Atribuição por Conservatória em Portugal

2»

Comentários

  • @Vlad%20Pen obrigado, semana que vem vou enviar então e posto aqui, agradeço a ajuda
  • Alguém pode tirar uma dúvida?

    Paguei via cartão de crédito, no nome coloquei o meu mas no nome do interessado coloquei minha vó, paguei mas no pdf o nome do requerente saiu meu nome. Para evitar problemas paguei um novo com todos os dados dela.

    a dúvida é, o primeiro vou poder usar para mim? ou posso solicitar o estorno e fazer depois?
  • @Vlad%20Pen, gostaria de tirar uma dúvida, estou com quase todos documentos da minha avó para enviar para ACP porto
    Certidão de batismo da mãe dela que já era casada em Portugal e consta a averbação na certidão de batismo
    Certidão de casamento de inteiro teor por cópia reprográfica do livro apostilada
    Xerox autenticada do RG apostilada emitido a menos de um ano
    Formulário 1c(pago com cartão de crédito a 1 mês mais ou menos) com firma reconhecida por autenticidade
    A certidão dela de nascimento dela, o cartório disse que o livro está danificado e que tinha que pedir ao MP para refazer, fui ao cartório e fiz o requerimento, essa semana saiu autorização do MP, o cartório diz que falta apenas o juiz concordar, porém disseram que não poderá ser feito por cópia reprográfica, mas que emitirão uma declaração informado o motivo, minha dúvida é se ACP vai aceitar, ou se devo enviar para outra, e caso seja necessário enviar para outra, qual me indica que aceite o formulário de cartão de crédito?
    Obrigado desde já.
  • @Rennerfernandes anexe ao processo a justificativa do cartório do motivo q eles não podem emitir a certidao por cópia reprográfica. Creio q com essa justificativa não vai haver problema.
  • @Vlad%20Pen Estou lendo vários itens do fórum para que eu não cometa erro algum, e achei um item que diz que certidões emitidas antes de 1911, precisam ser enviadas a certidão de casamento ou óbito, minha dúvida é, se mesmo constando o averbamento do casamento na certidão de batismo, seria necessário a certidão de casamento/óbito ainda asism? Se necessário uma cópia(acredito que original) que tenho da certidão de casamento deles serviria mesmo estando um pouco danificada? caso não sirva, uma certidão de óbito brasileira apostilada serviria?
    Agradeço desde já
  • Marcos SilvaMarcos Silva Member
    editado October 2018
    Ola, alguem pode me orientar:

    Tenho a intenção de solicitar a minha atribuição de nacionalidade Portuguesa diretamente no Porto, pois tenho um portador que ira viajar para lá em Novembro.
    Meus pais são Portugueses, se casaram aqui no Brasil, Rio de Janeiro, já tenho em mãos a certidão de casamento de meus pais reprografada e apostilada, tenho tambem a minha certidão de nascimento reprografada e apostilada.

    Bem, primeira dúvida, não tenho a certidão de nascimento de meus pais, somente tenho conhecimento do assento de meu pai, o da minha mãe não consegui localizar, somente com o assento de meu pai é possivel da entrada no processo junto a conservatória do Porto.

    Pelo que sei, tem que preencher o formulário 1C, reconhecer firma presencialmente junto ao cartório.
    Fazer procuração ao meu portador para me representar junto a conservatória, com firma reconhecida presencialmente.
    Me parece, que tambem tem que fazer uma outra procuração específica para o processo de transcrição de casamento de meus pais.

    Peço por gentileza, que alguém me oriente.
    desde já agradeço.
  • editado October 2018
    @Marcos vc vai precisar do assento de nascimento dos pais e a certidão de casamento para fazer a Transcrição de casamento antes de dar inicio no seu processo de atribuição de nacionalidade.

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3588/transcricao-de-casamento-dicas-e-informacoes-gerais#latest
  • Oi @Vlad Pen, vc pode me ajudar?
    Estou ajudando minha Tia a obter a Nacionalidade por Atribuição!
    Ela tem 81 anos de idade e o pai dela (meu avo) era Português.
    Casou com minha avo brasileira no interior de SP e foi o declarante do nascimento de minha tia.
    Estou com a certidão de nascimento da minha tia, expedida em Abril deste ano; com a certidão de nascimento de meu avo expedido agora em Outubro pelo Arquivo Distrital de Leiria; com copia do RG de minha tia, certidão de nascimento de minha avo brasileira e sei que o casamento de meus avos foi devidamente transcrito em Portugal pois consta da certidão de nascimento de meu avo.
    Imprimi, colorido, o formulario 1C, mas não o preenchi, e nem apostilei nenhum documento.
    A certidão de nascimento de meu avo, expedida pelo Arquivo Central de Leiria (ele nasceu em 1904) precisa ser apostilado também?
    Quai dos documentos que tenho, servem para a atribuição de minha tia?
    Falta algum documento?
    Moro em SP. Sabe me dizer uma agencia que aceite fazer o Vale Postal?
    No caso dela, envio para a ACP do Porto?
    Obrigada!!!
  • @Vanessa Lacerda

    Para atribuição da sua tia

    Certidão de nascimento por cópia reprográfica(xerox do livro) apostilada.Caso esteja ilegível,enviar a de inteiro teor digitalizada e apostilada junto com a reprográfica

    Assento de nascimento do seu avô (não precisa apostilar)

    Cópia autenticada e apostilada do RG da sua tia com menos de 10 anos de emissão

    Formulário 1 C com firma reconhecida por autenticidade

    Não sei te dizer em qual agencia dos correios em SP aceita fazer vale postal ,mas vc pode fazer por cartão de crédito


    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/12234/pagamento-com-cartao-de-credito-internacional-acp-do-porto-tondela-crc-lisboa/p1

    https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C

    Aconselho a enviar prova de vida e, de preferência,feita no Consulado
  • @Maria Nélida

    Sobre a questão de prova de vida, liguei para o Consulado do RJ e quando perguntei se fariam prova de vida, a atendente informou que sim, mas de portugueses. Portanto, conclui que terei que fazer no caso de meu sogro(neto), no Cartório de Notas para sua atribuição e como reforço uma carta de próprio punho com firma reconhecida por autenticidade e apostilada.
    O que acha?
  • Oi, pessoal! O número do assento da minha avó saiu dia 27/11! Com o nome de solteira. Enviei e-mail solicitando a alteração para o nome de casada. Provavelmente terá alguma taxa sobre esse serviço, certo? Certidão de óbito e de casamento foram enviados no mesmo processo. Obrigada!
  • @Bárbara Rocha, para alterar o nome terá que fazer o processo de transcrição de casamento dela. É um outro processo que só pode ser feito após o processo de atribuição. Tem um custo de 120 euros.
  • E como eu consigo consultar o nome dela pelo número do assento?
  • @Barbara..vc pode consultar pelo civilonline ao custo de 10 euros.
  • Obrigada pessoal! Liguei na LR e consegui consultar o nome dela, que está como de solteira. Agora vamos dar início a transcrição de casamento. Sabem quanto tempo leva? No site deles consigo as informações sobre o que é necessário para solicitar isso? Obrigada!
  • Muito obrigada! :)
  • PESSOAL, BOA TARDE! QUERO DAR INÍCIO À MINHA CIDADANIA POR ATRIBUIÇÃO. AGORA JÁ TENHO O ASSENTO DE MEU PAI, POREM ELE SE DIVORCIOU DA MINHA MÃE E SE CASOU NOVAMENTE...DEPOIS FALECEU. MAS NO CONSULADO DE SP, DISSERAM QUE EU PRECISO TRANSCREVER O DIVORCIO DELE TAMBÉM, E QUE ESTE SERIA SÓ ATRAVÉS DE ADVOGADO EM PORTUGAL. ALGUÉM SABE ALGO SOBRE ISSO? GOSTARIA DE SABER SE EU NÃO POSSO FAZER ISSO DIRETAMENTE EM UMA CONSERVATÓRIA E SE DEVO IR PESSOALMENTE OU PELO CORREIO.
    OBRIGADA
  • editado December 2018
    @carinaj primeiro pedimos para vc escrever em caixa baixa (letras minúsculas).Vc pode sim fazer direto em Portugal enviando o processo direto para uma conservatória.Ja leu os tópicos com instruções?
  • @VladPen, obrigada pela resposta. Desculpe quanto a forma da digitação.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.