(Atribuição + Transcrição / averbação do casamento) de uma só vez, é possível?

Boa tarde pessoal, tudo bem?

Venho acompanhando a muito tempo este forúm e por vez decidi dar início ao meu processo de atribuição, que dependerá da conclussão do processo da minha mãe que é a filha de portugueses.

A minha dúvida no momento é a seguinte: Existe alguma CRC que faça o processo de atribuição (filho) + transcrição de casamento de uma só vez? Ou é obrigatório que a atribuição seja feita primeiro e posteriormente a transcrição do casamento?

Obrigado pela ajuda pessoal,

abç

Comentários

• @RafaelGalante é possível sim fazer a atribuição junto com a transcrição de casamento. No seu caso seria necessário primeiro a transcrição do casamento de sua mãe para a sua atribuição.
  • Obrigado pela ajuda vlad...

Mas são todas as CRCs que aceitam os dois processos juntos? existe alguma que seja mais indicada?
  • @Rafael..pode tentar Tondela.
  • Ola, tenho uma duvida. Meu pai ja tem a cidadania por atribuicao, e ja foi feita a transcricao do casamento dele. Vou dar entrada no meu processo. Posso enviar a documentacao para atribuicao e transcricao do casamento junto? como faco isso? nao encontrei essa infomação no site do consulado.
    Muito obrigada
  • @Isimakawa vc pode dar entrada nos dois processos por Tondela ou VNGaia.
  • Ainda neste caso, é possível fazer apenas um vale postal para mais de um processo? Por exemplo, uma transcrição e duas atribuições (€120+€175+€175=€470)?
    Obrigado.
  • @Victor não pode..um vale para cada processo
  • Obrigado, Vlad!
  • LIPHE LIMAKLIPHE LIMAK Member
    editado February 2018
    @Vlad Pen

tenho uma dúvida! Fui em Almada dar entrada na transcrição do meu casamento e fazer o processo de atribuição do meu filho menor (17 anos) pois não tem custos, mas não aceitaram pois teria de esperar o assentamento na minha certidão primeiro, mas não estarei em Portugal no dia 16/04/18 data prevista e meu filho completa 18 anos em 27/04/18.

A opção foi nomear um procurador que pudesse fazer essa solicitação a partir do dia 16/04 e antes do dia 27/04 lá mesmo em Almada. Em Vila Nova de Gaia conseguiria dar entrada na nacionalidade dele, mesmo já tendo aberto processo em Almada do meu casamento?

Ou uma coisa independe da outra, pois meu avô português não era casado com minha avó brasileira e nem por isso meu pai foi impedido de fazer sua atribuição.

Por que eu como cidadão português desde 2010 seria impedido de dar entrada na nacionalidade do meu filho antes de completar a maioridade? Tenho a obrigação de transcrever meu casamento pra poder iniciar?
  • Maria NélidaMaria Nélida Member
    editado February 2018
    @LIPHE LIMAK,se vc foi o declarante do nascimento do seu filho pode fazer por Gaia ou pelo ACP sem precisar transcrever o casamento
    Ter aberto processo em Almada pra transcrever o casamento,não interfere no processo do seu filho por essas duas Conservatórias(Gaia e ACP)
    Mas, se conseguir a transcrever seu casamento faça por Tondela que é muito mais rápida em processos de menores
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.