Correção da nacionalidade do genitor na certidão de nascimento do filho

Olá pessoa! Na torcida para que vcs possam me ajudar! Bem, estou tentando a minha nacionalidade portuguesa através de pai português. A nacionalidade do meu pai provavelmente está errada na minha certidão de nascimento, pois ele veio para o Brasil ainda criança e conseguiu toda documentação pessoal como se fosse brasileiro, já possuo a certidão de nascimento dele que veio de Portugal, pergunto: Com essa certidão dele consigo retificar a minha certidão com facilidade? Outra pergunta: o meu pai falecido era casado com minha mãe brasileira, para eu conseguir a minha nacionalidade é realmente necessário a transcrição do casamento deles? Caso seja, é necessário a certidão de nascimento da minha mãe?! Pois não estou encontrando a mesma.
Desde já agradeço!

Comentários

  • @Leticia_Nunes,
    boa noite!
    A retificação que menciona em sua certidão é apenas referente à nacionalidade de seu pai?
    Porque se for apenas isso, não acho que caia em exigência. Pode mandar do jeito que está (verifique apenas se a filiação dele está correta em sua certidão).

    Não precisa transcrever o casamento de seus pais, se ele tiver sido seu declarante, e se encaminhar seu processo para o ACP.
  • Boa noite Márcia!
    Isso mesmo, a nacionalidade dele na minha certidão deve estar como brasileira (ainda vou verificar isso), e a filiação que vc menciona é se os nomes dos meus avós constam na minha certidão de forma correta, é isso?
  • @Leticia_Nunes,
    isso. Tem que pedir a sua certidão do tipo reprográfica e ver se os nomes dos pais dele estão corretos.
    Não acho que o processo caia em exigência por estar com a nacionalidade brasileira, uma vez que você estará enviando a certidão de nascimento portuguesa dele. Ele pode até ter a nacionalidade brasileira, dupla nacionalidade, pois o que importará será a portuguesa.

    Veja direitinho e nos diga. Se preferir, envie inbox.
  • Márcia muitíssimo obrigada! Graças ao fórum estou mais animada com a possibilidade de conseguir a minha nacionalidade, pois estou com um advogado de Portugal que insiste em dizer que preciso fazer a transcrição do casamento dos meus pais para depois pedir a minha nacionalidade, e que para a transcrição preciso enviar a certidão de nascimento da minha mãe (brasileira), mas já fiz várias buscas e não encontro! Eu vou fazer, após estudar mais aqui no fórum, o meu pedido direto a Portugal, sozinha! Deus há de me ajudar!! E pode deixar que volto aqui para contar o que aconteceu e como!
  • @Marcia boa noite!

    Verifiquei minha certidão de nascimento referente o nome dos meus avós, o nome do meu avô é Manuel, mas na minha certidão está como Manoel, como na certidão de casamento dos meus pais, será que terei que fazer a correção da minha certidão de nascimento para enviar para a ACP?! :-(

    Outra questão que tenho dúvida, não sei se tenho que abrir nova discussão, é que como me casei e o meu nome modificou tenho que enviar para ACP, junto com minha certidão de nascimento a minha certidão de casamento? Caso positivo tem que ser de inteiro teor? Apostilada?
  • @Letícia a diferença entre Manuel e Manoel creio não haver problema.Envie a certidão de casamento de inteiro teor para comprovar a mudança de nome.Não precisa ser apostilada.
  • @Vlad Pen obrigada! Tomara que não tenha problema, acho que vou enviar e-mail para o ACP perguntando sobre a questão do nome , o q vc acha? E sobre a minha certidão de casamento de inteiro teor, devo enviar xerox reprográfica ou digitada? A cópia precisa ser autenticada?

  • @Letícia , certidão de casamento de inteiro teor original apenas.
  • @Vlad Pen ok, obrigada!
  • @Vlad Pen não posso enviar a cópia da minha certidão de casamento? Tem que ser a de inteiro teor original? Pergunto pq se eu enviar a original depois vou ter que pagar por outra para pedir a transcrição do meu casamento. Mas se não tiver jeito envio a original mesmo.
  • @Letícia pode enviar a cópia autenticada sim.
  • Ok @Vlad Pen, mais uma vez....obrigada!!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.