Certidão de nascimento com nome de solteira, como fazer retificação?

Boa noite pessoal!!
Primeiro gostaria de agradecer a Mariza guerra pela grande ajuda!!
Pessoal ainda estou no início do processo de dupla nacionalidade, e por HR a coisa andou bem...
Consegui encontrar a certidão de nascimento de meu bisavô, mais o nome da mãe dele está incorreto, ou com nome de solteiro, alguém já fez uma retificação?
É necessário escrever com português de Portugal? Pode ser feito por email? Preciso anexar documentos pra mostrar a é uma falha?

Obrigado a todos!!
Boa sorte a todos nós!!

Comentários

  • @Jefferson pode explicar q tipo de divergências constam na certidão?
  • Nas certidões que tenho comigo os nomes dos pais estão como
    José dos reis
    Maria dos reis
    Na certidão de nascimento o nome da mãe dele aparece como
    Maria da Conceição
    José dos reis
    Todas as outras informações batem. Só esse conceição que está diferente
  • @Jefferson, veja no nome dos pais de Maria se aparece o Conceição. Deve ter vindo da mãe dela.
  • @vlad pen nesse caso eu tenho que pedir a certidão dela tambem?
  • @Jefferson

    A mãe de Maria da Conceição não tem “Conceição” no sobrenome, veja no assento que te enviei.

    Naquela época, em Portugal, as mulheres não adquiriam o sobrenome do marido ao se casarem, portanto, a sua bisavó não tem Reis no sobrenome no assento português do filho e sim nos registros brasileiros por ser um costume nosso. O mais grave é terem omitido o “ Conceição” , isto é, no assento do filho é Maria da Conceição e nos documentos brasileiros do filho é Maria dos Reis.

    A retificação é burocrática e demorada. E não é possível afirmar se alguma Conservatória aceitará uma justificativa para a alteração no nome nos termos que citei acima.
  • @mariza
    ainda to um pouco confuso com tanta informação nova, obrigado!
    conservatoria se equivale a cartório no brasil?
    então alem de demorada pode ser que eles não aceitem fazer essa retficação? nesse caso, fim da minha dupla nacionalidade?
  • @Jefferson

    Conservatória é o mesmo que cartório no Brasil.

    Entre o seu bisavô e você quem está vivo?

    Há um risco do processo cair em exigência com o pedido de retificação. Mas, isso não inviabilizaria o processo.
  • @mariza
    minha avó paterna, filha do português está viva
    meu pai também esta vivo
  • @Jefferson

    Que bom que você tem os seus entes queridos.
    Primeiramente é preciso encontrar o registro de nascimento de Maria da Conceição. Procure no livro online da freguesia de Barreira: https://tombo.pt/f/mda04

    O livro de casamento que interessa não está online, portanto não temos o ano de nascimento dela, sugiro que procure no livro que cobre 1873-1884 - comece do final. É melhor baixar o livro.

    Quando surgir uma "Maria" ou Maria da Conceição" confira a filiação: Manuel Joaquim e Anna Joaquina.

  • só agora eu me dei conta de uma informação, não sei se isso afeta meu processo de alguma maneira...
    somente josé dos reis, pai do meu bisavô veio ao Brasil, a esposa, maria dos reis(ou maria conceição) ficou em portugal, possivelmente tenha se casado novamente, o josé dos reis eu sei nunca se casou novamente.
    quanto ao procurar, eu vou pesquisar agora se encontro os registros de casamento... pelo de casamento eu consigo chegar no nascimento dela, é isso né?
  • @Jefferson

    O livro de casamento que cobre vários anos não está online.

    O fato da Maria da Conceição não ter emigrado não interfere no processo talvez ajude, pois justifica o fato de informarem o nome errado, não tinham nenhum documento dela.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.