NOTÍCIAS DO RIO (CONSULADO)

Amigos, estive agora de manha no consulado do Rio fazendo o cartao do cidadao de mamae (CR$ 43,75) e... eles não estão mais agendando nem processos de NACIONALIDADE.. nem TRANSCRIÇÔES DE CASAMENTO.
Eles estão orientando que o processo seja enviado pelos CORREIOS, como JÁ FAZEMOS AQUI. Dão o formulario 1-C para ser preenchido, e as indicações para o vale postal (feito na agencia dos correios "aqui do lado mesmo", segundo a atendente), mas fazem questao que assinatura no 1C seja feita na hora mesmo lá no consulado. Perguntei: e caso a pessoa nao possa se dirigir ao consulado? Resposta: providencie um procurador, com procuraçao publica feita no cartório, para que este assine o 1C no consulado.
As legalizações e a assinatura presencial nao precisam de agendamento.
A TRANSCRIÇÃO: a atendente disse que os documentos da transcriçao devem ser enviados DIRETAMENTE para a conservatoria onde a pessoa está registrada. Há um requerimento que deve ser assinado pelos nubentes para ser enviado junto com a documentaçao. Este não necessita de autenticação em cartorio, nem precisa ser assinado no consulado. Segundo a atendente basta levar o requerimento para ser legalizado no consulado, assim como as certidoes brasileiras. E enviar um vale de cem euros direto para a conservatória.
O MISTÉRIO: como estou ajudando uma senhora amiga.. telefonei para a conservatoria onde ela está registrada para confirmar (Povoa do Lanhoso). E a pessoa ao telefone disse que não RECEBERAM ORDENS para fazer nada assim. E que se mandassem os documentos, nada poderia ser feito. Mas que ela ia consultar a conservadora de qualquer maneira. Telefonarei amanha e posto aqui a resposta. Abraços a todos.
«1

Comentários

• O agendamento

Disseram que nâo agendam mais nada pra esse ano... porque estâo sobrecarregados.
  • Bruno

Sim, pro resto tudo normal. Só nacionalidade e transcrição que não. Deram um prazo de 45 dias para a chegada da tal carta pin, para o desbloqueio do cartao do cidadao. E aí, quando for desbloquear o cartao, pode-se fazer o pedido do passaporte na mesma ocasião.
  • Isso!

Agora só emitem o cartao do cidadao. Aguarda-se a chegada da carta.. e aí agenda-se o desbloqueio do cartao e o passaporte na mesma oportunidade. :)
    Mamae só apresentou a identidade brasileira.. e deu uma foto 3X4 para a ficha de inscrição consular. O restante eles providenciam lá.
  • Parece que sim

Bem...o passaporte parece que é esse prazo mesmo, mais ou menos uns 15 dias. Quanto ao prazo total, nao sei. Eu agendei o cartao de cidadao de mamae "na sorte", enquanto o processo era feito. Fiz o pedido do agendamento em novembro (dia 19)... e marcaram para hoje (3 de fevereiro)... mas o registro dela em Lisboa só foi sair mesmo sexta passada. :)
  • Quando leio notícias como essas, vejo como a nossa comunidade está a frente dessas burocracias consulares há mais de dois anos, isso que é bacana, e de pensar que recebemos críticas de que enviar pelo correio nao passava de um grande erro, bem, quero ver as críticas pela atitude do consulado.

Como tudo está sempre mudando, seria bom confirmar sobre a possibilidade das transcrições via correio e sobre a assinatura, pelo visto as informações diferem, o consulado diz que pode enviar, a conservatória não sabe de nada, a CRC diz que pode apenas assinatura em cartório, o consulado diz que não, então seria bom nos atualizarmos disso.

OUTRO MISTÉRIO: a CRC nunca aceitou transcrições de casamento, e quem está registrado apenas na CRC ( o caso de todos que receberam a nacionalidade portuguesa )? Pra onde manda então ? Pra CRC mesmo ? Tem um novo setor para transcrições ?
  • Exatamente, Cibele

Dr. Uruba falando mil e uma coisas.. e o consulado agora vem LEGITIMAR o que sempre foi aconselhado aqui. Eu só pensava nisso.
  • Nossa! que desânimo.......
  • Só pra entender.....

Então...se em algum dia sair a cidadania de meu marido, ainda temos que tratar do nosso casamento? só depois que vem o BI e passaporte?
    E o nosso casamento precisará ser transcrito? É isso?
    Se for.....não saberemos nem por onde começar...
    Caramba!
  • Pode tirar os documentos assim que sair a nacionalidade, sairá com estado civil do BI trancado, mas nada pra se preocupar.
  • Annabela

Nao desanima, nao!
    Pode ser chatinho, mas sempre compensa!
  • Conservatória

Ligo eu lá pra Póvoa do Lanhoso, e a resposta foi a que eu esperava: que eles não podem fazer transcrições pelos correios, e nem receberam ordem superior nenhuma pra tal. O procedimento tem que ser feito pro procuraçao e tal.. do jeito que sabemos. Vou tentar entrar em contato com o consulado pra perguntar: e agora??
  • Virginia,
    Aguardamos ansiosos!!!
    Eu também tenho que fazer uma transcricao e seria super legal se aceitassem por correio.
  • Depois de tanto ouvir histórias de consulados, se vai enviar pelo correio, confio nas informações direto da fonte: CRC. Pela enésima vez, liguei hoje na CRC, no setor de atribuição, o formulário 1C pode sim ser assinado em cartório por AUTENTICIDADE e não precisa de legalização consular, apenas as certidões e cópias de documentos precisam ser passadas no consulado. Sobre a transcrição, não estão sabendo de nada, por não saberem, não aceitam !
  • CARTÃO CIDADÃO

Eu fiz o pedido de agendamento no dia 04janeiro, e foi marcado para eu tirar o cartão cidadão no dia 01/fevereiro, achei bem rápido, e paguei R$ 60,41
    Agora eles deram um prazo de no máximo até 45 dias para a chegar a carta PIN em casa. Quandoc chegar esta carta PIN, tenho que agendar para pegar o cartão cidadão e solicitar no mesmo e-mail a emissão do Passaporte no valor aproximado de R$ 270,00

Lembrando que o Consulado do Rio não está mais tirando o BI, somente o cartão cidadão, pois ele substitui os seguintes documentos:
    Bilhete de Identidade
    Cartão de Segurança Social
    Cartão do Contribuinte
    Cartão de Serviço Nacional de Saúde
    Cartão de Eleitor

Documentos necessários para tirar o Cartão Cidadão:
    02 fotos 3 x 4 colorida fundo branco
    Comprovante de residência
    Indentidade original ou passaporte brasileiro válido.
    Certidão de Nascimento Portuguesa
    O valor aproximado em Real R$ 60,00 (depende da cotação do Euro)
    Obs: O pagamento é feito em real direto no caixa do consulado.

Agendar no Consulado-Geral por e-mail: mail@rio.dgaccp.pt ou fax: (21) 2544-3262 / 2544-3382.

Fonte: Consulado Geral de Portugal no Rio de Janeiro
    http://www.consuladoportugalrj.org.br/readarticle.php?article_id=2
  • Help me

Gente, não entendi!
    Estou esperando a certidão de nascimento do meu avô chegar para dar entrada no pedido de nacionalidade do meu pai.
    Não poderei mas entrar com esse pedido este ano?

Moro em são paulo.
    Só o consulado do rio e o de brasília que permitem assinar o formulário 1c na hora?

Grata.
  • Cibele

Eu mandei [ara averbamento o casamento dos meus avos, que apesar de portugueses casaram-se no Brasil, para Conservatoria deles em Foz Coa. La aceitaram assim, Mas ha conservatorias que so aceitam pelo consulado. Talvez no meu caso fosse porque minha avo era tuga tb. Mas segundo as tricocatas que eu Paulo faziamos na epoca, varia de Conservatoria mesmo.
    O negocio era fazer como ensinavamos, ligar antes pra Conservatoria do Portuga. Registos e Lei, eles sabem
  • Maya

Há outra alternativa que vc pode fazer a assinatura do 1C em qualquer cartório de notas da sua cidade na presença do funcionário do cartório, isto se chama reconhecimento de assinatura por AUTENTICIDADE.
  • Quando eu estava fazendo a atribuicao da minha mae e estava procurando as certidoes de meus avos, no arquivo da madeira me informaram que nao estava averbado o casamento deles, me informaram onde estava registrado o casamento e mandei um email solicitando que fosse averbado, nao precisei enviar documento nenhum, mas como eles nasceram em 18....,rssss, acho que dei sorte, eles enviaram a certidao de casamento para a conservatoria de onde eles nasceram e depois para o arquivo da Madeira, nao sei quem fez o averbamento, so sei que o arquivo da Madeira me enviou as certidoes deles ja com o casamento averbado e so me cobraram a certidao e o envio, o averbamento nao me cobraram, pode ser que sendo muito antiga, com mais de 100 anos, dei sorte.
  • Sandra,

eu acho que foi mais fácil porque os dois eram portugueses e se casaram em Portugal, se tivessem casado no estrangeiro, teriam cobrado a transcrição.
  • Sobre transcrições

Quando eu fiz o meu processo, tive que transcrever o casamento dos meus pais. Naquela altura, paguei. Quando fiz o processo de mamae agora (ela fez atraves do pai dela, portuga)... foi só pedir pra averbar o casamento no assento de nascimento dela. e pra isso, não paguei nada. :)
    Quando liguei pra conservatoria de Póvoa, eles disseram que quando vem a certidao de casamento do Brasil.. para fazer a transcriçao, ainda há uma busca pra saber se a pessoa é casada em Portugal ou não. E tudo isto entra no custo.
  • Em Portugal os registros de averbamento de casamento e de obito podem se dar entrada em qualquer registro civil.
    No entanto o processo depois de pronto é enviado para o registro civil de onde foi feito o registro de nascimento.
    Para que seja tudo centrarizado aonde o portugues nasceu, para que, quando se tirar uma certidão de nascimento por exemplo, ali vai esta todos os dados da vida do portugues.
    Vem dizendo tudo numa unica certidão.
    Ex: Manuel da silva nascido em ...........,Casado no dia tal com tal pessoa em tal igreja em tal paiz......falecido no dia tal em tal estado em tal paiz.....
    Coisa que no Brasil também deveria ser feito desta forma, ficaria muito mais facil para se encontrar as certidões dos nossos avó(ô) e pai ou mãe.
  • Denise e pessoal

Liguei pro consulado do rio... pra informar que Póvoa do Lanhoso se recusou a fazer a transcrição... e ela disse que seria necessario ir ao consulado pessoalmente com a documentaçao... e relatar isto, que a conservatoria se negou. Ai, ai.
    Alguem sabe se a certidao do conjuge brasileiro tem que ser de inteiro teor? No papel que deram no consulado só dizia.. "certidao de nascimento do conjuge brasileiro". Em Pt é assim tambem?
  • Ricardo

O que eles estao fazendo é orientar as pessoas a enviar a documentaçao pelos correios. Lá no consulado eles legalizam os documentos brasileiros, e dão um papel com as instruções para o vale postal... que pode ser enviado para a crc lisboa nos correios ali do lado. E para legalização, nao precisa de agendamento mesmo.
  • Tenho como fazer o averbamento de casamento aqui em Portugal!
    Eu trabalho a tarde e tenho a parte da manhã para fazer o pedido no registro civil.
    Mais a documentação tem q estar toda certa no que diz respeito a nome, sobrenome data de nascimento e os outro dados.
    Eu não sou advogado!
    Na duvida erre p mais tire todas as certidões de inteiro teor.
    Qualquer coisa entra em contato.

alexandresantos-73@hotmail.com
    ou pelo orkut.
    Msn xande1606@yahoo.com.br
  • Virginia,
    As certidoes tem que ser em inteiro teor.
    Necessitará também uma procuracao pública (modelo da guia), caso alguém que nao seja o nubente vivo peca a transcricao do casamento em Portugal diretamente. Custo: 105 euros se ha necessidade de procuracao ou 100 euros caso nao a necessitem.
  • Lá em Braga cobraram 100 pela transcrição e 25 pela procuração. :S Minha namorada, sem saber que normalmente custa 5, pagou. Não faço a mínima ideia do motivo.
  • e gente temos q torcer para os funcionarios publicos em portugal nao entrarem em greve . mas penso eu que vao entrar .
  • Pessoal, este é meu primeiro post, então inicialmente olá a todos. Então, sou do RJ e assim como meus conterrâneos fui prejudicado pela suspensão dos agendamentos. Afim de esclarecer esta história de transcrição via correios pela conservatória de registros centrais, enviei um e-mail para a referida. Como informado aqui anteriormente, a CRC NÃO faz essa transcrição!!! Segue a resposta a seguir:

Informo de que, caso se trate de casamento celebrado no estrangeiro para a respectiva transcrição poderá contactar uma Conservatória de Registo Civil, por se tratar de matéria que não é da competência desta Conservatória dos Registos Centrais.

Informo ainda que, no site www.irn.mj.pt , seleccionando a palavra “contactos” e de seguida “contactos de serviços de registo civil”, poderá obter as moradas e contactos de todas as conservatórias do país, incluindo de correio electrónico.

Com os melhores cumprimentos,

Pel’ O Conservador - Auxiliar - A 2ª Ajudante,

(Maria da Conceição Girão Romão Carreiro Moita
  • Continuaçao...

Estive quarta passada, no consulado, falei com a mesma pessoa que havia dito pra mandar direto a documentaçao da transcriçao para a conservatoria de Póvoa de Lanhoso. E ela me disse que eles nao estao aceitando, que realmente é preciso de um procurador por lá. Aff, consulado!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.