ajuda

oi, fui informado por um amigo que por essa comunidade ele foi ajudado, e gostaria de tirar umas dúvidas:

eu acabei de receber de portugal a certidão do meu bisavô, que era português, fui informado que minha avó (filha dele) deveria tirar a cidadania e assim por diante.
Como eu posso dar entrada no processo da minha avó?
eu estava pensando em ir no consulado com a certidão, mais me informaram que é mais demorado...

qual seria esse outro processo mais rápido?

Obrigado.

Comentários

• Aureo,

quem foi o declarante do nascimento da sua avo ? Sua bisavo era portuguesa tambem ?
  • vou checar quem foi o declarante com a minha avó, por enquanto só tenho a certidão de nascimento do meu bisavô que era português).

Será que preciso de certidão de óbito dele? e será que preciso saber se a esposa dele era portuguesa ou brasileira?

qual seria o próximo passo?

Obrigado!
  • Voce tem 2 opcoes, depois que sua avo ser portuguesa (por atribuicao)

-Fazer o seu processo por Naturalizacao (depois da sua avo for portuguesa vc pede a sua diretamente por ela)

-Fazer o seu processo por Atribuicao: Primeiro sua avo, o(a) filho(a) dela e depois voce.

Entao , apos sua escolha diremos quais doctos precisara. Sugerimos SEMPRE por atribuicao, de geracao em geracao ate voce.
  • oi, obrigado pela ajuda, eu gostaria de fazer por atribuição mesmo, minha avó é brasileira e é filha de portugues (meu bisavô, que ja tenho a certidão de nascimento).

por onde começar?

tenho que saber se ele era casado com brasileira ou portuguesa, ou ja posso começar o processo da minha avó?

Obrigado mais uma vez!
  • Primeiro responda se o seu bisavo foi o declarante da sua avo na certidao de nascimento dela.
  • Aureo

Vc precisará...
    -Certidão de nascimento do seu bisavô (ou saber os dados da certidão dele)
    -Certidão de nascimento da sua avó legalizado no Itamaraty e no consulado(aí como postou o Paulo, se seu bisavô foi o declarante do nascimento da sua avó vc não precisará transcrever o casamento dos seus avós.
    -RG da sua avó legalizado no consulado
    -Requerimento modelo 1C preenchido e com o reconhecimento de firma por autenticidade e legalizado no consulado.
    Pagamento de 175 Euros feito no correio destinado à CRC de Lisboa.

Aí sua avó será portuguesa em alguns meses e assim que chegar a certidão dela, sua mãe ou pai, que for o filho da sua avó poderá dar entrada no processo. Aí se sua avó não foi a declarante do nascimento do descendente vc terá que transcrever o casamento dela, mas isso só depois que sair a cidadania dela.

Espero ter ajudado.
  • vou dar uma olhada nesses documentos, muito obrigado a todos...!
  • ja consegui a certidão da minha avó, e o declarante foi meu bisavô (ja tenho a certidão dele de Portugal).

O RG que eu tenho dela é uma cópia autenticada, serve?

Onde consigo esse requerimento modelo 1C que deve ser preenchido?

Obrigado.
  • Aureo,
    Abaixo o link do 1C.

Atenção com os documentos necessários para envío por correio:
    1- certidão de nascimento em inteiro teor com firma reconhecida, autenticada no Itamaraty e legalizada no consulado português
    2- copia autenticada do RG legalizada no consulado português
    3- formulário 1C assinado frente a um funcionário do consulado português ou assinado em cartório reconhecendo a firma por autenticidade.
    Revise bem os documentos e veja que os nomes, datas, etc. estejam todos corretos.
    Preencha os dados da certidão portuguesa no formulário 1C e, se quiser, mande uma cópia simples da mesma. Caso mande a cópia anote no quadro 4 do formulário onde diz “outros documentos”.
    No correio compre o vale que se chama Dinheiro Certo por 175 euros no nome do interessado. Leve um documento do mesmo para que emitam o vale (RG, CPF, etc). Anote o número do vale no quadro 8 do 1C. Coloque uma copia do recibo dentro do envelope, guarde uma copia para você.
    Envíe o envelope por SEDEX MUNDI ao endereço que aparece no 1C.
    Controle por internet a chegada do envelope em Portugal.

[http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/declaracao-para/downloadFile/file/Mod._1C_ci.pdf?nocache=1199877671.25]
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.