Onde procurar certidão do meu bisavô português? Viseu, Tabuaço

Olá,
Gostaria de ajuda para encontrar a certidão do meu bisavô. Na verdade, já sei onde provavelmente está, mas não tenho a data de nascimento dele. Segue os dados:
Nome: RAUL NASCIMENTO ALMEIDA
Pai: JOSE DO NASCIMENTO ALMEIDA
Mãe: MARIA DALUZ (ou DA LUZ) BENTO SOEIRO NOBRE
Nascimento: Távora, Tabuaço, Viseu em 07/12 ou 08/12 (não sei o ano)
Local do Documento: Conservatória de Tabuaço (provavelmente)

Comentários

• @almeida
    É preciso descobrir o ano, o livro online tem data extrema até 1885, para buscas após esse ano terá que pedir à Conservatória, portanto, é preciso delimitar um intervalo. O Raul deve ter chegado ao Brasil com 3 a 4 anos. A mãe tirou 2 passaportes. Belém tem arquivos de imigrantes. Se não conseguir mais informações, sugiro que peça ao Cepese dados dos passaportes.

200 Raul Augusto
    378769 Maria Da Luz Filho 3 Masculino Sem Indicação

67269 Raul Augusto
    359241 Maria Da Luz Filho 1 Masculino Sem Indicação

359241 Maria Da Luz Tavora Tabuaço Sem Indicação Sem Indicação Sem Indicação 25 Pará Casado

378769 Maria Da Luz Tavora Tabuaço Sem Indicação Sem Indicação Sem Indicação 27 Pará Casado
  • Mariza, obrigado pela resposta.
    Eu vi esses documentos de imigração. São esses mesmos. Eles vieram aqui pro Pará. Segundo eles, o Raul chegou com 1 ano, certo?
    Além disso, achei o que provavelmente é do pai:

> 1067 José Do Nascimento Almeida Desejosa Tabuaço Sem Indicação Sem Indicação Jornaleiro 34 Pará Casado
    > 106706 José Do Nascimento Almeida Desejosa Tabuaço António de Almeida Ana Joaquina Jornaleiro 41 Pará Casado

Outra coisa, você sabe se dando uma estimativa de ano em que ele nasceu, o pessoal da conservatória consegue achar?
    Ex: 1890-1900
  • @almeidayagom

O Raul chegou com três anos ou mais. Não sei se farão uma pesquisa tão extensa.
    Tenta encontrar o casamento dos pais de Raul em Tabuaço em 1886, 1885...: https://tombo.pt/f/tbc14
  • @marizaguerra

Como você viu que ele chegou aqui com 3 anos ou mais?
    Outra coisa, se eu achar a certidão de casamento dos pais dele, como isso pode me auxiliar?
  • Veja na postagem acima que o Raul tem dois registros de passaportes, assim como a Maria da Luz. Entre o primeiro pedido e o segundo há dois anos de diferença.
    Se encontrar o casamento dos pais poderemos calcular o ano de nascimento do Raul baseando-se na idade da mãe à época.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.