Portuguêsa se casou com espanhol

Boa tarde!

Seguinte.
Meu sogro é filho de portuguesa, com espanhol. Porém ainda não sei se o casamento foi registrado em portugal. DETALHE (os dois já são falecidos. O espanhol faleceu a 40 anos atrás e a portuguêsa a 2 anos.
Queria saber se mesmo o casamento não sendo registrado em Portugal, eu consigo tirar a cidadania do meu sogro. Tem que transcrever o casamento mesmo ela sendo declarante da certidão do meu sogro?
Pq um advogado me informou que mesmo que o casamento não tenha sido registrado, terá que transcrever, e fazendo isso a portuguêsa perde a nacionalidade.

Agradeço desde já.

Comentários

  • Alguém pra me ajudar??
  • editado February 2018
    @vivipinhati, primeiro vc deve confirmar se o casamento foi transcrito ou não em Portugal.Envie email para rcentrais.informatizacoes@irn.mj.pt e confirme tb se a portuguesa ainda possui a nacionalidade.Como ela foi a declarante do nascimento do seu sogro, talvez não seja necessário transcrever o casamento.
  • VivipinhatiVivipinhati Member
    editado January 2018
    Vlad ela morreu faz 2 anos com 93 anos aqui no Brasil, veio pra cá jovem. É possível ela ter perdido a nacionalidade?

    Vou pegar a certidão de óbito dela semana que vem. Lá posso ter informações sobre assento de nascimento, coisas do tipo???

    Agradecida!
  • editado February 2018
    @vivipinhati somente o Registro Central vai poder te confirmar se a mãe do seu sogro ainda mantem a nacionalidade portuguesa.Na certidão de óbito pode conter algumas informações sobre a data de nascimento dela.
  • Para fazer essa confirmação eu envio para este e-mail que você passou???

    Com quais informações???
  • editado February 2018
    @vivipinhati envie o nome e data de nascimento q deve ser suficiente e outras informaçoes q tiver sobre a mãe do seu sogro.
  • editado February 2018
    @vivipinhati no e-mail coloque tb o nome dos pais da mãe do seu sogro .
  • Estou com o mesmo problema, contudo, minha bisavó não é a declarante do nascimento do meu avô.
  • @Eduardolopes seu bisavô também era espanhol????

    Se nada der certo, tentarei a cidadania espanhola.
  • @vivipinhati a nacionalidade espanhola me parece ser bem mais difícil.
  • Verdade @vladpen

    Porém a portuguêsa se foi ela a declarante do nascimento consta já com nome de casada??? Pois quando ela teve o meu sogro, ela já era casada com o espanhol, e passou a ser chamada Aurora Augusta Pinhati. E o nome de solteira é Aurora Augusta de Jesus. Altera alguma coisa???

    Mesmo com nome de casada ela sendo a declarante não tem.problema???
  • @Vivipinhati mesmo ela sendo a declarante , terá q transcrever o casamento em Portugal se ainda não foi feito.Ja verificou isso em Portugal?
  • Não @Vladpen pois um advogado me passou que assim que eu transcrever o casamento em Portugal, a portuguêsa perde a cidadania, pois se casou com um espanhol :(
  • @Vivipinha vou confirmar isso.
  • Agradeço de coração @Vladpen
  • @Vivipinha conversei com a @Marcia e ela me disse q essa informação do advogado não procede.Ela somente perderia a nacionalidade portuguesa se ela pedisse isso.
  • Sério????

    Vou correr atrás disso já. Muito obrigada @vladpen vou atualizando as informações aqui.
  • @Vladpen peguei o certidão de óbito da Portuguesa e diz que a nacionalidade é de Ariranha SP, teria que estar Portugal???

    Fiz uma pesquisa e a partir de 1820 ariranha começou a receber imigrantes espanhóis e italianos. No caso a portuguêsa era esposa de um espanhol. Mandei e-mail com nome, data de nascimento, e nome dos pais da Portuguesa naquele que me passou acima. Ainda não obtive resposta.
  • @Vivipinhati..precisa confirmar se a mãe do seu sogro é mesmo portuguesa ,pq vc diz q na certidão de óbito fala q ela é de Ariranha-Sp ??
  • @vladpen sim está ariranha SP ela veio para o Brasil muito jovem, e viveu aqui até 93 anos.

    Mas como disse ariranha a partir de 1820 começou a receber imigrantes italianos e espanhóis. E o falecido marido dela era espanhol.

    CPF não consta na certidão de óbito. Só RG brasileiro. A minha dúvida é se é possível ter perdido a nacionalidade. Estou esperando resposta no e-mail. Pois no óbito está natural de ARIRANHA.

    Estou começando a desanimar já.
  • @ViviPinhati não desanime..passe os dados aqui e quem sabe a @MarizaGuerra consegue localizar o assento da mãe do seu sogro.Com paciência e perseverança, se ela for mesmo portuguesa, tudo se arranjará.
  • @VladPen muito obrigada pela força.

    @MarizaGuerra dados:

    Aurora Augusta Pinhati (né de casada).
    Aurora Augusta de Jesus (nome de solteira).
    Nascimento 25/12/1922
    Filha de Adelaide Augusta de Jesus.
    Não consta o nome do pai na certidão.

    Grata!
  • editado February 2018
    @ViviPinhati vc não consegue localizar a certidão de casamento deles? Seu sogro não sabe informar?Peça pra ele pesquisar com parentes.., tios etc
  • Não consigo @VladPen o pai do meu sogro faleceu quando todos os filhos eram pequenos. Na verdade nem sabem dizer muito do pai.

    Responderam meu e-mail, mas não entendi muito bem.

    "Bom dia,



    Reencaminho para os devidos efeitos.





    Com os melhores cumprimentos,

    Ana Paula Domingues

    Oficial dos Registos e Notariado"

  • editado February 2018
    @ViviPinhati..sugiro verificar junto ao cartório de Ariranha se consta o nascimento da mãe do seu sogro.De repente ela nasceu no Brasil e não em Portugal..

    "Não consigo @VladPen o pai do meu sogro faleceu quando todos os filhos eram pequenos. Na verdade nem sabem dizer muito do pai." Mas estamos falando da mãe dele e não do pai.. ele não sabe nada da mãe? onde casou?
  • @vladpen depois de muito procurar encontrei a certidão de nascimento, casamento e óbito da Aurora. Porém ela é filha de portuguêsa e não portuguêsa. Meu sogro como neto de portuguêsa, pode requerer a cidadania e depois passar pro meu marido?no caso bisneto de português?

    A esperança é a última que morre hahahah
  • @Vivipinhati para atribuiçao de netos de portugueses é necessário cumprir as regras de acordo com a nova lei.Leia os detalhes nesse tópico.

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9702/atribuicao-de-nacionalidade-para-netos-decreto-lei-71-2017-nova-processos-e-acompanhamento/p1
  • @vivipinhati Meu bisavô era espanhol.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.