Problema com comprovante de relação dos meu pais
Breno Domingues Maia
Member
Olá a todos. Os documentos para atribuição da minha mãe chegaram ontem (dia 12/02) na cidade do Porto. Assim, espero ela obter a cidadania portuguesa. Dessa forma, poderei pleitear também minha cidadania e de meu irmão. Porém, não sei como proceder agora. O declarante da minha certidão de nascimento é meu pai brasileiro. Só que meus pais não são casados oficialmente; constituem família há mais de 20 anos e o único documento que comprova tal união é uma declaração de união estável. O que tenho que fazer agora?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
na sua certidão de nascimento consta a união estável deles?
Se consta, terá que homologar a união estável em Portugal, antes de pedir a sua atribuição.
Verifique primeiro.
você foi registrado antes de completar 1 ano de idade? Quem te registrou?
Em que ano nasceu?
Acho que se surgir algum empecilho, posso tentar o que diz o link e depois transcrever o casamento dos meus pais em Portugal, mas ficará bem mais demorado, caro e chato em relação à documentos.
tem direito sim, claro.
O casamento retroativo é aceito em Portugal, mas não mais consideram a data retroativa. Assim, não serve para seu caso.
Estando seus pais como solteiros em sua certidão de nascimento, tendo nascido após a lei da nacionalidade, para pedido de sua atribuição, basta enviar os documentos normais. Se quiser, a fim de não deixar nenhuma dúvida sobre a maternidade, pode enviar também qualquer documento onde ela assina como sua mãe (exemplo, um boletim escolar).
Se seu pai quiser a nacionalidade também, sua mãe terá que homologar a união estável em tribunal português.
o ideal é um documento que ela tenha assinado enquanto você era menor de idade. Assim, prova o reconhecimento da maternidade na menoridade. Se não tiver, mande a folha de dependentes do IRFP mesmo.
Autenticado em cartório.
Novamente, muito obrigado, @Marcia!!! Não tenho palavras para agradecer por sua paciência e esclarecimentos