Registro civil sem concelho e sem freguesia , como conseguir
paulo alvim
Member
Sou neto de português já falecido no Brasil, minha mãe (viva) é filha dele, estamos tentando conseguir a cidadania portuguesa , só temos a carteira de estrangeiro do meu avô , certidão de casamento , e certidão de óbito onde consta somente que ele é de Portugal, segundo relatos de familiares ele seria de Coimbra ou Porto. Temos a data de nascimento, filiação ..
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Informe os dados e tudo que souber sobre a emigração.
Nome Manoel Bernardo de Souza
Nascimento 9 de abril de 1895
Concelho e Freguesia desconhecido
Filiação José Bernardo de Souza
Maria do Carmo
Segundo familiares seria de Coimbra ou Porto
Sua carteira de identidade para estrangeiro tem a seguinte informação F.D.Série V 4347 Secção 74442 expedida em 10 de junho de 1940 tem também dois números de registro 318096 e 89825 tenho também a certidão de casamento e de óbito .
Em todos esses documentos só consta que ele é de Portugal, não menciona cidade ou freguesia.
Desde já agradeço a atenção dispensada.
Quando no Cepespe tem o registro do imigrante vale muito a pena pagar os 10 euros.
Só encontrei o registro de casamento de Manoel Bernardo:
https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:QGJB-SCHZ
O ideal é obter a indicação, se não do Concelho, pelo menos do Distrito correto pois, focar em um anos em todas as freguesias é cansativo e pode ser uma busca infrutífera devido às divergências nas datas de nascimento. Obter a certidão de casamento de inteiro teor é uma das primeiras providências na busca pelo assento.
Agora já estou desanimando, porque só falta obter a informação do Arquivo Nacional do Brasil, que ficará pronta em abril, após isso vou ver que caminho tomar , ou entro como aposentado, (já vi as informações no consulado) ou entro com o visto D2 (como empreendedor) , só sei que quero morar em Portugal com minha família, mas meu maior desejo era me tornar portugues.
Desistir jamais! Com os dados da carteira de estrangeiro vc poderá descobrir informações no Arquivo Nacional.
Não desista. Vou contar um pouco da minha saga.
Quando comecei a procurar a certidão do avô português não sabia nem a região nem o conselho e freguesia e não conhecia esse fórum.
Tinha apenas o nome e a data de nascimento e o nome dos pais.
Não consegui achar o navio.
Os mais velhos da família diziam que ele veio do Porto.
Não sabia procurar no Arquivo Nacional e não conhecia o Cepese.
Tentei escrever para o Porto que me respondeu que procurasse no Tombo.
Já vinha a vários meses procurando e continuei.
Achei meu avô numa Frequesia pequena na última página do ano.
Depois disso achei o avô italiano o casamento na Itália e os bisavós.
Demorou um pouco mais consegui.
Só tem um problema, depois disso me viciei, vira a mexe faço procuras para parentes e aumento a minha árvore.
Seu avo está lá e vc vai achar, nem que seja na última página de uma Paróquia pequena.
Boa sorte!!!!
Que bacana seu incentivo.
Também penso assim. Desistir, jamais. Também tenho histórias de procura por anos.
E, Vc tem razão, vicia. Já achei certidões de bisavós, pra minha árvore e para amigos.
Minha noiva tem o avô Portugês e as informações que temos dele são as seguintes:
Nome : José Antônio de Abreu
Nascimento : 24/05/1900
Pai - Nicolau Antônio Gomes
Mãe - Maria Rosa ( Não tem sobrenome )
Local de moradia em Portugal : Sua filha (minha sogra), disse que ele falava ter vindo de Trás os Montes.
Ela está querendo buscar a nacionalidade portuguesa, mas pra isso precisamos da Certidão de Nascimento dele.
Alguém poderia nos ajudar, por favor? ....Tentamos várias formas e não obtivemos sucesso.
Respondi o seu pedido no outro tópico.
Um abraço a todos , fiquem com Deus.
o Arquivo Nacional não encontrou o prontuário do seu avô?
você mora no Rio? Vá pessoalmente.
Não sei se foi alterado algo depois.
Muito obrigado.
Meu avô é da Freguesia do Eirado, Concelho de Aguiar da Beira no Distrito da Guarda, o local é tão pequeno que no censo de 2011 tinham menos de 300 habitantes.
Peço mais uma orientação de vocês, para tirar a minha cidadania via Consulado no Brasil, é praticamente impossível, no site já avisa que não tem data disponível, conseguiria tirar por Portugal via Brasil?