Emissão e retirada de CC e Passaporte em Lisboa
João Miguel Neves
Member
Bom dia!
Pessoal, estou requerendo minha cidadania já que sou filho de portugueses. Já estou com a documentação adiantada e falta o envio ao Consulado.
Fu informado pelo Consulado de Portugal em SP, que a espera é de 6 a 8 meses, podendo ter um atraso de 2 meses, ou seja estou contando de 8 a 10 meses.
Gostaria de saber se alguém já requereu sua cidadania através do Consulado de Portugal em SP , e em vias de receber o oficio com numero de assento, viajou pra Portugal e quando teve seu processo de cidadania concluído, lá emitiu e retirou seu CC e Passaporte?
Pensei em viajar quando estivesse faltando um mês para o final do prazo dado pelo Consulado.
Obrigado
J.Miguel
Pessoal, estou requerendo minha cidadania já que sou filho de portugueses. Já estou com a documentação adiantada e falta o envio ao Consulado.
Fu informado pelo Consulado de Portugal em SP, que a espera é de 6 a 8 meses, podendo ter um atraso de 2 meses, ou seja estou contando de 8 a 10 meses.
Gostaria de saber se alguém já requereu sua cidadania através do Consulado de Portugal em SP , e em vias de receber o oficio com numero de assento, viajou pra Portugal e quando teve seu processo de cidadania concluído, lá emitiu e retirou seu CC e Passaporte?
Pensei em viajar quando estivesse faltando um mês para o final do prazo dado pelo Consulado.
Obrigado
J.Miguel
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Como funciona este processo?
obrigado
Você comentou que é filho de portugueses, o casamento de seus pais ocorreu no Brasil ou em Portugal? Se no Brasil já foi transcrito lá?
Por favor, qual o tópico que devo encontrar essa recomendação de se fazer direto por lá, não encontrei.
Obrigado
Para seu processo é necessário:
- cópia simples do nascimento do Português ou indicação do número / ano / local do assento de nascimento
- sua certidão de nascimento de inteiro teor por cópia reprográfica, apostilada
- cópia autenticada do seu documento de identificação apostilada, o documento deve ter sido emitido há menos de 10 anos
- formulário 1c do com firma reconhecida por autenticidade em cartório
- Vale postal de 175 euros
O formulário e instruções de preenchimento em http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4077/manual-de-como-preencher-formulario-1c-maiores-menores-e-procuracao
Para envio dos documentos hoje o Arquivo Central do Porto está mais rápido o processo.
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3570/enderecos-para-envio-de-vale-postal-e-documentos
De uma lida nos tópicos de atribuição que tem um dedicado a cada conservatória onde você pode ter uma ideia do andamento dos processos em cada uma delas.
Vou verificar tudo o que foi passado, mas me parece de cara que é a melhor opção mesmo.
Os processos em Portugal estão demorando em média de 3 a 6 meses, dependendo da conservatória escolhida.
obrigado
• CRC de Ponta Delgada (somente Transcrição de Casamento)
Praça Gonçalo Velho, nº 12, 2º
9500-063 – Ponta Delgada
• CRC de Tondela
Rua Dr. João Almiro Melo Menezes e Castro, n.º 57
3460-584 – Tondela
• CRC de Ovar
Rua Luis de Camões, nº 15 - r/c
3880-240 – Ovar
• Arquivo Central do Porto (somente Atribuição)
Rua Visconde de Setubal, nº 328
4200-498 – Porto
• 4ª CRC do Porto (somente Transcrição de Casamento)
Rua do Cunha, nº 404
4200-250 – Porto
• 3ª CRC do Porto
Rua Álvares Cabral, 432
4050-040 - Porto
• CRC de Vila Nova de Gaia
Rua Conselheiro Veloso da Cruz, 801
Palácio da Justiça
4400-096 - Vila Nova de Gaia
• Conservatória dos Registros Centrais (somente Convolação)
Rua Rodrigo da Fonseca, 200
1099-003 - Lisboa
• Arquivo Central do Porto
4200-498 – Porto
-Certidão de Nascimento do Português com estado civil atualizado. (cópia simples)
-Certidão de Nascimento de Inteiro teor do requerente, original, emitida a menos de 1 ano e apostilada
-Cópia do RG ou PASSAPORTE do requerente, autenticada em cartório e apostilada
-Formulário MOD 1C , impresso colorido em uma única folha, frente e verso , devidamente preenchido, assinado pelo requerente com firma reconhecida por autenticidade em cartório brasileiro.
DOCUMENTOS A SEREM ENVIADOS PARA;
• Arquivo Central do Porto
4200-498 – Porto
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
-Vale Postal no valor de EUR. 175,00
VALE POSTAL A SER ENVIADO PARA:
• IRN, IP (somente Atribuição / Aquisição)
4200-498 – Porto
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
É isso mesmo amigo ? Se for isso, acho que ja envio até a próxima segunda feira (05-02)
Mais uma vez , muito obrigado!
Ok, vou substituir pela certidão reprográfica.
obrigado