Certidão de nascimento do meu avô.

Olá,

Meu avô chamava-se José Vicente Gonçalves, nasceu no dia 29/01/1923, os pais chamavam-se Joaquim Gonçalves de Azevedo e Maria Gonçalves Diniz. Em alguns documentos que eu consegui achar do meu avô, o local da sua origem, diz apenas Vila Real. Eu já tentei contato com o distrito, mas não acharam o registro dele, o problema é que eu não sei em qual concelho e freguesia ele foi registrado. Fiz uma tentativa no e-mail CRC do Concelho de Alijó, Freguesia de Vila Chã, porém não obtive retorno do mesmo. Alguém pode me ajudar?
«1

Comentários

  • @Alexandre

    Quando emigraram? Tinha irmãos? Tem familiares Gonçalves Diniz da freguesia de Lamas de Olo - Concelho de Vila Real. Porém, é preciso ter mais indicações antes de pedir a busca.

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:QGJ1-QYFN
  • Eu tenho alguns dados do meu avô, sendo que esses dados são mais do Brasil do que de Portugal. Provavelmente tenho parentes lá, mas não conheço ninguém, o nome de solteira da mãe dele era Maria da Purificação Diniz. Eles chegaram no Rio de Janeiro de navio no dia 29/03/1924, tinha 1 ano e 3 meses, tenho o CPF, RNE (registro nacional de estrangeiro). É o que eu tenho de dados.
  • @Alexandre

    Diante do nome correto da mãe ficou mais fácil:

    216364 Maria Da Purificação Dinis
    Alijó Porto José Alves Bártolo
    Maria da Conceição Dinis Doméstica 33 Rio de Janeiro Casado

    Antes de solicitar ao Cepese informações do passaporte veja se encontra a Maria da Purificação na freguesia de Vila Verde em Alijó: https://tombo.pt/f/alj17#022 - em 1890/1891/1892
  • editado February 2018
    Desculpe-me, mas não entendi. O que devo procurar? Dados do meu avô ou da minha bisavó? Esse passaporte é dele ou dela? Pois, o que estou precisando é a certidão de nascimento do meu avô
  • @Alexandre

    Para chegar ao seu avô é preciso seguir a pista da bisavó, pois o passaporte está em nome dela. O Cepese cobra 10 euros para te enviar o número e data do passaporte, não é caro, porém é indicado procurar a sua bisavó na freguesia de Vila Verde, se encontrar poderá solicitar à Conservatória de Alijó a pesquisa antes do Cepese.
  • @Alexandre

    Em Vila Chã não encontraram?
    http://digitarq.advrl.arquivos.pt/details?id=1086560

    ATAS DESCRITIVAS
    Vila Real, 02/04/1919
    DIMENSÃO E SUPORTE
    160x210 mm.; Papel
    ÂMBITO E CONTEÚDO
    Requerente: Maria da Purificação Dinis

    Idade: 28 anos

    Freguesia: Vila Chã

    Concelho: Alijó

    Distrito: Vila Real

    Destino: Brasil
    COTA ATUAL
    F. 415v
    COTA ORIGINAL
    176
  • Mariza GuerraMariza Guerra Member
    editado February 2018
    @Alexandre

    Assento de Maria da Purificação: http://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1039333 - 088 tif - assento 9/1891
    Nascida em Vila Chã - os pais eram da freguesia de Vila Verde - ambas em Alijó.

    Tem uma testemunha no casamento de José Vicente de nome José Paulo Dinis com 50 anos. No assento de Maria da Purificação o avô materno tem o mesmo nome. Portanto acredito que esse assento seja de sua bisavó.

    Peça a busca na Conservatória de Alijó indicando Vila Chã, se não encontrarem terá que solicitar dados ao Cepese.
  • acabei de chegar nesse grupo e estou procurando a certidão de nascimento do meu bisavô se alguém puder dar alguma dica, de como devo proceder

    meu bisavô Antonio Alberto Affonso.

    ele era filho de Anastacio Jose Affonso e Felicidade dos Santos

    ele teve dois irmãos Jose Maria Affonso e Carlos Maria Affonso que era padre.

    casou-se com Maria da Graça Rodrigues Martins

    nasceu em Poço, Conselho de Vinhais em 1872

    e morreu em 1918 no Brasil.
  • @Ester Fernandes

    http://digitarq.adbgc.arquivos.pt/details?id=1286626

    Envie os dados ao Arquivo de Bragança e solicite o assento: http://adbgc.dglab.gov.pt/contactos/
  • editado February 2018
    @Mariza Por primeiro, quero lhe agradecer!! você foi muito prestativa e sou grato por isso! Muito Obrigado!
    Vamos lá, então solicito na conservatória de Alijó, freguesia de vila chã, os dados do passaporte dela?
  • @Alexandre Gonçalves

    Não é nada disso que citou.

    Envie os dados de José Vicente Gonçalves, indicando a freguesia de Vila Chã como a naturalidade, à Conservatória de Alijó e peça a busca da certidão: registos.alijo@irn.mj.pt

    por enquanto esqueça Vila Verde. O Cepese só será necessário em um segundo momento.
  • @Mariza Acabei de enviar
  • @Mariza, pelo que vi no forum, vc conseguiu ajudar e dar um norte para muitas pessoas que estao co dificuldades para seguir com as documentações portuguesas . . . Peço tambem por gentileza sua ajuda, pois estou perdindo nessa busca . . .

    Conseguiria me auxiliar em como encontrar os documentos dos avós de minha esposa? Estamos em busca a algum tempo, porém sem norte . . .

    seguem os dados que temos apenas:

    Avô de minha esposa:
    José Thomas Mano - José Tomaz Mano (coloquei as duas grafias encontradas pela familia)
    Nascido em 15/11/1913

    Avó de minha esposa:
    Maria de Lourdes - Maria de Lourdes Pereira - Maria de Lurdes Pereira (coloquei as três grafias encontradas pela familia)
    Nascida em 26/10/1910

    Segundo informações da familia, eles eram de Guarda, porém nao consegui comprovar essas informações . . .

    Se puder me ajudar, será de muita importancia.
    Obrigado
  • @Mariza
    Mariza, enviei o e-mail, mas não obtive resposta. Pelo tempo acredito que já era para ter um retorno. O que devo fazer agora?
  • @felipeams1991

    Família encontrada - via mensagem.
  • @Alexandre Gonçalves

    O tempo médio para a resposta é de de dias úteis. Após esse prazo reenvie o pedido.
  • @Mariza
    Antes de entrar no fórum, eu mandava e-mails para vários CRCs (ficava futucando) e por a caso eu enviei um para esse e-mail que você me passou (registos.alijo@irn.mj.pt), e também não obtive resposta. De qualquer jeito, aguardarei.
  • @Mariza muito obrigado por toda ajuda e paciência pra tirar todas minhas dúvidas rs.

    Com seu auxílio e também da @Marcia . . . Em breve já vou conseguir encaminhar toda documentação para iniciar o processo.

    Tks !!!
  • @Alexandre, eu encaminhei um e-mail para registos.pinhel@irn.mj.pt nesse sábado e já recebi uma resposta hj na segunda feira . . . Deve demorar de cada conservadoria pra outra . . .

    Só pra servir de exemplo mesmo . . .
  • @felipeeams1991
    Então Felipe, eu cheguei a enviar há um tempo atrás para esse e-mail, eu tava na busca de informações antes de entrar neste fórum, então comecei a enviar para um monte de CRC de Vila Real e sem saber enviei para esse e-mail tbm, eu olhei na minha caixa de enviados e vi o e-mail, no qual tinha encaminhado e não tive resposta, acredito q aconteceu alguma coisa, não sei se eles querem encaminhar, ou tem outro problema q impossibilita o envio, eles nem retornam com alguma informação negativa. não disseram absolutamente nada! não quero ser pessimista, porém acredito q eles não vão enviar nada.
  • @felipeeams1991
    O último e-mail que eu envie foi dia 27/11/2017, até hoje eles não responderam!!
  • Parece que é mais fácil conseguir certidão dos anos 1800 do que os de 1920, kkkkk vai entender!!
  • @Mariza
    Bom dia Mariza, não recebi retorno do e-mail do qual me passou.
  • pessoal to ajudando uma amiga e ela tá procurando a certidão de nascimento do avô tb. Ela tem praticamente todas as informações, falta apenas a Freguesia . Alguém sabe como conseguir? Ela tem nome completo, dats de nascimento, ele é de 1901,, nome pais, e ele é de Aveiro, Estarreja. Pensamos em solicitar online a certidão, mas falta a freguesia.
  • Pelo q vi, online é somente qdo tem menos de 100 anos. Sendo assim como proceder? Se alguém puder orientar por favor. @Mariza
  • Boa tarde, estou à procura da certidão de nascimento do meu avô paterno. Chamava-se Miguel Hermida de Carvalho, nasceu em 21.11.1892, em Braga, Portugal. Pais: João Bernardo Hermida de Carvalho e Josefa (ou Josepha) de Carvalho. Não sei informar o Concelho ou a Freguesia. quem puder me ajudar nesse sentido, serei eternamente grata. Já tenho a certidão de casamento dele aqui no Brasil (RJ) com Olívia Costa em 1920.
    Muito obrigada.
  • @Sofia

    Peça a sua amiga para fazer o login do Fórum e abrir uma discussão informando todos os dados.
  • @Mariza , ela não tá com acesso a internet agora. Por isso tô tentando ajudá-la. O avô dela se chama Joao Maria Casalinho , nasceu 15/08/1901 é de Aveiro-Estarreja . Tem algum livro onde eu possa procurar?
  • @Sofia

    Informe filiação de João Maria Casalinho.
  • Maria do Ceu Casalinho
    Antonio Marques Casalinho
    @Mariza
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.