Cartório não quis retificar

Boa noite, estou num caso muito complicado, é o seguinte:

Quero dar entrada na cidadania do meu avô, já tenho a certidão portuguesa da mãe dele e nela foi registrada como Maria apenas (nascida em 24/04/1893).
Filha de Barbara Ferreira e Carlos Gomes. Casada com Candido dos Santos Silverio.

Porém na certidão de nascimento do meu avô o nome da portuguesa está Barbara de Jesus, o nome do português está correto.Um documento que tenho de registro de estrangeiro também está Maria Barbara de Jesus.

A CRC de Armamar disse que a certidão de casamento está informatizada e que se casaram em 20 de janeiro de 1931 - Candido Santos Silverio casado com Maria de Jesus.

Porém fui ao cartório hoje e se recusaram a retificar, pois alegaram que precisaria de uma prova com documento brasileiro de que ela teria esse Maria no nome. Mostrei esse documento de estrangeiro e não aceitaram. Até levei a nova lei do artigo 110, porém falaram que não cai nesta lei porque não é evidente o erro na certidão. Nem quiseram me dar o formulário que encaminha para o MP, pois de acordo com eles, com a nova lei eles não dão mais este formulário.

Tem mais: No registro de estrangeiro diz que chegaram aqui em 1914, porém se está que casaram em 1931, como pode? Meu bisavô não voltou para Portugal, meu avô é o filho caçula e nascem em 1934. Estou esperando Armamar me mandar a certidão de nascimento digital pra eu poder olhar direitinho isso.

Alguém já passou por algo parecido? Obrigado desde já a atenção

Comentários

  • Vai ter que entrar com uma ação de retificação de registro Civil.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.