Filhos de casamentos diferentes

Olá,gostaria de um auxílio de vocês,a situação é a seguinte: Meu irmão foi casado com a 1a mulher e teve 3 filhos (casamento e separação averbados em Portugal) casou pela 2a vez e teve 1 filha(casamento legal mas não averbado em Portugal) Ocorre que ele quer tirar cidadania para os 4 filhos.Dúvida: Ele deve tirar os 3 primeiros,depois averbar o 2o casamento e só depois pedir da última filha? Ou ele pode pedir logo a dos 4 sem averbar o último casamento? Já agradeço e aguardo.

Comentários

  • @alicinha segundo orientações da @Marcia, seu irmão pode atribuir os 4 filhos juntos, mas por causa do ultimo filho ele deve fazer na conservatória ACP se ele foi o declarante do nascimento para não ter q transcrever o segundo casamento.
  • alicinha11alicinha11 Member
    editado January 2018
    Entendi @VladPen mas tem mais um porém...ele assim como eu é nascido na Angola e certamente vai acontecer como o do meu filho que enviei para Tondela e eles transferiram para a Lisboa,apesar que não posso reclamar porque a do meu filho mesmo sendo por Lisboa foi concluído em 3 meses,mas acho que no caso dele seria melhor então fazer só os 3 primeiros por hora,o que acha??
  • @alicinha11

    Em Lisboa será exigido a transcrição do casamento para a atribuição do filho mais novo. Envie a dos três, faça a transcrição e envie a do quarto filho ou faça a transcrição antes e envie a dos quatro filhos num mesmo momento.
  • Obrigada @MarizaGuerra perfeito!
  • Bom dia!
    Gostaria da ajuda de vcs tb, por favor!
    A minha situação é muito parecido com a da Alicinha11.

    Vamos a história:
    A NATURALIZAÇÃO do meu pai q está sendo feita no ACP sairá a qq momento e terei que fazer a CONVOLAÇÃO. Para que eu faça a Convolação, tirarei o CARTÃO CIDADÃO para o preenchimento do formulário 1D. Porém, meu pai foi casado com minha mãe e teve 3 filhas e divorciou-se. Depois disso, ele casou-se novamente (União estável) e teve outro filho. Ou seja, DOIS CASAMENTOS! E nós 4 (os filhos) queremos fazer o pedido da cidadania! ;-)

    1ª PERGUNTA: Terei que fazer a TRANSCRIÇÃO DO CASAMENTO E DE DIVÓRCIO dos meus pais antes de fazer o CARTÃO CIDADÃO aja visto que no mesmo vem o estado civil?

    2ª PERGUNTA: Posso fazer o pedido TRANSCRIÇÃO DE CASAMENTO E DIVÓRCIO juntos?

    3ª PERGUNTA: No caso do processo de minha cidadania e a dos meus irmão (lembrando q meu irmão é do segundo casamento), poderemos enviar nossos documentos juntos para fazer o pedido?

    4º PERGUNTA: Qual a conservatória q vcs me sugerem em ambos os casos (Transcriçao e a Cidadania)?

    Agradeço desde já!
  • @Franciane Esteves,

    veja o que escrevi em (talvez a segunda esposa de seu pai tb queira a nacionalidade):
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/131971/#Comment_131971

    1. não precisa. Ele pode pedir o CC como solteiro e depois pedir outro, com o estado civil atualizado, se for o caso.

    2. não. A transcrição de casamento vocês mesmos podem mandar, o divórcio depende de um advogado

    3. sim, podem enviar no mesmo envelope do SEDEX, com envelopes pardos dentro, separando os processos. Se seu pai tiver sido o declarante de todos vocês, podem enviar os processos para o ACP, sem transcrever nenhum casamento. Porém, se a segunda esposa dele tiver interesse pela nacionalidade, terá que fazer todo o trâmite.

    4. Para atribuição dos filhos --> ACP
    Se for transcrever os casamentos (cada um a seu tempo, com a homologação do divórcio no meio) --> para transcrição: Ponta Delgada, para atribuição dos filhos: ACP, para nacionalidade da esposa atual: Lisboa
  • Nossa, @Marcia! Muito obrigada por sua resposta e sua atenção despendida! Seguirei a risca a sua dica!! ;-) Muito obrigada mesmo! xx
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.