Correção da nacionalidade do genitor na certidão de nascimento do filho
Leticia_Nunes
Member
Olá pessoa! Na torcida para que vcs possam me ajudar! Bem, estou tentando a minha nacionalidade portuguesa através de pai português. A nacionalidade do meu pai provavelmente está errada na minha certidão de nascimento, pois ele veio para o Brasil ainda criança e conseguiu toda documentação pessoal como se fosse brasileiro, já possuo a certidão de nascimento dele que veio de Portugal, pergunto: Com essa certidão dele consigo retificar a minha certidão com facilidade? Outra pergunta: o meu pai falecido era casado com minha mãe brasileira, para eu conseguir a minha nacionalidade é realmente necessário a transcrição do casamento deles? Caso seja, é necessário a certidão de nascimento da minha mãe?! Pois não estou encontrando a mesma.
Desde já agradeço!
Desde já agradeço!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
boa noite!
A retificação que menciona em sua certidão é apenas referente à nacionalidade de seu pai?
Porque se for apenas isso, não acho que caia em exigência. Pode mandar do jeito que está (verifique apenas se a filiação dele está correta em sua certidão).
Não precisa transcrever o casamento de seus pais, se ele tiver sido seu declarante, e se encaminhar seu processo para o ACP.
Isso mesmo, a nacionalidade dele na minha certidão deve estar como brasileira (ainda vou verificar isso), e a filiação que vc menciona é se os nomes dos meus avós constam na minha certidão de forma correta, é isso?
isso. Tem que pedir a sua certidão do tipo reprográfica e ver se os nomes dos pais dele estão corretos.
Não acho que o processo caia em exigência por estar com a nacionalidade brasileira, uma vez que você estará enviando a certidão de nascimento portuguesa dele. Ele pode até ter a nacionalidade brasileira, dupla nacionalidade, pois o que importará será a portuguesa.
Veja direitinho e nos diga. Se preferir, envie inbox.
Verifiquei minha certidão de nascimento referente o nome dos meus avós, o nome do meu avô é Manuel, mas na minha certidão está como Manoel, como na certidão de casamento dos meus pais, será que terei que fazer a correção da minha certidão de nascimento para enviar para a ACP?! :-(
Outra questão que tenho dúvida, não sei se tenho que abrir nova discussão, é que como me casei e o meu nome modificou tenho que enviar para ACP, junto com minha certidão de nascimento a minha certidão de casamento? Caso positivo tem que ser de inteiro teor? Apostilada?