Transcrição de casamento de brasileiro nacionalizado português por atribuição

Bom dia, tenho uma dúvida.

Eu e minha esposa conseguimos recentemente a nacionalidade portuguesa por atribuição, já casados. No processo de nacionalização da minha esposa, o nome que consta é o de solteira. Ou seja, creio que, legalmente, para Portugal, ainda estamos solteiros.

Temos um filho de 6 anos, e já agendei o serviço de nacionalidade portuguesa por atribuição dele no Consulado do Rio de Janeiro. Aí vem minhas dúvidas:

Será que se nos apresentarmos como solteiros, conseguimos não fazer a transcrição do nosso casamento agora? Percebi que a documentação de nacionalidade para menor é mais simples. Precisaria apenas da certidão de nascimento de interior teor do meu filho (não consta meu estado civil, nem da mãe na certidão dele) e o meu assento de nascimento (expedido pelo Consulado). Nesse caso, minha esposa iria apenas para assinar, como brasileira e solteira.

Seria possível isso? Ou necessariamente preciso transcrever nosso casamento nesse momento?

Comentários

  • @Romipaiva geralmente os consulados pedem q o estado civil seja atualizado.Não sei dizer se no Consulado do Rio de Janeiro não exigem,o de SP exige.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.