Certidão de casamento do Português em Niterói/RJ

Boa noite, pessoal!

Então, em Outubro enviei a atribuição da minha avó. Hoje ligando pra LR descobri que tenho 2 exigências: a prova de vida e uma comprovação do progenitor português. Minha avó não consegue encontrar a certidão de óbito, então me resta a certidão de casamento do português.

Pelo familyreach descobri essa certidão digitalizada na 1 Circunscrição do município de Niterói, porém não consegui localizar o cartório.

Será que alguém conseguiria me ajudar em localizar o cartório? Ou melhor, saberiam dizer qual nome/número passou a ser esse cartório?

Dados do português:
Manoel Gonçalves Moreira
Cônjuge: Ernestina Martins de Carvalho
Casamento: 7 de Setembro 1919

Obrigada!!!

Comentários

  • @Fcamuri,

    O Colégio Brasileiro de Genealogia tem o de/para, pelo menos para a Cidade do Rio.
    Dei uma olhada por lá e não achei Niterói.

    http://www.cbg.org.br/novo/auxilios-a-pesquisa/onde-pesquisar/registro-civil-de-pn/
  • Mas, verifique se o Arquivo Nacional possui o livro.
    Caso positivo, eles podem emitir a certidão para você e eles mesmo a validam (bem mais barato que um cartório).
  • @Marcia

    Eu preciso ir no Arquivo Nacional para solicitar o tal livro? Ou é possível eles me atenderem por email?
    Eu fico perdida com a procura dessas certidões : (
    Quem me ajudou na procura da certidão de nascimento da minha avó, para que eu pudesse enviar a atribuição, foi a @Mila. Se ela puder me ajudar de novo, eu agradeceria muuuuuito.
  • @Marcia

    Na impossibilidade de achar o cartório em Niterói, você saberia dizer como procedo para obter uma certidão de óbito?
  • @Fcamuri

    Liga para algum cartório de Niterói e se informe: http://cartoriosbr.com.br/5567/cartorio-e-registro-civil-de-niteroi/ - no registro online que encontrou tem informações de livro, folha, assento, etc.

    No Arquivo Nacional existem talões com resumos de certidões no período de 1929 a 1961 - com intervalos.
  • @MarizaGuerra

    Ok, Mariza, eu ligarei para os cartórios e, realmente, tenho todas as informações de livro, folha....

    Pelo que vejo, eu não encontrarei no Arquivo Nacional, visto que ele casou em 1919 e os talões são de 1929-1961.

    Muito obrigada pela ajuda.
  • Fcamuri,

    1a. Circunscrição = 1a. Zona Judiciária
  • Cartório da 1ª Zona Judiciária de Niterói

    Endereço: Av. Ernani do Amaral Peixoto, 286 - Centro, Niterói - RJ, 24020-070
    Horário: Abre à(s) 09:00 segunda
    Telefone: (21) 2717-1764
  • FcamuriFcamuri Member
    editado January 2018
    @GuilhermeMoreira e @Marcia

    Fiquei emocionada agora....não consigo encontrar as palavras certas para agradecer, só posso dizer um muito obrigada!!!!
    Tinha até um certo sentido da 1 CRC ser igual a 1 Zona Judiciária, mas talvez pelo nervosismo não conseguia enxergar. Ainda bem que tem vocês para nos guiar e acalmar, rs.

    Nooossa, como é bom saber que ainda existam pessoas que nos ajudam sem nada em troca....pelo simples motivo de ajudar.

    Segunda feira estarei lá : )

    Gostaria de agradecer também a @MarizaGuerra pelo help nos cartórios.

    Obrigada, pessoal : ) : )
  • @Fcamuri,
    boa sorte! Vai dar tudo certo!
  • @Marcia

    Obrigada ; )
  • FcamuriFcamuri Member
    editado January 2018
    @Marcia

    Essa certidão pode ser simples ou precisa ser de inteiro teor?
  • @Fcamuri

    Peça a de inteiro teor. Veja se o mesmo cartório faz apostilamentos.
  • @MarizaGuerra

    Obrigada, vou solicitar a de inteiro teor, então : )
  • @Marcia e @MarizaGuerra

    Queria tirar uma dúvida....

    Então, minha avó acabou de encontrar uma cópia da certidão de óbito (ano 2008), e como o cartório que emitiu é bem perto de casa, vou preferir correr atrás da certidão de óbito ao invés de casamento. Porém dois detalhes na certidão de óbito me deixaram preocupada:

    1) O ano de nascimento do português (pai da minha avó) não bate com a do assento. No óbito, não fala a data de nascimento, mas diz que ele morreu com 75 anos, e que ao diminuir com o ano que ele faleceu, verifica-se que ele nasceu em 1884, e não em 1886, como consta no assento. Isso pode ser um problema?
    2) O nome da mãe dele não está completo (falta um sobrenome). Pode ser um problema também?

    Tô querendo otimizar ao máximo o meu tempo pra enviar logo nessa semana, mas essas incoerências que consta na certidão de óbito me deixaram receosa. Será que é melhor correr atrás da certidão de casamento mesmo? Pois essas incoerências não constam na certidão de casamento (possuo ela digitalizada).

    O que vocês acham? Envio a de óbito ou não?
    Quando a conservatória pede um comprovante do progenitor português, o que ela gostaria de ver nesses documentos?

    Agradeceria muito pela ajuda.

    Fernanda Camuri.





  • @Fcamuri

    A de casamento não possui divergências, portanto, não complique com a de óbito que possui.
  • @MarizaGuerra

    Coberta de razão, risos. Tô querendo agilizar, mas é melhor fazer com calma mesmo. Obrigada ; )
  • @Mila

    Então, o RG da minha avó tinha um pouquinho mais de 1 mês (tive alguns contratempos), do restante ela fez tudo, até ir nos correios.

    Pois é, realmente é um pouco chato isso, até porque tá difícil dela se locomover por causa do joelho, mas o que posso fazer, ficamos à mercê deles, infelizmente.

    Porém eu notei que a prova de vida está sendo solicitada para muitas pessoas, inclusive para as que enviaram com menos de 1 mês o RG (estava olhando no grupo do ACP).

    Eu acho que o ACP já deveria incluir nos documentos exigidos a prova de vida, pois pelo visto esse tipo de documento tem caído sempre em exigência.

    Agora só me resta paciência.

    Obrigada pelo apoio!
  • @Mila e @Fcamuri já foi alertado aqui no fórum para pessoas q requeiram nacionalidade através de parentes mto idosos é conveniente enviar o atestado de vida independente se o R.G é recente ou não.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.