Nome da Bisavó na Certidão Narrativa de Nascimento aparece como de Solteira

Olá,

Queria saber se o meu caso tem solução. rs

Há um tempo atrás meu primo obteve a Certidão Narrativa de Nascimento do meu avô.

O nome do meu avô está correto (Antonio Ramos), o nome do meu bisavô está correto (Joaquim Ramos), porém o sobrenome da minha bisavó aparece como Fernanda Dalvares que é o nome de solteira e na certidão de casamento no Brasil do meu avô, onde consta ele como Português, aparece Fernanda Alves Ramos.

Outro problema é que a Identidade de Extrangeiro dele, onde consta ele como português, a data de nascimento aparece diferente. Na de Nascimento aparece 20 de Fevereiro de 1920 e na identidade como 15 de Fevereiro de 1919.

Será que enviando a Certidão Narrativa de Nascimento e as outras documentações consigo tirar a cidadania da minha mãe para posteriormente tirar a minha?

Muito obrigado!





Comentários

  • @MarcioDEL,

    seu avô português foi o declarante na certidão do(a) filho(a) (sua mãe ou seu pai)?
    Se sim, não se preocupe com a certidão de casamento dele.

    Se não, terá que transcrever este casamento. E, aí, como o nome da sua bisavó está alterado na certidão de casamento do seu avô português, terá que retificá-la.
    Depois disso, poderá pedir a nacionalidade para seu pai.

    A identidade de estrangeiro não tem efeito para estes processos.
  • Marcia,

    Muito obrigado pelos esclarecimentos!

    No caso, meu avô foi declarante sim na certidão da minha mãe.

    Estou com um problema para obter o livro e folha da certidão de nascimento dela, mas assim que conseguir vou dar entrada. Infelizmente ela só tem a de casamento e não tem cópia da de nascimento dela.

    Já pedi a busca no cartório e buscaram somente 1 mês. Talvez precise de mais tempo pra buscar.

    Muito obrigado!



  • @MarcioDEL

    Quais os dados de sua mãe? Se preferir poderá enviar inbox.
  • editado January 2018
    @MarcioDEL,
    então não terá que se preocupar mesmo com a certidão de casamento do avô.
    Basta enviar o processo de sua mãe para o ACP ou VNGaia, que não exigem transcrição de casamento, neste caso.

    Se o nome da bisavó estiver da mesma forma na certidão de nascimento de sua mãe, talvez apenas justificando-se não precise de uma retificação.
  • Oi Marcia,

    Na certidão da minha tia, minha bisavó aparece como Fernanda Alves Ramos. Acho que vai ser o caso de justificar no caso da minha mãe, pois o nome da minha bisavó deve estar o mesmo.

    A Justificativa pode ser algo do tipo, trocou de nome após o nascimento?

    Muito obrigado!
  • Mariza Guerra,

    O nome da minha mãe é Marli Ramos. O nome de casada é Marli Ramos Alves.

    Obrigado!
  • @Marcio

    Te enviei mensagem.
  • Não surgiu nenhum resultado. O nascimento é relativamente recente, portanto não há livros online ainda. Ela pode ter sido registrada tardiamente.
  • Foi o que imaginei. Vou solicitar uma busca estendida.

    Muito obrigado!
  • Ola,

    Devo dar continuidade agora na minha cidadania.

    Voces acham que eh mais facil fazer pela minha mae e depois a minha ou a minha direto como neto?

    Obrigado

  • gsilvestregsilvestre Member
    editado August 2021

    @MarcioDEL processos de neto estão demorando 2 anos; processos de filho demoram 6 meses.

    Assim, como sou ansioso (heh), considero mais fácil fazer de geração por geração..

  • Oi @gsilvestre ,

    Tambem sou ansioso :D, vou fazer geracao a geracao mesmo.

    Sabe se continua a mesma situacao em ACP e VNGaia de nao requisitar retificao do nome da minha bisavo, como a @Marcia informou acima.

    Estava pensando em ir a Portugal pra fazer a solicitacao em Armamar. Seria mais rapido?

    Obrigado

  • @MarcioDEL , não compensa ir a Portugal para entrar com o processo presencialmente. Faça tudo via DHL, aqui do Brasil.

    Se seu avô português foi o declarante do nascimento de sua mãe, não precisa transcrever o casamento. Mande o processo para o Arquivo Central do Porto, leva uns 6 meses para concluir,

    Se sua mãe mudou o nome ao se casar, mande uma certidão de casamento inteiro teor (não precisa apostilar) apenas para justificar a diferença entre o nome na certidão de nascimento e o usado no RG, CNH ou passaporte que tenha a filiação.

  • Oi @Leticialele ,

    Na verdade estou morando na Irlanda (perceba pela falta de acento no meu texto :D ) e o custo de ir a Portugal eh muito menor.

    Voce acha que indo na conservatoria onde meu avo foi registrado (Armamar) seria mais rapido ou acabaria sendo mais lento?

    Obrigado,

    Marcio

  • @MarcioDEL , não faço ideia se a Conservatória de Armamar faz mais rápido!!

    Tenho certeza de que, no momento, ACP, que tem 12 Conservadores, leva uns 6 meses para finalizar o processo.

    Sugiro que você telefone para Armamar e pergunte a eles! Ou mande um email.

    Tel: 254850360

    registos.armamar@irn.mj.pt

  • Oi @Leticialele ,

    Bom saber.

    Uma outra duvida, o RG da minha mae tem que ter sido emitido a menos de 10 anos? Ou isso seria somente pra CNH e Passaporte?

    Obrigado

  • @MarcioDEL , o RG ou qualquer outro documento de identidade têm que ter sido emitidos há menos de 10 anos.

  • @Leticialele , muito obrigado!

  • MarcioDELMarcioDEL Member
    editado August 2021

    Oi,

    Estou com uma grande duvida. Vou a Porto no mes que vem de qualquer forma e depois vou a Armamar pra conhecer a regiao que meu avo nasceu.

    Tenho opcao de dar entrada no processo da minha mae via DHL enviando do Brasil, em Armamar, ACP Porto ou VNG . Qual seria o mais rapido em termos de tempo de processo e menos arriscado?

    Caso a resposta de voces seja que o melhor for dar entrada pessoalmente, ja que vou la de qualquer forma, deverei fazer por procuracao ou levo os documentos e o formulario 1c assinado pela minha mae com firma reconhecida e apostilado?

    Obrigado

  • @MarcioDEL

    Para que uma procuração? A requerente (sua mãe) assina presencialmente no cartório, e manda por DHL para o ACP.

    Só quem pode ser procurador são advogados registrados na OAP, com raras excessões. Ter um "despachante" é ilegal na maioria dos casos. Ou a própria pessoa assina o formulário (que é o que recomendo), ou entrega para um advogado fazer por ela.

    Se você entrar como despachante, mesmo de sua mãe, vão pedir pra fazer outra procuração, assinar novamente, e vai atrasar.

    Não perca seu tempo de viagem madrugando na porta de alguma conservatória que você nem sabe onde é, pra entregar o documento.

    Não invente. Mande por DHL para o endereço abaixo e em 3 dias o processo estará caminhando. Em 6 meses estará pronto.

    Arquivo Central do Porto | Rua Visconde de Setúbal, 328 | 4200-498 - Porto | Telefone: +351 22 557 3849

  • @gandalf ,

    Acredito que minha viagem vai ser a passeio entao. :D

    Darei noticias sobre o processo aqui.

    Obrigado

  • Ola,

    Estava prestes a enviar os documentos e notei um problema.

    A certidao de nascimento/assento do meu avo conta como fevereiro de 1920. A data de nascimento da minha mae que nasceu em dez de 1949 consta como ele tendo 31 anos e nao 29.

    Voces acham que devo pedir uma retificacao antes de enviar os documentos? Detalhe eh que ja gastei o dinheiro com a copia e apostilamento. :/


    Obrigado,

    Marcio

  • @MarcioDEL , não se preocupe com isso. Antigamente as pessoas mal sabiam ler e escrever, imagine fazer contas!! Mande assim mesmo.

  • @Leticialele, muito obrigado! Vou enviar.

  • Boa tarde, voce conseguiu resolver? se sim como foi?

  • @JOELSONSOUZA ,

    Minha mae faleceu ano passado e tive que iniciar o processo como neto. Foi entregue semana passada.

  • @MarcioDEL

    Meus pêsames pelo falecimento.

    Vc poderia deixar as informações de envio no tópico de netos?

    Obrigado e abraços

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.