Certidão de Nascimento do meu avô Português

Pessoal gostaria de ajuda para encontrar a Certidão do meu avô Português

Nome: Américo Antonio Simões Rosa
Natural de Aveiro
Nascimento: 08 de maio de 1916
Filiação: Luiz Simões Rosa e Joana da Rocha

Obrigado.

Comentários

  • @Maicon

    359774 Américo António Simões Rosa
    Sosa Vagos Luís Simões Rosa
    Joana da Rocha Operário Agrícola
    14 Rio Grande do Sul Solteiro

    Solicite o registro á Conservatória de Vagos indicando a freguesia de Sosa: registos.vagos@irn.mj.pt

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:QGJB-BMLJ
  • Oi Mariza,

    Solicitarei à Conservatória.

    Muito obrigado.
  • Caros colegas, sou novo no fórum e gostaria da seguinte ajuda. Possuo um documento emitido pelo Consulado de Portugal no Brasil com nome completo dele, local de nascimento (Celorico de Basto) e a data de nascimento 13-05-1906. Alguém poderia me dizer se a certidão para esta data estaria no Arquivo Distrital de Braga ou do Porto ? obrigado.
  • @fabiano pelo ano de nascimento pode estar no Arquivo Distrital de Braga mesmo.Confirme com a @MarizaGuerra.
  • @MarizaGuerra

    Mariza,

    Estou procurando a certidão de nascimento do meu avô que nasceu em 13-05-1906 em Celorico de Basto. O nome dele é POMPEU TEIXEIRA PINTO.

    Já pesquisei no site do arquivo distrital de Braga na internet mas não encontrei. Não sei se estou procurando certo. Localizei no site do CEPESE o nome dele e apareceu o número 81708 como ID, mas não sei se é o passaporte ou identidade. Segundo a minha mãe na carteira profissional dele consta como filiação FRANCISCO TEXEIRA PINTO e MARIA JESUS DA SILVA, mas no site do CEPESE aparece a filiação como EXPOSTO/INCÓGNITO.

    Me ajuda por favor a encontrar pelo menos o assento de nascimento.

    Obrigado.
  • @fabiano pinto

    Sugiro que envie a ID ao Cepese e peça informações do passaporte que por sinal foi tirado no Porto.
    Filhos fora do casamento normalmente eram registrados com a filiação paterna incógnita.

    Poderá também pesquisar nos livros online das freguesias do Concelho de Celorico de Bastos: https://tombo.pt/f/cbt01
  • @marizaguerra

    Cara Mariza, obrigado pelo retorno. Encontrei o assento de nascimento do meu avo no livro da freguesia de Gêmeos do concelho de Celorico de Basto no livro de nascimentos de 1899-1907 nas páginas 88-89. Realmente consta o nome de batismo Pompeu e como exposto. No assento diz que ele foi deixado num cesto na porta da paróquia. No documento que tenho emitido pelo consulado de Portugal no Brasil quando ele entrou no país também consta a filiação como exposto e na sua certidão de casamento também, mas na certidão de nascimento do meu pai consta a filiação como FRANCISCO TEIXEIRA PINTO e MARIA DE JESUS DA SILVA. Não sei se ele foi adotado em Portugal ou no Brasil.
    Agora a pergunta: Como irei provar que o Pompeu contido no assento de nascimento é o Pompeu que está em todas as outras certidões?

    Grande abraço.
  • @fabiano pinto

    Se na certidão de casamento de Pompeu contém a mesma informação do assento português já é uma prova de que até aquele momento era a mesma pessoa. É preciso descobrir quem foi o casal que ficou sendo os avós de seu pai.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.