Boa tarde...vim contribuir com minha experiência e assim poder ajudar alguém que como eu tinha muitas duvidas mas consegui minha nacionalidade portuguesa ( AQUISIÇÃO PELO CASAMENTO).
Sou casada com natural português ( nascido em Portugal) e tenho duas filhas tbm nascidas em Portugal.
Dei entrada sozinha em meu processo de nacionalidade em Fevereiro de 2017 na conservatória dos registros centrais em Lisboa, pq la 'e a sede...as outras conservatorias e consulados recebem os processos e enviam p conservatória central.
Paguei € 250 Levei minha certidão de nascimento reconhecida e de inteiro teor; copia do passaporte valido tbm reconhecido; copia de associacoes,, clubes, sociedades recreativas.... que sócia em Portugal - ex bombeiros; copia de recibos dos centro de saúde; copia de equivalência de curso( 12 * décimo segundo e 3 graus) reconhecidos em Portugal; copia do NIF, N. Utente, N segurança social; copia da certidao do marido e Cartao cidadao dele: copia do cartao cidadao das minhas filhas.
Enfim levei tudo que me liga a Portugal que tinha em maos com meu nome principalmente ( TUDO ISSO QUE APRESENTEI , LEVEI TBM OS ORIGINAIS)
Meu processo saiu agora em Fevereiro, quase um ano completou da data que dei entrada.
Foi bem tranquilo na conservatória, disse o que queria, levei tudo e o funcionário foi me explicando e consegui da entrada. Voce pode pagar no debito, em cheque e em dinheiro.
Pode acompanhar sim por Telefone, mas 'e muita sorte eles falarem realmente o que acontece. o bom 'e ir na conservatória uns 4 meses depois para saber o estado do seu processo. Pessoalmente eles informam com detalhes.
Comentários
Abrir uma discussão para cada dúvida, torna o fórum cada vez mais poluído.
175 euros para processos de pai/mãe para filho ou avô/avó para neto
1C = de pai/mãe para filho
1D = de avô / avó para neto
Eu sou filha de português.
Enviei e-mail pra ACP 2x e ninguém responde.
Sou casada com natural português ( nascido em Portugal) e tenho duas filhas tbm nascidas em Portugal.
Dei entrada sozinha em meu processo de nacionalidade em Fevereiro de 2017 na conservatória dos registros centrais em Lisboa, pq la 'e a sede...as outras conservatorias e consulados recebem os processos e enviam p conservatória central.
Paguei € 250
Levei minha certidão de nascimento reconhecida e de inteiro teor;
copia do passaporte valido tbm reconhecido;
copia de associacoes,, clubes, sociedades recreativas.... que sócia em Portugal - ex bombeiros;
copia de recibos dos centro de saúde;
copia de equivalência de curso( 12 * décimo segundo e 3 graus) reconhecidos em Portugal;
copia do NIF, N. Utente, N segurança social;
copia da certidao do marido e Cartao cidadao dele:
copia do cartao cidadao das minhas filhas.
Enfim levei tudo que me liga a Portugal que tinha em maos com meu nome principalmente ( TUDO ISSO QUE APRESENTEI , LEVEI TBM OS ORIGINAIS)
Meu processo saiu agora em Fevereiro, quase um ano completou da data que dei entrada.
Foi bem tranquilo na conservatória, disse o que queria, levei tudo e o funcionário foi me explicando e consegui da entrada.
Voce pode pagar no debito, em cheque e em dinheiro.
Pode acompanhar sim por Telefone, mas 'e muita sorte eles falarem realmente o que acontece. o bom 'e ir na conservatória uns 4 meses depois para saber o estado do seu processo. Pessoalmente eles informam com detalhes.
Espero ter ajudado