Encontrar Certidão - Marialva, Concelho de Mêda, Districto da Guarda

olá, pessoal!

Estou na busca da certidão de nascimento ou batismo dos meus bisavôs.
As informações que consegui foram:

Nome: João Abel casado com Balbina Rosa

Local de Nascimento: Marialva, Concelho de Mêda, Districto da Guarda
Data de Nascimento: só tenho o ano 1884

Data do Casamento: 13/08/1914
Local do Casamento: Santos/SP/Brasil

Óbito: não encontrei mas foi em Santos/SP/Brasil

Quais seriam os caminhos?
Pois os dados acima foram o que consegui no cartório aqui em santos.

Comentários

  • Mariza GuerraMariza Guerra Member
    editado January 2018
    @Natty

    Sem a filiação será difícil.

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:QKD5-C4D7

    Tem livros online: https://tombo.pt/f/mda19 -

    Pode ser esse:
    137698 João Abel Meda Porto
    António Pereira Teresa de Jesus Agricultor 32 Rio de Janeiro Casado

    Veja se encontra em 1884 ou próximo disso um João com essa filiação.
  • Natty_AlmeidaNatty_Almeida Member
    editado February 2018
    Mariza, Esta imagem do Family Search é o 1º filho deles.

    Mas consegui através do seu link achar o nascimento.... poderia me ajudar a decifrar?
    http://digitarq.adgrd.arquivos.pt/viewer?id=1202388
    Na página 28

    Pelo o que consegui entender é:
    Nome: João Abel
    Data do Nascimento: 24/12/1882
    Data do Registro: 05/02/1883

    Mãe: Thadêa Jeronima
    Pai: não consegui entender....
  • @Natty_Almeida

    Pai: incógnito - nos casos de filhos fora do casamento era assim que se registrava.
  • engraçado que tenho a certidão de nascimento da minha avó, que é filha do Abel.
    E nela consta os nomes dos avôs: José Ingnacio e Thadea Jeronima

    Agora com estas informações que eu consegui consigo solicitar a certidão de nascimento?
    Para onde devo pedir? Em Marialva?
  • @Natty_Almeida

    Envie os dados ao Arquivo de Guarda - http://adgrd.dglab.gov.pt/ - indique, nome, filiação materna, freguesia, Concelho e o número do assento - 3/1883.

    Pesquise o provável casamento dos pais na freguesia. Se não encontrar terá que justificar o nome paterno nos documentos brasileiros.
  • Vixe, mas como eu poderia encontrar o possivel casamento?
    Pois ai não faço a menor idéia de que ano eles poderiam ter se casado....
  • @Natty

    Primeiramente procure nos registros de casamento de Marialva a partir do nascimento de João Abel: https://tombo.pt/f/mda19 - busque em vários anos
    Se não encontrar veja na freguesia de mãe.
  • @Mariza Guerra

    Vou ressuscitar o meu tópico, pois só agora conseguirei dar andamento.

    Encontramos os assentos dos portugueses, João Abel e sua esposa Balbina Rosa, e qdo fomos verificar a questão de retificação, por conta de não haver o nome do pai na certidão do João Abel , teríamos que fazer retificação via judicial.

    Estou tentando encontra um possível casamento após o nascimento dos pais do João Abel, porém a freguesia de Marialva não possui registros de casamento após 1882.

    Que freguesia eu deveria procurar? Qual seria a freguesia derivada?

    A Freguesia da mãe do João Abel tbem não seria, pois é Vale dos Ladrões, que dps virou Vale Flor e tbem não tem registros de casamento após 1882.

    Estou perdida por onde devo procurar.

  • @Natty_Almeida

    Voce pode olhar no fs, secao imagens por freguesia.

    Há nessa área os assentos de batismo, matrimônio e óbito.

    Boa sorte!

  • @Natty_Almeida Você diz que a conservatória da freguesia não tem os registros? Você já tentou verificar com o Arquivo Regional da Guarda? Pois esses registros mais antigos geralmente estão arquivados lá.

  • @guimoss no FS estam bloqueada as imagens

  • Natty_AlmeidaNatty_Almeida Member
    editado May 2021

    @gstabile , sim a freguesia de Marialva não tem registros de casamento antes no ano de 1882, somente registros anteriores

    Já procurei nos livros da conservatória de Guarda nos anos de 1882 e 1883, e nada.

    Tô achando que a mãe do João Abel realmente era mãe solteira e colocou o nome na certidão de casamento do João Abel de um possível pai, que ela nunca casou

  • guimossguimoss Beta
    editado May 2021

    @Natty_Almeida

    Olhei lá e realmente a freguesia de marialva não está disponível.

    Deixe aqui os dados dos assentos de ambos os portugueses, com todas as informações disponiveis e situações de retificações, bem como de parentes do BR ou PT.

    Você talvez deva considerar fazer a atribuição pela linha materna, em virtude desses problemas.

    Você disse que sabia a data de nascimento do pai do João abel (José Ignácio).

    Você também poderia pedir para o AD fazer uma busca nos anos que nao estão online eou se informar com eles a localização dos livros dessa freguesia.

    Antes, tente perguntar, de forma informal, por email sobre a sua situação.

    Eu ja augeri aqui uma vez para outro forista (nao me lembro o topico) sobre a inclusão de dados em assentos portugueses, inclusive citando os artigos da lei portuguesa.

    Procure pelas minhas msgs no forum. Dessa forma, com o nascimento da filha (onde o pai do joao abel aparece + o batismo do pai do joao abel), vc conseguiria fazer a retificacao do assento portugues em Portugal.

    É raro por aqui e burocrático, mas acho que é possível.

    Voce também poderia tentar buscar pelo obito do jose ignacio em PT, se vc tem certidoes brasileiras em que ele aparece como falecido.

    Boa sorte!

  • @guimoss

    Então acho que o caminho mais fácil é fazer a retificação judicial.

    Eu não tenho nenhuma informação sobre o Pai do João Abel (José Ignácio), e nem sobre a mãe dele a (Thadêa Jeronimo)

    Então fazendo a retificação judicial, e retirando o nome do pai do João Abel da Certidão de Casamento deles e da Certidão de Nascimento da Filha do João Abel, eu resolveria o problema e conseguiria fazer a transcrição do casamento e depois dar entrada no processo de NETO.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.