Emissão e retirada de CC e Passaporte em Lisboa

Bom dia!

Pessoal, estou requerendo minha cidadania já que sou filho de portugueses. Já estou com a documentação adiantada e falta o envio ao Consulado.
Fu informado pelo Consulado de Portugal em SP, que a espera é de 6 a 8 meses, podendo ter um atraso de 2 meses, ou seja estou contando de 8 a 10 meses.
Gostaria de saber se alguém já requereu sua cidadania através do Consulado de Portugal em SP , e em vias de receber o oficio com numero de assento, viajou pra Portugal e quando teve seu processo de cidadania concluído, lá emitiu e retirou seu CC e Passaporte?
Pensei em viajar quando estivesse faltando um mês para o final do prazo dado pelo Consulado.

Obrigado
J.Miguel

Comentários

  • @João Miguel Neves porque não manda direto pra uma conservatória em Portugal? Mais rápido e barato que fazer o processo pelo consulado.
  • editado January 2018
    @Daniel, posso fazer isso daqui do Brasil , sem usar um representante em Portugal? Pq usando um representante lá ficaria mais caro que aqui do Brasil.
    Como funciona este processo?

    obrigado
  • Sim, aqui no fórum recomendamos que seja feito dessa maneira.
    Você comentou que é filho de portugueses, o casamento de seus pais ocorreu no Brasil ou em Portugal? Se no Brasil já foi transcrito lá?
  • @Daniel, o casamento de meus pais ocorreram em Portugal, após anos no Brasil , minha mãe ficou viúva, e também já esta averbado na certidão de nascimento dela. Ou seja, os documentos dos portugueses, estão regulares, Inclusive já tive essa confirmação de um primeiro contato feito com um representante em Portugal o qual assessora nestes processos.
    Por favor, qual o tópico que devo encontrar essa recomendação de se fazer direto por lá, não encontrei.

    Obrigado
  • @João Miguel Neves não tem um tópico específico sobre recomendação de fazer direto por lá, o fórum praticamente inteiro é dedicado a isso.
    Para seu processo é necessário:

    - cópia simples do nascimento do Português ou indicação do número / ano / local do assento de nascimento
    - sua certidão de nascimento de inteiro teor por cópia reprográfica, apostilada
    - cópia autenticada do seu documento de identificação apostilada, o documento deve ter sido emitido há menos de 10 anos
    - formulário 1c do com firma reconhecida por autenticidade em cartório
    - Vale postal de 175 euros

    O formulário e instruções de preenchimento em http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4077/manual-de-como-preencher-formulario-1c-maiores-menores-e-procuracao

    Para envio dos documentos hoje o Arquivo Central do Porto está mais rápido o processo.
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3570/enderecos-para-envio-de-vale-postal-e-documentos

    De uma lida nos tópicos de atribuição que tem um dedicado a cada conservatória onde você pode ter uma ideia do andamento dos processos em cada uma delas.
  • editado January 2018
    @Daniel, obrigado!
    Vou verificar tudo o que foi passado, mas me parece de cara que é a melhor opção mesmo.

  • @João Miguel Neves para você ter ideia mandei a documentação para minha atribuição semana passada, gastei cerca de R$ 1.100 juntando a documentação, vale postal e envio para Portugal. Veja como você se sente mais a vontade para fazer e se tiver dúvidas pergunte no fórum que tem sempre alguém disposto a ajudar por aqui.
    Os processos em Portugal estão demorando em média de 3 a 6 meses, dependendo da conservatória escolhida.
  • Ótimo @Daniel. Farei desta forma. Alguma sugestão de Conservatória para o envio? Isso faz alguma diferença?

    obrigado
  • @Joao eu mandei para 3a. CRC do Porto mas ACP está liberando tantos processos desde a semana passada que se fosse enviar hoje seria para ACP. A conservatória vai fazer diferença no tempo de conclusão do seu processo, ACP está finalizou processos que deram entrada há menos de 2 meses esses dias, outras conservatórias demoram de 5 a 6 meses. Lisboa é o local mais demorado, a expectativa é de pelo menos 1 ano para concluir.
  • Hum, entendi @Daniel. Mas olha só...Verifiquei no site do IRN, e olha a lista de endereços que esta disponibilizada...Não encontrei nenhuma ACP, sabe o porque?

    • CRC de Ponta Delgada (somente Transcrição de Casamento)
    Praça Gonçalo Velho, nº 12, 2º
    9500-063 – Ponta Delgada

    • CRC de Tondela
    Rua Dr. João Almiro Melo Menezes e Castro, n.º 57
    3460-584 – Tondela

    • CRC de Ovar
    Rua Luis de Camões, nº 15 - r/c
    3880-240 – Ovar

    • Arquivo Central do Porto (somente Atribuição)
    Rua Visconde de Setubal, nº 328
    4200-498 – Porto

    • 4ª CRC do Porto (somente Transcrição de Casamento)
    Rua do Cunha, nº 404
    4200-250 – Porto

    • 3ª CRC do Porto
    Rua Álvares Cabral, 432
    4050-040 - Porto

    • CRC de Vila Nova de Gaia
    Rua Conselheiro Veloso da Cruz, 801
    Palácio da Justiça
    4400-096 - Vila Nova de Gaia

    • Conservatória dos Registros Centrais (somente Convolação)
    Rua Rodrigo da Fonseca, 200
    1099-003 - Lisboa
  • @João Miguel Neves eu que abreviei... ACP - Arquivo Central do Porto

    • Arquivo Central do Porto
    Rua Visconde de Setubal, nº 328
    4200-498 – Porto
  • Perfeito @Daniel, rss. Obrigado!
  • @Daniel, por favor , só garantindo, a documentação que você enviou no seu processo, que conforme você disse , também é de atribuição a filho de portugueses; foi essa mesmo ?

    -Certidão de Nascimento do Português com estado civil atualizado. (cópia simples)
    -Certidão de Nascimento de Inteiro teor do requerente, original, emitida a menos de 1 ano e apostilada
    -Cópia do RG ou PASSAPORTE do requerente, autenticada em cartório e apostilada
    -Formulário MOD 1C , impresso colorido em uma única folha, frente e verso , devidamente preenchido, assinado pelo requerente com firma reconhecida por autenticidade em cartório brasileiro.

    DOCUMENTOS A SEREM ENVIADOS PARA;

    • Arquivo Central do Porto
    Rua Visconde de Setubal, nº 328
    4200-498 – Porto

    ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    -Vale Postal no valor de EUR. 175,00

    VALE POSTAL A SER ENVIADO PARA:
    • IRN, IP (somente Atribuição / Aquisição)
    Rua Visconde de Setubal, nº 328
    4200-498 – Porto

    ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    É isso mesmo amigo ? Se for isso, acho que ja envio até a próxima segunda feira (05-02)

    Mais uma vez , muito obrigado!
  • @Joao da sua lista o único documento listado errado é a certidão de nascimento do requerente, tem que ser a certidão reprográfica, apostilada e emitida há menos de um ano. O restante está certo.
  • Oi @Daniel, bom dia!
    Ok, vou substituir pela certidão reprográfica.
    obrigado
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.