Comprovante do NIF

Preciso de uma ajuda, por conta de um inventário já tenho o NIF, mas agora preciso de um comprovante com o número.
Já pedi para a advogada que está tratando do inventário mas ela disse que não se emite mais cartão de NIF, que o número faz parte do Cartão Cidadão, portante apenas para portugueses.
Tentei algum comprovante nas Finanças, mas pede uma inscrição prévia e a senha é enviada para o endereço residencial do representante fiscal de Portugal, que nem sei quem é, pode ser a advogada, mas ela não me pareceu muito disposta a ajudar.
Alguém sabe alguma forma de ter um comprovante que possa ser conseguido pela internet?

Comentários

  • @Vlad Lopes ...
    O Representante Fiscal é necessário quando o requerente do NIF não tem ainda residência em Portugal...Nesses casos deve indicar um Representante que já resida legalmente em Portugal e que assina por você...É uma grande responsabilidade pois essa pessoa responderá por qualquer problema de ordem fiscal/tributária em seu nome...

    Existem também NIFs criados para fins específicos...(Servem só para uma determinada função)...Como abrir conta em banco...Por exemplo...
    Tem muita gente abrindo conta em banco Português daqui do Brasil...Nesses casos é emitindo esse NIF...(Específico para abrir a conta no banco)

    Esse me parece ser o caso do NIF que você tem...(Serve só para o Inventário)...
    Esse tipo de NIF não vem no Cartão de Cidadão...Se não me engano vem impresso numa folha A4 comum junto com seus dados...
    Você passou o seu número de NIF para o atendente das finanças...?
    Talvez se você informar que se trata de um NIF emitido apenas para um Inventário...Obterá uma resposta distinta nas Finanças...
  • @nilton , obrigado pelas informações. Eu tentei obter o comprovante pela internet e foi lá que tive a informação de que deveria fazer o cadastro e que uma senha seria enviada para o endereço em Portugal...que não tenho.
    A inventariante me informou que este NIF poderia ser usado para outras atividades, (o número começa com 2 e os específicos começariam com 4, nem sei se isso está correto) mas que não houve emissão do cartão porque atualmente existe apenas o Cartão Cidadão...que eu não possuo, já que não sou português.
    De qualquer forma pedi a ela novamente e me informou que irá pedir em Finanças algum comprovante, então vou aguardar uma nova posição.
    Eu acreditei que poderia ser simples, como é aqui consultar o cadastro do CPF, mas por lá as coisas são mais difíceis....não é reclamação, apenas as coisas são diferentes.
    Dos bancos que consultei apenas o Atlântico foi quem deu condições de abrir a conta daqui....bom, ele e o Millenium , mas esse exigiu um depósito inicial de 5.000,00 Euros.....se sabe de algum onde seja mais simples, agradeço se me informar
  • @Vlad...
    Na verdade a referência que eu tenho é essa do Millenium...
    Mas com certeza houve alguma alteração nas diretrizes do banco para que eles passassem a exigir um valor tão alto para abertura de conta daqui do Brasil...
    Creio que seja melhor mesmo você aguardar o retorno da inventariante...
    E nesse meio tempo tentar descobrir que tipo de NIF eles fizeram pra você...
    Se eu descobri algo novo ...Te aviso aqui...
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.