ajuda
oi, fui informado por um amigo que por essa comunidade ele foi ajudado, e gostaria de tirar umas dúvidas:
eu acabei de receber de portugal a certidão do meu bisavô, que era português, fui informado que minha avó (filha dele) deveria tirar a cidadania e assim por diante.
Como eu posso dar entrada no processo da minha avó?
eu estava pensando em ir no consulado com a certidão, mais me informaram que é mais demorado...
qual seria esse outro processo mais rápido?
Obrigado.
eu acabei de receber de portugal a certidão do meu bisavô, que era português, fui informado que minha avó (filha dele) deveria tirar a cidadania e assim por diante.
Como eu posso dar entrada no processo da minha avó?
eu estava pensando em ir no consulado com a certidão, mais me informaram que é mais demorado...
qual seria esse outro processo mais rápido?
Obrigado.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
quem foi o declarante do nascimento da sua avo ? Sua bisavo era portuguesa tambem ?
Será que preciso de certidão de óbito dele? e será que preciso saber se a esposa dele era portuguesa ou brasileira?
qual seria o próximo passo?
Obrigado!
-Fazer o seu processo por Naturalizacao (depois da sua avo for portuguesa vc pede a sua diretamente por ela)
-Fazer o seu processo por Atribuicao: Primeiro sua avo, o(a) filho(a) dela e depois voce.
Entao , apos sua escolha diremos quais doctos precisara. Sugerimos SEMPRE por atribuicao, de geracao em geracao ate voce.
por onde começar?
tenho que saber se ele era casado com brasileira ou portuguesa, ou ja posso começar o processo da minha avó?
Obrigado mais uma vez!
Vc precisará...
-Certidão de nascimento do seu bisavô (ou saber os dados da certidão dele)
-Certidão de nascimento da sua avó legalizado no Itamaraty e no consulado(aí como postou o Paulo, se seu bisavô foi o declarante do nascimento da sua avó vc não precisará transcrever o casamento dos seus avós.
-RG da sua avó legalizado no consulado
-Requerimento modelo 1C preenchido e com o reconhecimento de firma por autenticidade e legalizado no consulado.
Pagamento de 175 Euros feito no correio destinado à CRC de Lisboa.
Aí sua avó será portuguesa em alguns meses e assim que chegar a certidão dela, sua mãe ou pai, que for o filho da sua avó poderá dar entrada no processo. Aí se sua avó não foi a declarante do nascimento do descendente vc terá que transcrever o casamento dela, mas isso só depois que sair a cidadania dela.
Espero ter ajudado.
O RG que eu tenho dela é uma cópia autenticada, serve?
Onde consigo esse requerimento modelo 1C que deve ser preenchido?
Obrigado.
Abaixo o link do 1C.
Atenção com os documentos necessários para envío por correio:
1- certidão de nascimento em inteiro teor com firma reconhecida, autenticada no Itamaraty e legalizada no consulado português
2- copia autenticada do RG legalizada no consulado português
3- formulário 1C assinado frente a um funcionário do consulado português ou assinado em cartório reconhecendo a firma por autenticidade.
Revise bem os documentos e veja que os nomes, datas, etc. estejam todos corretos.
Preencha os dados da certidão portuguesa no formulário 1C e, se quiser, mande uma cópia simples da mesma. Caso mande a cópia anote no quadro 4 do formulário onde diz “outros documentos”.
No correio compre o vale que se chama Dinheiro Certo por 175 euros no nome do interessado. Leve um documento do mesmo para que emitam o vale (RG, CPF, etc). Anote o número do vale no quadro 8 do 1C. Coloque uma copia do recibo dentro do envelope, guarde uma copia para você.
Envíe o envelope por SEDEX MUNDI ao endereço que aparece no 1C.
Controle por internet a chegada do envelope em Portugal.
[http://www.irn.mj.pt/sections/