Averbar!

Na certidão de nascimento da minha mãe , não consta a transcrição do casamento dela e ela é filha de português.

Para ela obter a cidadania ela pode solicitá-la com o nome de solteiro, ou seja, sem averbar o seu casamento?

Ela já vai ter que pedir a averbação do casamento de seus pais em Portugal.

Se precisar vai demorar ainda mais, por isso preciso saber!

Obrigada!

Comentários

• Esqueci de perguntar. P/ a transcrição de casamento dos meus avós , eu preciso da certidão de nascimento do meu avô português, da minha avó brasileira e do casamento destes, certo?!

Na certidão de nascimento da minha avó brasileria precisa constar o averbamento do casamento dela com o meu avô português, ou não precisa, já que já estou requerendo o averbamento em Portugal ,já com todos esses três documentos?

Obrigada!!!
  • É assim, se o seu avô (o portugues) foi o declarante do nasicmento de sua mãe ela pode pedir a cidadania! sem precisar fazer o averbamento do seus avós!
    Caso seja a sua avó a (a brasileira) declante de sua mãe o melhor é fazer a averbação de casamento de seus avós.
    Vc tem q ver qm foi o declarante do nascimento de sua mãe e informar aki, o resto nos responde depois.
  • Obrigada por me responder, Alexandre.

Mas sim...

Quem declarou o nascimento foi meu tio, então vou precisar fazer mesmo. :(
  • Liza,

averbar o casamento na certidao brasileira eh facil, e deveria ser bem rapido, questao de alguns dias, tem a opcao de enviar a certidao de casamento da sua mae junto com o pedido de nacionalidade dela, so pra mostrar a mudanca de nome, mas o ideal eh ja ter averbado na certidao de nascimento.
  • Liza,

da sua avo, nao precisa ter o casamento averbado, ja que voce esta pedindo a transcricao, a certidao de casamento tem as informacoes necessarias.
  • Oi, Cibele! Muito obrigada por me responder!!

Entendi o que vc falou. Agora eu queria saber se minha mãe pode tirar a cidadania dela com nome de solteiro, pq ela é divorciada (mas não no papel ainda).

Obrigadaaa!
  • Liza,
    A cidadania da sua mae de todas formas vai sair com o nome de solteira, mas se o seu pai foi o declarante do seu nascimento e nao ela, terao que transcrever o casamento deles.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.