Averbação de Casamento...
Há necessidade de averba casamento para fazer a Nacionalização por Atribuição dos filhos pela CRCL?
Desde já agradeço pelas respostas.
Desde já agradeço pelas respostas.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
A lei disse que todos os atos civeis dos portugueses devem ser transcritos, mas tem tolerado.
Agora eu, neste momento tenho uma dúvida, pois logo serei portuguesa, sou a declarante dos meus filhos, mas acrescentei os sobrenomes do meu marido ao casar. Nao estou tao segura que aceitem os pedidos dos meus filhos sem a transcricao de meu casamento por conta da mudanca de nome.
No caso dos homens portugueses declarantes nao ha havido problema, como bem relatam quase todos os companheiros desta comunidade.
No seu caso de mae, devera sim averbar seu casamento.
Obrigado Denise e Paulo pelas respostas.
Tem muita gente ainda com dúvidas, sobre a questão.
A começar, com se procede para averbar um casamento?
Já li neste forum, que as tais averbações, não são feitas mais na CRCL, mais sim, nos serviços dos registros civis em Portugal, ou seja, nos cartórios.
Caso esse fato venha a ser verdade, como devemos proceder?
Eu levantei esse tópico aqui, porque cada Consulado procede de uma forma diferente.
O daqui de Manaus cobra 100 Euros para fazer a Averbação.
Gostaria de esclarecer esse pontos, para tirarmos todas as dúvidas.
Desde já, agradeço a todos pelas respostas.
Então pelo preço é igual ao o do consulado!!!
Estava super iludida que poderia evitar mais esse processo, que para mim será bem complicado...
Que maçada!
Alberto,
As transcricoes e averbamentos sao feitos nas Conservatorias dos Registo CIVIL. Podem ser feitas atraves dos Consulados, pessoalmente ou por procuracao em Portugal. Vejo que o Consulado de Manaus cobra o mesmo que em Portugal, ou seja, o valor oficial. Se for por procuracao, coloque 5 euros mais. Em SP sao mais ou menos R$ 340.00, segundo informacao no site dependendo se a pessoa já tem ou nao o BI.
Obrigado Denise de coração, vou seguir as suas orientações.