Cartão cidadão sem transcrever casamento e depois atribuir é possível?

Oi, gente!
Vi algumas dúvidas parecidas com a minha no fórum, mas queria esclarecer uma dúvida.

Minha mãe já tem a nacionalidade e está agendada para o Cartão Cidadão. Ela foi casada e se divorciou, mas vai alegar que é solteira pois não quer transcrever esse casamento e não teve filhos.

Minha mãe depois de divorciada conheceu meu pai, mas eles nunca se casaram e não tem nenhum documento desta união. Minha mãe aparece na minha certidão de nascimento (nasci depois de 78 e fui registrada com menos de 1 ano) com nome de solteira.

Pelo que vi, ela não precisa transcrever o primeiro casamento e homologar o divórcio, já que não foi com meu pai, basta alegar que é solteira e eu não terei problemas para conseguir a minha nacionalidade. Correto?

Comentários

  • editado January 2018
    @Juliana..no requerimento para o CC sua mãe tem q colocar o estado civil atual.Se ela colocar divorciada ela não é obrigada a homologar esse divórcio e nem vc terá problemas para conseguir sua nacionalidade.Para a sua atribuição ,sua mãe vai precisar sim transcrever o casamento mesmo sendo divorciada.
  • Então ela não precisa transcrever o primeiro casamento e nem o divórcio para o processo de CC dela? Mas pq teria que fazer isso para o meu processo de atribuição se esse casamento e esse divórcio não foi com meu pai?

    Ela não poderia alegar que é solteira? Já que na minha certidão, em todos os documentos brasileiros e no boletim de nascimento dela aparece o nome de solteira
  • @Juliana se vc é filha do segundo casamento da sua mãe , aí sim ela precisa transcrever o primeiro casamento, homologar o divórcio e transcrever o segundo casamento
  • Sim, sim, mas não houve um segundo casamento. Meus pais nunca casaram
  • editado January 2018
    @Juliana.. vc foi registrada em que ano? foi registrada até 1 ano de idade?Vc foi registrada pelo seu pai ou sua mãe?
  • Fui em 97, tinha 5 dias de vida quando fui registrada
  • rodrigo22rodrigo22 Member
    editado June 2018
    Ola tudo bem ? Me chamo Rodrigo estou com pedido em lisboa de naturalização se puderem me ajudar nessa duvida sou casado a quase 5 anos no civil e enviei todas certidoes com casamento averbado porem consulado falou que o assento de nascimento pode vir como solteiro. Caso vir estado civil solteiro posso pedir c.c e passaporte antes e atualizar depois ? Obrigado pela atencao
  • @rodrigo22 ,vc pode pedir o cc e passaporte e depois atualizar.
  • @Vlad Pen ok muito obrigado pela atencao
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.