Certidão de batismo do meu bisavô de Trás-os-Montes

Oi Gente! Preciso da ajuda de vocês.
Estou atrás do certidão de batismo do meu bisavô português e não consigo localizar porque não possuo o local de nascimento dele. Será que alguém poderia me dar uma ajuda?
Nome: Manoel Paes Borges
Filiação: Francisco Marques e Gertrudes Paes Borges
Data de nascimento: 23/03/1886

Comentários

  • @Amanda

    Você tem certeza do ano de nascimento? O dia e mês batem, mas o ano não.

    Tem os seguintes irmãos: Ana, Maria da Piedade e Bernardo.

    http://digitarq.advis.arquivos.pt/viewer?id=1059567 - tif 151 - assento 25/1877

    8338 Bernardo Pais
    Algerás Nelas Francisco Marques
    Gertrudes Borges Proprietario 32 Rio de Janeiro Solteiro

    22553 Manuel Marques Borges
    Algerás Nelas Francisco Marques
    Gertrudes Borges Proprietario 24 Rio de Janeiro Solteiro
  • Amanda BorgesAmanda Borges Member
    editado January 2018
    Oi @Mariza!
    Obrigada pela ajuda!
    Acredito que a data esteja correta sim, pois ela consta na certidão de casamento dele, mas todos os outros nomes de familiares que aparecem na certidão batem com os nomes dos outros membros da família. Ele tinha um irmão chamado Bernardo e temos certeza de que ele tinha pelos uma irmã.


  • @Amanda

    A divergência do nome nesse caso é super comum. Não é motivo para desconsiderar como o registro correto.

    O ano de nascimento no casamento pode ter sido informado errado, afinal na época não havia muitos documentos e as pessoas eram na maioria analfabetas.

    Sugiro que converse com as pessoas mais velhas da família. Veja que um irmão emigrou também. Estou quase certa que o registro do seu bisavô foi encontrado. Seria muita coincidência.
  • Oi @Mariza!
    Muito obrigada!
    Todos os outros nomes de familiares que aparecem na certidão batem com os nomes dos outros membros da família. Ele tinha um irmão chamado Bernardo e temos certeza de que ele tinha pelos uma irmã.
    Você sabe me dizer como eu posso fazer o apostilhamento das certidões dele?
  • @Amanda

    Para efeito de pedido de nacionalidade não é preciso apostilar o assento dele. Peça uma cópia certificada ao Arquivo de Viseu: http://advis.dglab.gov.pt/reproducao-de-documentos-paroquiais/

    Quais descendentes entre o seu bisavô e você estão vivos?
  • @Mariza

    Minha mãe está viva. Ela irá pedir a cidadania como neta.
  • @Amanda Borges

    A lei de nacionalidade para os netos foi alterada a partir de 01/07/2017 e a partir daí o neto precisa apresentar provas de ligação com Portugal, como viagens frequentes ao país , residência ou propriedade, sociedade em clubes portugueses, etc.
  • Muito obrigada pela ajuda de vocês.
    Eu estava precisando muito achar essa certidão.
  • @Amanda

    Então pelo menos você possui o assento.
  • Sim. Esse era o único documento que estava faltando para dar entrada no processo.
  • Oi @Mariza,

    Muito obrigada, sua ajuda foi de estrema importância para que eu pudesse dar prosseguimento a solicitação de cidadania.
    Gostaria de saber se existe a possibilidade de acharmos parentes em Portugal, tendo em vista o retorno a esse país de uma das irmãs do meu bisavô.
  • @Amanda Borges

    Procure páginas de comunidade da freguesia ou aldeia no Facebook e pergunte se conhecem a família da irmã de seu bisavô. Geralmente são cidades pequenas e muitos se conhecem.
  • @Mariza Guerra

    Muito obrigada!

    Irei procurar sim.
  • Oi @Mariza Guerra,
    Consegui todos os documentos necessários para cidadania.
    Queria saber como posso fazer a transcrição das certidões de casamento e óbito do meu bisavô.
    Obrigada!

  • Gostaria de uma ajuda de voces. Me ajudem a achar o numero de assento da certidão
    minha mae Thereza Gonçalves
    Filiação: Hermenegildo Gonçalves e MAria de Faria
    Data de nasciemnto 16/03/1922
    Mondim de Bastos- Vila Real- Portugal

    tem 2 anos o casamento do Brasil foi averbado( não sei faz difernça) ( tb não sei onde foi feito)
  • @Gabrielly,

    mande email para a conservatoria de Mondim de Bastos, com os dados acima (nome completo, data de nascimento e filiação) e peça o numero do assento.

    registos.mbasto@irn.mj.pt
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.