Ajuda para conseguir certidão de nascimento (Vila Real, 1882)

Bom dia,

Gostaria de ajuda para encontrar a certidão de nascimento de meu bisavô, Manoel dos Santos Cardoso, nascido em Vila Real em 22/10/1882, filho de Manoel dos Santos Cardoso e Ana Emilia da Conceição, portugueses falecidos à época de seu casamento com Elisa Nogueira Linhares, em 23/11/1929.

O único documento a que tenho acesso é a certidão de casamento dos meus bisavós, registrada em Rio Branco, no Acre.

Obrigado desde já por qualquer ajuda.

Comentários

  • Outra informação que acabei de encontrar é que é possível que o ano de nascimento esteja incorreto na certidão de casamento; talvez tenha nascido em 1884. Também é possível que tenha entrado no Brasil pelo Amazonas, e posteriormente se mudado para o Acre.

    Espero que possam me ajudar.

    Obrigado.
  • Consegui encontrar a referência do decreto de naturalização dele, alguma ideia de como encontrar esse documento?
  • Desculpem pela repetição, mas vou atualizar o tópico com tudo que encontrei até agora:

    Nome: Manoel dos Santos Cardoso (viúvo, provavelmente, de Francisca Pinheiro quando se casou com Elisa)
    Nome da mãe: Anna Emilia da Conceição
    Nome do pai: Manoel dos Santos Cardoso
    Data de nascimento: 22 de outubro de 1882
    Local de nascimento: Local desconhecido em Portugal
    Nome do cônjuge: Elisa Nogueira Linhares (viúva de Manoel da Cunha Linhares quando se casou com Manoel)
    Data de casamento com Elisa: 21 ou 23 de novembro de 1929
    Local de casamento com Elisa: Rio Branco, Acre
    Profissão: Funcionário público
    Residência: Acre
    Data de falecimento: Desconhecida, provavelmente entre 1961 e 1962
    Local de falecimento: Desconhecido, provavelmente no Acre
    Data do decreto de naturalização: 28 de maio de 1929

    Por gentileza, é possível me ajudar a encontrar o decreto de naturalização e/ou a certidão de nascimento de meu bisavô com essas informações?

    Qualquer ajuda, informação ou orientação será extremamente bem-vinda.

    Muito obrigado.

    Guilherme
  • Guilherme

    Onde encontrou a referência a Vila Real? Ele emigrou sozinho?
  • guilhermefguilhermef Member
    editado February 2018
    Mariza, obrigado pelo interesse.

    Tenho acesso a uma certidão de casamento dos dois. Contudo, ela é de 1944, então tive muito cuidado com as informações que extraí dela e consegui quase tudo que relatei através de buscas em jornais da época. As informações que encontrei estão quase todas de acordo com a certidão, e são confiáveis. Mas infelizmente não encontrei nenhum relato de que ele é de Vila Real, motivo pelo qual prefiro afirmar que o local de nascimento é desconhecido.

    Consta na referida certidão: "Ele, viúvo, nascido em Vila Real, Portugal, aos vinte e dois dias (22) do mês de outubro de mil oitocentos e oitenta e dois (1882)...".

    Infelizmente não sei informar se ele emigrou sozinho. Sei apenas, sem certeza, com base na certidão, que os pais eram portugueses falecidos em 1929, quando se casou.

    Também sei que em 1914 ele já trabalhava no Acre, provavelmente em Tarauacá, como mecânico em usinas de eletricidade (imagino que já era funcionário público).
  • Bom dia, atualizando com os dados que encontrei na certidão de óbito:

    Data de falecimento: 25 de dezembro de 1962
    Local de falecimento: Belém, Pará

    Na certidão de óbito consta que o nome da mãe dele era Ana Maria da Conceição Cardoso (ao invés de Anna Emilia da Conceição).

    Se possível, por favor, me ajudem. Já entrei em contato com cartórios no Acre e Pará, Ministério da Justiça, Arquivo Nacional. Mas, até agora, sem resposta.

    Obrigado,

    Guilherme
  • Boa tarde.... alguém poderia me ajudar a encontrar o local de nascimento de Albano Teixeira Reis, filho de João Batista dos Reis e Cândida Teixeira Gonzaga....ele nasceu em 24, veio da região de "trás os montes".... obrigado.... André....
  • @Mariza Guerra, muito obrigado pela valiosa informação.
  • @Mariza Guerra ,

    Não consegui nada por Belém. Contudo, depois de meses de espera, o Arquivo Nacional me enviou o processo de naturalização dele na íntegra. Nos autos, consta que a data de nascimento teria sido 22/10/1878, em Vila Real. Não há menção a distrito, concelho ou freguesia.
    Ter a cópia do processo de naturalização pode servir de alguma forma para conseguir a cidadania portuguesa? Em caso negativo, alguma sugestão de onde procurar, com base nessa nova informação (ano diferente)?
  • guilhermefguilhermef Member
    editado July 2018
  • Olá @alleoneli

    RE do Albano
    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3Q9M-CS3V-CPRW?i=360&cc=2140223

    Passaporte da mãe
    http://pesquisa.adporto.pt/viewer?id=411634 clique em m0260.tif passaporte nº767

    No CEPESE http://www.remessas.cepese.pt/remessas/mod/itsdatabase/view.php?id=10
    ID 67743 / Albano / ID 400375 / Cândida Teixeira Gonzaga / Filho / 3 / Masculino / Solteiro
    ID 400375 / Cândida Teixeira Gonzaga / Sabrosa / Porto / João Gonçalves Teixeira / Antónia Teixeira / Doméstica / 39 / Santos / Casado https://tombo.pt/m/sbr

    http://pesquisa.adporto.pt/details?id=1599362 pode solicitar o processo no AD do Porto em "Pedido de reprodução"

    ou solicitar uma pesquisa na CRC de Sabrosa, são poucas freguesias... talvez consiga

    CRC de Sabrosa
    R. do Loreto - Paços do Município, Cod. postal: 5060-328
    Tel: 259937010
    Fax: 259937019
    Email: registos.sabrosa@irn.mj.pt
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.