Encontrar Certidão - Marialva, Concelho de Mêda, Districto da Guarda
Natty_Almeida
Member
olá, pessoal!
Estou na busca da certidão de nascimento ou batismo dos meus bisavôs.
As informações que consegui foram:
Nome: João Abel casado com Balbina Rosa
Local de Nascimento: Marialva, Concelho de Mêda, Districto da Guarda
Data de Nascimento: só tenho o ano 1884
Data do Casamento: 13/08/1914
Local do Casamento: Santos/SP/Brasil
Óbito: não encontrei mas foi em Santos/SP/Brasil
Quais seriam os caminhos?
Pois os dados acima foram o que consegui no cartório aqui em santos.
Estou na busca da certidão de nascimento ou batismo dos meus bisavôs.
As informações que consegui foram:
Nome: João Abel casado com Balbina Rosa
Local de Nascimento: Marialva, Concelho de Mêda, Districto da Guarda
Data de Nascimento: só tenho o ano 1884
Data do Casamento: 13/08/1914
Local do Casamento: Santos/SP/Brasil
Óbito: não encontrei mas foi em Santos/SP/Brasil
Quais seriam os caminhos?
Pois os dados acima foram o que consegui no cartório aqui em santos.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Sem a filiação será difícil.
https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:QKD5-C4D7
Tem livros online: https://tombo.pt/f/mda19 -
Pode ser esse:
137698 João Abel Meda Porto
António Pereira Teresa de Jesus Agricultor 32 Rio de Janeiro Casado
Veja se encontra em 1884 ou próximo disso um João com essa filiação.
Mas consegui através do seu link achar o nascimento.... poderia me ajudar a decifrar?
http://digitarq.adgrd.arquivos.pt/viewer?id=1202388
Na página 28
Pelo o que consegui entender é:
Nome: João Abel
Data do Nascimento: 24/12/1882
Data do Registro: 05/02/1883
Mãe: Thadêa Jeronima
Pai: não consegui entender....
Pai: incógnito - nos casos de filhos fora do casamento era assim que se registrava.
E nela consta os nomes dos avôs: José Ingnacio e Thadea Jeronima
Agora com estas informações que eu consegui consigo solicitar a certidão de nascimento?
Para onde devo pedir? Em Marialva?
Envie os dados ao Arquivo de Guarda - http://adgrd.dglab.gov.pt/ - indique, nome, filiação materna, freguesia, Concelho e o número do assento - 3/1883.
Pesquise o provável casamento dos pais na freguesia. Se não encontrar terá que justificar o nome paterno nos documentos brasileiros.
Pois ai não faço a menor idéia de que ano eles poderiam ter se casado....
Primeiramente procure nos registros de casamento de Marialva a partir do nascimento de João Abel: https://tombo.pt/f/mda19 - busque em vários anos
Se não encontrar veja na freguesia de mãe.
@Mariza Guerra
Vou ressuscitar o meu tópico, pois só agora conseguirei dar andamento.
Encontramos os assentos dos portugueses, João Abel e sua esposa Balbina Rosa, e qdo fomos verificar a questão de retificação, por conta de não haver o nome do pai na certidão do João Abel , teríamos que fazer retificação via judicial.
Estou tentando encontra um possível casamento após o nascimento dos pais do João Abel, porém a freguesia de Marialva não possui registros de casamento após 1882.
Que freguesia eu deveria procurar? Qual seria a freguesia derivada?
A Freguesia da mãe do João Abel tbem não seria, pois é Vale dos Ladrões, que dps virou Vale Flor e tbem não tem registros de casamento após 1882.
Estou perdida por onde devo procurar.
@Natty_Almeida
Voce pode olhar no fs, secao imagens por freguesia.
Há nessa área os assentos de batismo, matrimônio e óbito.
Boa sorte!
@Natty_Almeida Você diz que a conservatória da freguesia não tem os registros? Você já tentou verificar com o Arquivo Regional da Guarda? Pois esses registros mais antigos geralmente estão arquivados lá.
@guimoss no FS estam bloqueada as imagens
@gstabile , sim a freguesia de Marialva não tem registros de casamento antes no ano de 1882, somente registros anteriores
Já procurei nos livros da conservatória de Guarda nos anos de 1882 e 1883, e nada.
Tô achando que a mãe do João Abel realmente era mãe solteira e colocou o nome na certidão de casamento do João Abel de um possível pai, que ela nunca casou
@Natty_Almeida
Olhei lá e realmente a freguesia de marialva não está disponível.
Deixe aqui os dados dos assentos de ambos os portugueses, com todas as informações disponiveis e situações de retificações, bem como de parentes do BR ou PT.
Você talvez deva considerar fazer a atribuição pela linha materna, em virtude desses problemas.
Você disse que sabia a data de nascimento do pai do João abel (José Ignácio).
Você também poderia pedir para o AD fazer uma busca nos anos que nao estão online eou se informar com eles a localização dos livros dessa freguesia.
Antes, tente perguntar, de forma informal, por email sobre a sua situação.
Eu ja augeri aqui uma vez para outro forista (nao me lembro o topico) sobre a inclusão de dados em assentos portugueses, inclusive citando os artigos da lei portuguesa.
Procure pelas minhas msgs no forum. Dessa forma, com o nascimento da filha (onde o pai do joao abel aparece + o batismo do pai do joao abel), vc conseguiria fazer a retificacao do assento portugues em Portugal.
É raro por aqui e burocrático, mas acho que é possível.
Voce também poderia tentar buscar pelo obito do jose ignacio em PT, se vc tem certidoes brasileiras em que ele aparece como falecido.
Boa sorte!
@guimoss
Então acho que o caminho mais fácil é fazer a retificação judicial.
Eu não tenho nenhuma informação sobre o Pai do João Abel (José Ignácio), e nem sobre a mãe dele a (Thadêa Jeronimo)
Então fazendo a retificação judicial, e retirando o nome do pai do João Abel da Certidão de Casamento deles e da Certidão de Nascimento da Filha do João Abel, eu resolveria o problema e conseguiria fazer a transcrição do casamento e depois dar entrada no processo de NETO.