Certidão de casamento diferente da certidão de batismo no nome das avós e na idade

Bom dia a todos,

Estou cuidando do processo da minha sogra, que é filha de portugueses, tanto o pai como a mãe, ambos já falecidos, e preciso de uma ajuda e orientação.

No caso, conseguimos as certidões de batismo na Ilha da Madeira, com ajuda aqui do fórum, que tem os seguintes dados:

Pai: Manuel

Data: 06-12-1895
Paróquia / Conservatória: Faial

FILHO: Manuel
Pai: António Gomes de Mendonça
Mãe: Francisca Gomes de Freitas

Livro: 8307
Folha: 42-42 v.º
Obs:

http://abm.madeira.gov.pt/pesquisa/baptismo/index.php?id=191615

Mãe: Serafina

Data: 03-04-1899
Paróquia / Conservatória: Faial

FILHO: Serafina
Pai: António de Freitas Candelária
Mãe: Ana Teixeira

Livro: 8311
Folha: 19 v.º-20
Obs:

http://abm.madeira.gov.pt/pesquisa/baptismo/index.php?id=192171

O problema é que na certidão de casamento que nós conseguimos aqui no Brasil, consta o casamento em 26 de julho de 1916, e o nome das avós aparecem diferentes.

Pai: Manoel
Avó paterna: Francisca de Jesus
(No batismo: Francisca Gomes de Freitas)

Mãe: Serafina
Avó materna: Anna de Freitas de Jesus
(No batismo: Ana Teixeira)

A segunda divergência é sobre as datas de nascimento.

Nos santinhos que a minha sogra guardou dos pais, consta o nascimento de Manoel em 20 de Novembro de 1894, e de Serafina em 25 de Março de 1895.

Na certidão de casamento de 1916, consta a idade de Manoel de 22 anos completos de idade e a Serafina com a idade de 21 anos completos de idade. Nesse caso, o ano de nascimento de Manoel seria 1894, e o ano de nascimento de Serafina seria 1895, como consta nos santinhos.

No entanto, se considerarmos as datas de nascimento que constam no batismo, eles teriam casado com a idade de 21 anos, ele, e de 17 anos (não sei qual a idade de casamento da época), no caso dela.

Pai: Manoel
Santinho/casamento: 20 de novembro de 1894
Batismo: 06 de dezembro de 1895

Mãe: Serafina
Santinho/casamento: 25 de março de 1895
Batismo: 03 de abril de 1899

Como curiosidade, achei a certidão de casamento dos pais de Manoel e de Serafina no mesmo arquivo da Ilha da Madeira, em Faiol.

António Gomes de Mendonça Francisca Gomes de Freitas Paróquia do Faial 1893 5919 6-7
António de Freitas Candelária Ana de Jesus Paróquia do Faial 1895 8325 A 10-11

http://abm.madeira.gov.pt/pesquisa/casamento/index.php?id=Qqk4xOt8oVx4
http://abm.madeira.gov.pt/pesquisa/casamento/index.php?id=jNVEUYB4bgOl

Gostaria de uma ajuda, como fazer para retificar a certidão de casamento? O cartório faria diretamente ou é preciso processo judicial?

Quais os documentos portugueses necessários?

Agradeço a todos a ajuda nesse tópico!

Comentários

  • Bom dia, @Raphael Alberto,

    vamos por partes:
    1. Precisa transcrever o casamento dos pais de sua sogra, antes de qq coisa. E, neste caso, os nomes das avós dela na certidão de casamento estão muito diferentes. E, assim, cairia em exigência. Terá que retificar esta certidão aqui no Brasil, como passo número 1.

    2. Depois da certidão retificada, poderá enviar a transcrição de casamento e, qdo concluída, poderá enviar a atribuição da sogra.

    3. Sobre os nascimentos:
    "Na certidão de casamento de 1916, consta a idade de Manoel de 22 anos completos de idade e a Serafina com a idade de 21 anos completos de idade. Nesse caso, o ano de nascimento de Manoel seria 1894, e o ano de nascimento de Serafina seria 1895, como consta nos santinhos."
    Isso não seria problema. Contudo, se vai retificar a certidão, pode aproveitar e resolver essas divergência tb.

    3. Para o processo de retificação, depende de cada cartório.
    De que estado é essa certidão?
  • Bom dia Marcia, obrigado pela resposta!

    É do interior de São Paulo.

    Você acha que ajudaria pedir as certidões de casamento dos avós da minha sogra de Portugal?
  • Raphael,

    as datas que aparecem nas pesquisas são as do batismo. A data de nascimento do Manuel é 30/11/1895.

    Quanto à Serafina, me parece que a idade foi aumentada porque precisaria da autorização dos responsáveis e pelo menos os pais já eram falecidos quando veio para o Brasil em 1913 com o irmão João e os avós:

    Requerentes José Teixeira de Jesus
    Cônjuge Genoveva Joaquina Marques
    Acompanhante: Serafina
    Parentesco: Neta
    Destino Brasil
    Ano 1913
    Mês 11
    Caixa 182-A
    Num Processo 125
    Num Passaporte 1998
    Data Baptismo None
    Pai Requerente Hilário Teixeira de Jesus
    Mãe Requerente Francisco Pereira
    Pai Cônjuge Teodoro Marques
    Mãe Cônjuge Maria Joaquina Rosa de Sousa
    Filhos None
    Obs 1.ª saída. Os netos do requerente são orfãos dos já falecidos, António de Freitas Candalaria e sua mulher Ana Teixeira de Jesus. Segundo o Lv.º de Registo a Serafina (14 anos) e o João (11 anos) são filhos do requerente.
  • Talvez não precise retificar certidões...
    ***
    António de Freitas Candelária Ana de Jesus Maria Paróquia do Faial 1896-06-24 8308 19-19 v.º
    António de Freitas Candelária Júnior Ana Teixeira de Jesus Bela Paróquia do Faial 1897-11-14 8309 39 v.º-40
    António de Freitas Candelária Ana Teixeira Serafina Paróquia do Faial 1899-04-03 8311 19 v.º-20
    António de Freitas Candelária Ana Teixeira de Jesus João Paróquia do Faial 1901-06-30 8313 34-34 v.º
    António de Freitas Candelária Ana de Jesus Ana Paróquia do Faial 1902-07-21 8314 29-29 v.º
    António de Freitas Candelária Ana de Jesus Teodolinda Paróquia do Faial 1904-10-22 8316 40 v.º-41
    António de Freitas Candelária Ana de Jesus Antónia Paróquia do Faial 1905-09-11 8317 38-38 v.º
    António de Freitas Candelária Ana Teixeira de Jesus Iria Paróquia do Faial 1907-09-16 8319-A 31-31 v.º
    ***

    Repare que o nome da mãe varia a cada batismo: Ana de Jesus, Ana Teixeira e Ana Teixeira de Jesus.
  • Obrigado, Guilherme!

    E vi mesmo que consta na certidão de batismo a data de 30/11/1895 e de 24/03/1899, mas ainda tem a diferença no ano, em que Manuel aparece em 1894 e Serafina em 1895, mas acredito que eles tenham mudado o ano para poderem vir ao Brasil e se casarem.

    Será que é necessário retificar as datas?

    Os nomes da mãe de Serafina aparecem de modo diverso mesmo, inclusive aparecendo Ana de Jesus entre eles.
    No caso de Manuel, aparece o nome Francisca Gomes de Jesus no nascimento da primeira filha, mas depois o nome muda para Francisca Gomes de Mendonça e Francisca de Freitas nos outros nascimentos, inclusive no caso do Manuel, segundo filho.

    É possível que eles aceitem sem retificação nenhuma?
  • @Marcia e @Guilherme o que vcs acham de eu devo fazer?
  • @Raphael Alberto,
    não acho que tenha problema com as datas.
    A questão é apenas referente aos nomes. Aí, acredito que precise de retificação sim.
    Vamos ver o que o @Guilherme acha.
  • @Raphael Alberto minha bisavó era irmã da mãe da sua sogra. Ela é Bella de Freitas, irmã de Serafina. Estou procurando registros de quando a Bella veio para o Brasil, você saberia me ajudar?

    E @Guilherme Moreira , vi que vc postou uma informação de um processo de passaporte, teria como me passar o link pra eu verificar se a Bella veio junto com a irmã Serafina pro Brasil?

  • Oi @Guilherme Moreira , eu tenho o batismo e casamento dela, que foi no Br.

    Queria mesmo só localizar quando ela veio e com quem. Naquele processo que vc menciona lá em cima - Caixa 182-A / Num Processo 125 /Num Passaporte 1998, penso que talvez tenha o nome dela e ela tenha vindo junto com os avós e irmãos mas eu não consegui localizar o processo pra fazer consulta.

  • @fernandaparo

    Precisa solicitar a cópia ao Arquivo da Madeira.

  • @Guilherme Moreira fiz o pedido no site do arquivo da ilha da madeira, e estão me cobrando 2,5 euros, mas pelo que eu li a taxa do banco pra fazer uma transferência fica em 100 reais mais o valor do pagamento em euros, é isso mesmo?

  • @fernandaparo

    Achei que já tinha conhecimento desse custo. Não pediu a cópia certificada da certidão de sua bisavó?

    Uso o site www.cotacao.com.br para fazer encomendas dos EUA. Dá uma olhada. Deve ser mais em conta.

  • @Guilherme Moreira

    Já pedi alguns documentos digitais na Madeira mas não tiveram custo, e como vc detalhou um pouco do processo lá em cima, num comentário antigo, achei q estava disponível sem custo tb.

    Estou fazendo o processo através de advogado.

    De qq forma obrigada pelas dicas.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.