Como a certidão de nascimento do português precisa ser apresentada?

Oi, pessoal! Procurei isso aqui no fórum mas não achei. Se puderem me ajudar eu agradeceria MUITO! Vamos lá:

Minha avó paterna é filha de português. Meu tio (filho dela) está liderando o processo e prestes a entrar com o assentamento dela em Portugal. Depois do assentamento da minha avó feito, ele vai transcrever o casamento dela com meu avô. E então meu to vai entrar com o assentamento dele.

Eu quero fazer o assentamento do meu pai, filho dessa minha avó. Porém, como meu tio vai entrar com o dele logo em seguida, acredito que a certidão de nascimento da minha avó vai ficar "retida" com ele. Eu por acaso vou estar na Europa na época, então se eu puder ganhar tempo seria um fator decisivo.

Minha dúvida é: como a certidão da mãe portuguesa deve ser apresentada? Pode ser cópia? Basta o número de assentamento? Se aceitarem apenas a original, eu posso pedir que emitam outra certidão de nascimento da minha avó?

Tenho outra dúvida também: após a transcrição do casamento da minha avó (portuguesa) e do meu avô, a certidão de nascimento da minha avó é alterada? ou emitem um outro documento separado de transcrição de casamento?

Obrigado e obrigado de antemão!

Comentários

  • @IgorAmorim,
    a certidão da sua avó não ficará retida com seu tio.
    Na verdade, nem precisará da certidão dela.
    Somente com o número do assento, tanto seu pai como seu tio poderão pedir a nacionalidade.
    Ou cita-se o número do assento, ou envia-se a cópia simples da certidão portuguesa (xérox simples para cada processo), tanto faz.

    Após a transcrição do casamento de seus avós, estará no sistema informatizado português, este averbamento. Este sistema é consultado, ao se atribuir os filhos da portuguesa, e pronto. Ou seja, não enviam outra certidão de nascimento portuguesa.
  • Muito obrigado, @Marcia!!!!!
  • @Mila

    Somente após a transcrição de casamento haverá averbação do assento de nascimento com a informação de alteração de nome.
  • @Mila

    Exatamente. Em Portugal a averbação é automática após a transcrição. No Brasil, mesmo tendo uma lei que obriga as averbações, temos que solicitar quando precisamos. A vantagem é que atendem a solicitação quase imediatamente.
  • @Mariza Guerra, @Mila,
    vantagens de se ter um sistema unificado e informatizado, tornando tudo mais simples.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.