome da certidao do seu pai, o "de Paiva" para o "do Vale".

Voce tem tres alternativas:

1. Fazer a correcao judicialmente, a minha levou 5 meses na epoca, no estado de SP, a unica desvantagem eh o custo do processo, ja que tem que ser atraves de advogados, o bom eh que eh certezaa CRC aceitara.

2. Tentar retificar direto no cartorio, levar a certidao de nascimento do seu avo no cartorio onde esta a certidao do seu pai e ver se eles fazem isso.

3. Enviar como esta para CRC e esperar analise deles, como disse, bem provavel vao pedir explicacoes.
  • Cibele

Muito obrigado pelas informações.
    Vou ver qual é a melhor opção e em breve volto para descrever.

O mais importante foi feito, que era a localização da Certidão do meu avô.
    Através do Portal do Cidadão em breve ela estará em minhas mãos.

:)
  • Eu fiz a retificação do nome de minha mãe de bulha p bullia e na data de nascimento do meu avô o portugues na certidão de casamento dele com minha avó.
    Pôs a certidão de batismo do meu avô, de portugal vei com o ano da data de nascimento diferente.
    Isso no Rio de janeiro!
    O cartório me deu a informação de que teria que pagar um advogado.
    Eu só paguei o custo do cartório q na época foi 75 reais por cada processo.
    Eu tive que ir a defensora publica da minha area de residência pedir insenção, peguei um papel e levei no cartório e dei entrada.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.