Procura de Certidões - duvida sobre lugar de naturalidade dos Tataravós

omleticiaomleticia Member
Oi gente, estou a procura das certidoes dos meus tataravos. Uma das minhas maiores duvidas nesse caso eh que na certidao de obito da minha tataravo consta que ela nasceu em Egas-Portugal, porem eu ja procurei por esse lugar e a unico lugar relacionado que eu achei hoje se chama "Candoso e Carvalho de Egas", que fica em Braganca.
No assento de casamento eu vi que meu tataravo eh natural do Conselho de Resende, mas ainda nao pesquisei sobre isso.
Ela nasceu no ano de 1913 e ele 1907 (isso eh o que consta nos documentos que tenho), qual seria o melhor jeito de comecar uma pesquisa sobre esses documentos? estou com muita duvida...
Obrigada. (desculpem falta de acentuacao, devido ao teclado)

Comentários

  • @Vlad obrigada! Pra onde eu devo mandar essas informações que tenho?
  • @omleticia,
    cole aqui mesmo.
    Vou mudar o título para Procura de certidões - Dúvida sobre lugar de naturalidade dos tataravós.
    Assim ficará mais visível.
    Boa sorte!
  • @Marcia muito obrigada, irei postar os dados que tenho.
  • Tataravô
    José Dias -1907 (1/8/1907)
    Filiação - Eugema (ou Eugenia) De Jesus e Antonio Dias
    Natural de : Conselho de Resende (é o que consta nos documentos que tenho)
    Provavelmente ele imigrou em São Paulo e já estava casado.

    Tataravó
    Mavilha De Jesus (o nome de Mavilha eu não encontro em lugar nenhum, só nomes parecidos porém é o nome que consta na certidão de casamento e óbito)
    1913 (24-03-1913)
    Filiação - Maria Alves Da Conceição e José Branco
    Natural: Ega (essa é uma das maiores dúvidas que tenho pois na certidão de casamento consta Ega e na de óbito Egas, tem um lugar chamado Ega em Coimbra, achei que esse fosse o mais provável)

    A certidão de nascimento de qualquer um dos dois já me ajudaria muito. Grata a todos.
  • @omleticia


    https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:QK7J-F2VB - primeiramente envie os dados de Maravilha à Conservatória de Vila Flor indicando a freguesia de Carvalho de Egas: registos.vflor@irn.mj.pt - há indícios de sobrenome Branco nessa freguesia. Poderá também solicitar a mesma busca à Conservatória de Condeixa-A-Nova indicando a freguesia de Egas: registos.cnova@irn.mj.pt


    José: http://cloud.archeevo.pt/viewer?id=24428&FileID=582479 - assento 23/1907 - freguesia de Ovadas - Concelho de Resende - Viseu



    Irmãos: https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:QKDT-HJ4V
    https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:QKDT-9DMV
  • Obrigada, de coração! @Mariza. com certeza isso irá me ajudar.
    Esse documento de batismo do José é suficiente pra eu dar entrada no processo? Está bem difícil pra ler, mas eu consegui ter uma base. Eu precisaria ir na diocese ou posso imprimi-lo?
    Me desculpe por tantas questões, minha bisavó ainda está viva porém velhinha, por isso queremos dar entrada na naturalização dela o mais rápido possível.

    Irei enviar os e-mails com os dados da tataravó agora!

    Mais uma vez, muiito obrigada! É bom saber que ainda existam pessoas dedicadas e dispostas a ajudar o próximo.
  • @omleticia

    Os processos serão de pai para filho até chegar a você?
    Como são dois portugueses casados no Brasil será preciso transcrever o casamento deles me Portugal. É um processo simples e rápido.
    Documentos:
    1. Assentos dos portugueses - Imprima o assento do José diretamente do livro online + informações do assento de Maravilha que estará na Conservatória;
    2. Certidão de casamento inteiro teor apostilada;
    3. Xerox identidade do requerente autenticado - poderá ser um neto desde que envie um xerox da certidão de nascimento.
    4. Requerimento de transcrição com assinatura reconhecida por autenticidade no cartório.
    5. Vale postal de 120 euros.
    Sugiro que envie para Ponta Delgada - tem um tópico com todas as informações.

    Enquanto isso vc poderá providenciar a documentação de sua bisavó:
    Certidão de nascimento cópia reprográfica apostilada. Se houve alteração no nome ao casar-se providencie o averbamento na certidão de nascimento;
    Prova de vida feita no cartório
    Xerox da identidade, dentro da validade, apostilado.
    Requerimento 1C assinado no cartório com reconhecimento de firma por autenticidade.
    vale postal 175 euros.
  • Oi @Mariza. Sim, esse seria o caso. Eu vou esperar obter o documento da Mavilha pra então dar entrada nesse processo que você disse.
    Já obtive um e-mail da conservatória de Condeixa Nova, diz o seguinte:

    Ex.ª Senhora
    Informo que os livros do ano de 1913 já transitaram para o Arquivo da Universidade de Coimbra.

    Entrei no site da universidade de Coimbra e lá no preenchimento do requerimento da certidão pede o N* de contribuinte, o que seria isso?

    Ah, eu estou em Londres e tenho facilidade de ir a Portugal. Você acha que eu poderia agilizar esse processo indo lá?

    Muito obrigada! :)
  • Mariza GuerraMariza Guerra Member
    editado February 2018
    @omleticia

    NIF é o mesmo que CPF, portanto deixe em branco.

    Sim, pessoalmente poderá conseguir a transcrição mais rápido. Em Porto:

    1ª Conservatória do Registo Civil
    R. de Ceuta, 16-2º
    4050-189
    PORTO 226052330 226052339
    civil1.porto@irn.mj.pt


    2ª Conservatória do Registo Civil
    Av. de França, 358,
    Loja 64 4050-276 PORTO
    228348530 228348539 civil2.porto@irn.mj.pt

    3ª Conservatória do Registo Civil
    R. Álvares Cabral, 432
    4050-040
    PORTO 223393200 223393209
    civil3.porto@irn.mj.pt

    4ª Conservatória do Registo Civil
    R. da Cunha, n.º 404
    4200-250
    PORTO 225088826 225021275
    civil4.porto@irn.mj.pt
  • Obrigada @Mariza, assim que eu obter alguma resposta sobre o documento da Mavilha deixarei aqui.
  • @Mariza, so um detalhe. Enviei o e-mail ao conservatório de Vila Flor e obtive essa resposta:

    Exma. Senhora
    Leticia

    Relativamente ao vosso email solicitando informações sobre o assento de nascimento de Mavilha de Jesus, filho de José Branco e Maria Alves da Conceição, nascida em 24/03/1913, na freguesia de Carvalho de Egas, relativamente ao ano que indica e até ao ano de 1910, os assentos de nascimento deste concelho já se encontram no Arquivo Distrital de Bragança, pelo que, poderá solicitar informações junto deste.
    No entanto foram efetuadas pesquisas entre os anos de 1911 e 1922 e não foi localizado qualquer assento.


    E também enviei o e-mail ao Arquivo distrital de Bragança e obtive essa resposta:

    Deverá remeter o pedido para o seguinte endereço:

    Conservatória do Registo Civil, Predial e Cartório Notarial de Vila Flor

    Espaço Registos Vila Flor
  • Um pouco confuso.. bom, de qualquer forma continuo esperando pela resposta do e-mail que enviei e Universidade de Coimbra, essa é a minha esperança
  • Gente, estou confusa. Eu mandei um e-mail para a Universidade de Coimbra para fazer o pedido de certidão de Mavilha de Jesus e agora (depois de umas 2 semanas) obtenho essa resposta:

    Em resposta ao pedido de V. Ex.ª, informo que se encontra pronta a certidão do
    assento de nascimento de Mabília Alves, filha de José Branco e de Maria da
    Conceição, exarado a folhas 22v. a 23 do livro de registos de nascimentos da
    Conservatória do Registo Civil de Condeixa-a-Nova, relativo ao ano 1914.

    Eles colocaram Mabilia Aves - 1914, mas os dados são outros. Devo fazer um outro pedido?
  • @omleticia

    Pode ser o assento que procura. Devido a determinados fatores da época da emigração ocorriam essas divergências. Para ter certeza seria bom descobrir irmãos.
  • omleticiaomleticia Member
    editado February 2018
    Oi @mariza, obrigada pelo retorno. Estou querendo fazer o pedido da certidao, mas se esse for mesmo o registro da minha tataravo como eu posso provar isso? Se for esse o nome dela e a data de nascimento no caso, os registros no Brasil estarao errados.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.