Dúvida na certidão de nascimento do requerente

É necessário autenticar a certidão de nascimento de inteiro teor reprográfico??

Comentários

  • Ou reconhecer firma em cartório?
  • @Breno Domingues Maia
    E necessário apostilar.
    No cartório pedir o apostilamento de Haia.
  • Sim, já está apostilada. Mas em outra discussão falaram sobre a necessidade de autenticar a certidão e fiquei na dúvida. Mandei até o rapaz da DHL voltar mais tarde caso precise sair correndo para o cartório.
  • O documento que precisa ser autenticado é o RG, certo?
  • rafaelaptrafaelapt Member
    editado February 2018
    Sim, a certidão basta ser apostilada. O RG tem que ser autenticado e apostilado (para a maioria das conservatórias. Ovar não pede RG apostilado).
  • Obrigado, @rafaelapt! Li por aí que era necessário sinal público antes de apostilar, mas pelo visto, quando você apostila, o cartório automaticamente já autentifica. Mandei o funcionário voltar mais tarde desnecessariamente então hahaha
  • O sinal público é necessário para "reconhecer a firma do notário" que emitiu aquela certidão. Se você pega a certidão em um cartório e apostila em outro, eles fazem o sinal público, pra ter certeza que aquela assinatura de quem emitiu a certidão é verdadeira. Se esse foi seu caso, com certeza foi feito. Se está apostilada já está tudo certo.
  • Isso mesmo, foi apostilada em um cartório diferente de onde foi emitida a certidão. Tomara dê certo, então! Brigado de novo :)
  • Imagina. Vai dar tudo certo. Boa sorte.
  • Bom dia Pessoal!! Estou com um grande entrave: O sobrenome da minha avó paterna está com M na minha certidão de inteiro teor, porém está com N na cópia reprográfica. Já aconteceu antes com alguém? É motivo para rejeitarem todo o processo? Desde já obrigado!
  • editado February 2018
    @Samirlsf qual o nome da sua avó?
  • @vladpen desculpa só vi seu retorno hoje. Mas já deu tudo certo. Atualmente os registros civis resolvem isso de maneira muito rápida. Me preocupei á toa. Já enviei o processo. Obrigada por toda a ajuda no grupo. Abraço!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.