1a Conservatória do Registo Civil Porto - atribuição presencialmente
LuizMV
Member
Caros foristas: entrei com meu processo de atribuição na qualidade de neto de português, presencialmente na 1a Conservatória do Registo Civil do Porto. A responsável examinou meus documentos, achou-os suficientes e deu entrada no processo, disse que o conservador os analisa e, considerando-os também suficientes, envia para a Conservatória de Registos Centrais em Lisboa para registro. Meu processo recebeu um número, mas ela informou que quando chegar em Lisboa receberá outra numeração. Segundo ela, deverei receber notificações desse andamento via e-mail. Alguém sabe informar quais são os canais para pesquisar o andamento de um processo nessa situação?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
(351)211950500 opção 1 e opção 1 novamente
Tendo dado entrada na 1ª CRC do Porto, vai agilizar o processo, visto que a análise e despacho serão feitas na própria Conservatória, ficando apenas o registo para Lisboa fazer.
- fui no Arquivo Central do Porto, e pedi informações sobre atribuição para netos: a responsável me disse que eles não tem mais competência para recepcionar esses pedidos, disse-me para ir a qualquer conservatória mas recomendou-me a Conservatória de Registros Centrais, porque lá eu já sairia com o número definitivo do processo em mãos;
- fui na 3a Conservatória, e lá a funcionária me disse que eles não estão mais recepcionando pedidos de netos, que eu deveria enviar pelo correio para Lisboa; perguntei se haveria alguma alternativa e ela me disse que sim, que eu fosse até Lisboa e entregasse pessoalmente;
- por fim fui à Conservatória de Registros Centrais, e ele me disse que eu poderia entregar lá ou em qualquer outra conservatória, mas que as outras enviariam para eles, que por sua vez enviam para Lisboa, disse-me que eles, como qualquer outra das conservatórias, só fazem a análise preliminar para recepcionar o processo.
A questão que o @Caiodib mencionou é que a 1a do Porto não faz todo o processo por lá. Mandava antes para Lisboa. Talvez com a nova determinação, envie para o ACP. Mas, em todo caso, é um risco grande, pois pode enviar para o ACP ou para Lisboa. Este é o porém.