Meu curso é considerado equivalente ao Ensino Superior em Portugal?

Boa noite.
Sou formada no curso superior de Design Gráfico aqui no Brasil (com duração de 2 anos, denominado Superior Tecnólogo).
Para ingressar na candidatura especial de quem já possui esse grau, consigo utilizá-lo como equivalente em Portugal?

Comentários

  • @maricsa,
    os cursos de tecnólogo não são reconhecidos como cursos superiores em Portugal, infelizmente.
    Te sugiro que procure uma instituição politécnica e veja como solicitar uma equivalência.
  • @Marcia ah sim, que pena... então essa equivalência depende de aprovação do Instituto que eu escolher, certo? E sabe quanto tempo em média dura esse processo de validação?
  • O processo varia de instituição pra instituição.
    Entre em contato com os institutos.
    Veja a lista:
    https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_instituições_politécnicas_de_Portugal

    Na wiki está bem explicadinho. Clicando em cada um, vai abrindo os cursos que possuem.
  • @Marcia obrigada pelo link!
    Estou em contato com a instituição que me interessou... o processo para equivalência tem que ser feito através do Consulado ou isso também varia entre os institutos? Por exemplo, algum deles pode me exigir apenas uma cópia do meu diploma de curso superior autenticado pela Apostilha de Haia ao Instituto?
  • @maricsa,
    a equivalência das notas do histórico, pelo consulado, sim.
    Não acredito que nenhum já pedir só a cópia do diploma. Vão te exigir o histórico também, e inclusive, as ementas das matérias. Isso é importante também.

    Convém pegar as ementas (e dar uma carimbada em todas elas, provando ser um documento oficial da Universidade aqui no Brasil).
  • @Marcia entendi... vou atrás dos documentos, espero que dê tudo certo. Muito obrigada pela ajuda!