Dar "baixa" na condição de Turista em Portugal

Boa noite!

Estou indo morar em Portugal em Maio, junto com minha esposa e duas filhas.

Eu e minha esposa temos nacionalidade portuguesa e todos os documentos. Nossas filhas também já são portuguesas (processo de atribuição recente feito por Tondela - muito rápido, por sinal; foi numerado dia 16/01/18 e concluído em 22/01/18).

Porém, como as datas para obtenção do Cartão do Cidadão no Consulado do Rio de Janeiro estão escassas, não teremos tempo hábil para tirar os documentos delas antes de embarcar.

Desta forma, elas terão de entrar em Portugal com o Passaporte Brasileiro, recebendo assim o status de turista.

Logicamente, logo após pisarmos em solo português, iremos providenciar todos os documentos para elas: CC, Passaporte etc.

Minha pergunta é: como cancelar o status de turista que ficará vinculado ao nome delas, por terem entrado em Portugal com o Passaporte Brasileiro?

Pois, apesar disto, elas são nacionais portuguesas e não estariam irregulares no país após o fim dos 3 meses, mas acredito ser necessário dar "baixa" nesse status de turista adquirido na entrada.

Alguém sabe como proceder nesse caso específico?

Ficarei muito agradecido pela ajuda de vocês.

Muito obrigado pela atenção.

Abraços a todos!

Comentários

• Tenta entrar em contato com o SEF, uma opção seria sair da Área Schengen e entrar novamente com o passaporte português. Fazer uma viagem rapidinha pro Reino Unido, Irlanda, entre outros.
  • pvfrotarochapvfrotarocha Member
    editado January 2018
    Obrigado pelas sugestões.

O negócio vai ser tentar dar baixa no SEF mesmo quando estiver no momento certo.

E caso não tenha algo previsto para isso, vou preferir sair do país rapidamente e retornar, para que fique tudo certo.

Por mais que digam no SEF que não haveria problema, eu ficaria com a pulga atrás da orelha! rs

Se mais alguém tiver sugestões ou notícias de algum caso parecido, só falar!

Obrigado!
  • @pvfrotarocha, penso que nada precisará ser feito.
    No momento que fizerem o cartão de cidadão, terão de usar um documento de identificação. No caso o passaporte brasileiro. A partir disso, tudo fica vinculado, e por qualquer dos documentos, portugueses ou brasileiros, é possível ver todo o lastro de registo civil do mesmo.
    Um exemplo disso, são os números de saúde e NIF que permanecem mesmo que em um momento a pessoa era brasileira e depois recebe a nacionalidade portuguesa. Quando ela faz o cartão de cidadão, aqueles números que ela usava quando brasileira voltam, pois é tudo integrado nos sistemas.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.