Nome da Bisavó na Certidão Narrativa de Nascimento aparece como de Solteira
MarcioDEL
Member
Olá,
Queria saber se o meu caso tem solução. rs
Há um tempo atrás meu primo obteve a Certidão Narrativa de Nascimento do meu avô.
O nome do meu avô está correto (Antonio Ramos), o nome do meu bisavô está correto (Joaquim Ramos), porém o sobrenome da minha bisavó aparece como Fernanda Dalvares que é o nome de solteira e na certidão de casamento no Brasil do meu avô, onde consta ele como Português, aparece Fernanda Alves Ramos.
Outro problema é que a Identidade de Extrangeiro dele, onde consta ele como português, a data de nascimento aparece diferente. Na de Nascimento aparece 20 de Fevereiro de 1920 e na identidade como 15 de Fevereiro de 1919.
Será que enviando a Certidão Narrativa de Nascimento e as outras documentações consigo tirar a cidadania da minha mãe para posteriormente tirar a minha?
Muito obrigado!
Queria saber se o meu caso tem solução. rs
Há um tempo atrás meu primo obteve a Certidão Narrativa de Nascimento do meu avô.
O nome do meu avô está correto (Antonio Ramos), o nome do meu bisavô está correto (Joaquim Ramos), porém o sobrenome da minha bisavó aparece como Fernanda Dalvares que é o nome de solteira e na certidão de casamento no Brasil do meu avô, onde consta ele como Português, aparece Fernanda Alves Ramos.
Outro problema é que a Identidade de Extrangeiro dele, onde consta ele como português, a data de nascimento aparece diferente. Na de Nascimento aparece 20 de Fevereiro de 1920 e na identidade como 15 de Fevereiro de 1919.
Será que enviando a Certidão Narrativa de Nascimento e as outras documentações consigo tirar a cidadania da minha mãe para posteriormente tirar a minha?
Muito obrigado!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
seu avô português foi o declarante na certidão do(a) filho(a) (sua mãe ou seu pai)?
Se sim, não se preocupe com a certidão de casamento dele.
Se não, terá que transcrever este casamento. E, aí, como o nome da sua bisavó está alterado na certidão de casamento do seu avô português, terá que retificá-la.
Depois disso, poderá pedir a nacionalidade para seu pai.
A identidade de estrangeiro não tem efeito para estes processos.
Muito obrigado pelos esclarecimentos!
No caso, meu avô foi declarante sim na certidão da minha mãe.
Estou com um problema para obter o livro e folha da certidão de nascimento dela, mas assim que conseguir vou dar entrada. Infelizmente ela só tem a de casamento e não tem cópia da de nascimento dela.
Já pedi a busca no cartório e buscaram somente 1 mês. Talvez precise de mais tempo pra buscar.
Muito obrigado!
Quais os dados de sua mãe? Se preferir poderá enviar inbox.
então não terá que se preocupar mesmo com a certidão de casamento do avô.
Basta enviar o processo de sua mãe para o ACP ou VNGaia, que não exigem transcrição de casamento, neste caso.
Se o nome da bisavó estiver da mesma forma na certidão de nascimento de sua mãe, talvez apenas justificando-se não precise de uma retificação.
Na certidão da minha tia, minha bisavó aparece como Fernanda Alves Ramos. Acho que vai ser o caso de justificar no caso da minha mãe, pois o nome da minha bisavó deve estar o mesmo.
A Justificativa pode ser algo do tipo, trocou de nome após o nascimento?
Muito obrigado!
O nome da minha mãe é Marli Ramos. O nome de casada é Marli Ramos Alves.
Obrigado!
Te enviei mensagem.
Muito obrigado!
Ola,
Devo dar continuidade agora na minha cidadania.
Voces acham que eh mais facil fazer pela minha mae e depois a minha ou a minha direto como neto?
Obrigado
@MarcioDEL processos de neto estão demorando 2 anos; processos de filho demoram 6 meses.
Assim, como sou ansioso (heh), considero mais fácil fazer de geração por geração..
Oi @gsilvestre ,
Tambem sou ansioso :D, vou fazer geracao a geracao mesmo.
Sabe se continua a mesma situacao em ACP e VNGaia de nao requisitar retificao do nome da minha bisavo, como a @Marcia informou acima.
Estava pensando em ir a Portugal pra fazer a solicitacao em Armamar. Seria mais rapido?
Obrigado
@MarcioDEL , não compensa ir a Portugal para entrar com o processo presencialmente. Faça tudo via DHL, aqui do Brasil.
Se seu avô português foi o declarante do nascimento de sua mãe, não precisa transcrever o casamento. Mande o processo para o Arquivo Central do Porto, leva uns 6 meses para concluir,
Se sua mãe mudou o nome ao se casar, mande uma certidão de casamento inteiro teor (não precisa apostilar) apenas para justificar a diferença entre o nome na certidão de nascimento e o usado no RG, CNH ou passaporte que tenha a filiação.
Oi @Leticialele ,
Na verdade estou morando na Irlanda (perceba pela falta de acento no meu texto :D ) e o custo de ir a Portugal eh muito menor.
Voce acha que indo na conservatoria onde meu avo foi registrado (Armamar) seria mais rapido ou acabaria sendo mais lento?
Obrigado,
Marcio
@MarcioDEL , não faço ideia se a Conservatória de Armamar faz mais rápido!!
Tenho certeza de que, no momento, ACP, que tem 12 Conservadores, leva uns 6 meses para finalizar o processo.
Sugiro que você telefone para Armamar e pergunte a eles! Ou mande um email.
Tel: 254850360
registos.armamar@irn.mj.pt
Oi @Leticialele ,
Bom saber.
Uma outra duvida, o RG da minha mae tem que ter sido emitido a menos de 10 anos? Ou isso seria somente pra CNH e Passaporte?
Obrigado
@MarcioDEL , o RG ou qualquer outro documento de identidade têm que ter sido emitidos há menos de 10 anos.
@Leticialele , muito obrigado!
Oi,
Estou com uma grande duvida. Vou a Porto no mes que vem de qualquer forma e depois vou a Armamar pra conhecer a regiao que meu avo nasceu.
Tenho opcao de dar entrada no processo da minha mae via DHL enviando do Brasil, em Armamar, ACP Porto ou VNG . Qual seria o mais rapido em termos de tempo de processo e menos arriscado?
Caso a resposta de voces seja que o melhor for dar entrada pessoalmente, ja que vou la de qualquer forma, deverei fazer por procuracao ou levo os documentos e o formulario 1c assinado pela minha mae com firma reconhecida e apostilado?
Obrigado
@MarcioDEL
Para que uma procuração? A requerente (sua mãe) assina presencialmente no cartório, e manda por DHL para o ACP.
Só quem pode ser procurador são advogados registrados na OAP, com raras excessões. Ter um "despachante" é ilegal na maioria dos casos. Ou a própria pessoa assina o formulário (que é o que recomendo), ou entrega para um advogado fazer por ela.
Se você entrar como despachante, mesmo de sua mãe, vão pedir pra fazer outra procuração, assinar novamente, e vai atrasar.
Não perca seu tempo de viagem madrugando na porta de alguma conservatória que você nem sabe onde é, pra entregar o documento.
Não invente. Mande por DHL para o endereço abaixo e em 3 dias o processo estará caminhando. Em 6 meses estará pronto.
Arquivo Central do Porto | Rua Visconde de Setúbal, 328 | 4200-498 - Porto | Telefone: +351 22 557 3849
@gandalf ,
Acredito que minha viagem vai ser a passeio entao. :D
Darei noticias sobre o processo aqui.
Obrigado
Ola,
Estava prestes a enviar os documentos e notei um problema.
A certidao de nascimento/assento do meu avo conta como fevereiro de 1920. A data de nascimento da minha mae que nasceu em dez de 1949 consta como ele tendo 31 anos e nao 29.
Voces acham que devo pedir uma retificacao antes de enviar os documentos? Detalhe eh que ja gastei o dinheiro com a copia e apostilamento. :/
Obrigado,
Marcio
@MarcioDEL , não se preocupe com isso. Antigamente as pessoas mal sabiam ler e escrever, imagine fazer contas!! Mande assim mesmo.
@Leticialele, muito obrigado! Vou enviar.
Boa tarde, voce conseguiu resolver? se sim como foi?
@JOELSONSOUZA ,
Minha mae faleceu ano passado e tive que iniciar o processo como neto. Foi entregue semana passada.
@MarcioDEL
Meus pêsames pelo falecimento.
Vc poderia deixar as informações de envio no tópico de netos?
Obrigado e abraços