Prova de reconhecimento na menoridade
Boa tarde,
li em um topico sobre uma carta escrita pelo pai portugues como prova de reconhecimento na maioridade, na inexistencia de outras provas, mas nao consegui achar esse topico para ler mais sobre o assunto. Alguem sabe me dar indicacoes de como proceder para elaborar essa carta?
obrigada
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Enfim, achei bem estranho. Minha mãe fez um reconhecimento de maternidade no cartório, por via das dúvidas (sou menor), mas acho difícil a CRC ter simplesmente errado. Digno de nota o fato de que o Consulado, entretanto, disse que de fato eu precisaria de uma "prova de filiação", tendo, segundo eles, o tal reconhecimento em cartório sido suficiente.
Essa foi a resposta da CRC sobre o estabelecimento da maternidade:
"A Informação prestada anteriormente mantém-se actualizada, se a mãe à data do nascimento do filho é brasileira e o filho nasceu no Brasil, nesse caso, vamos aplicar a lei brasileira a regular a matéria da filiação de acordo com o artº 11º da Lei da Nacionalidade, consideramos que no seu registo a maternidade está estabelecida face à lei brasileira, como tal, aceitamos o
reconhecimento materno face à lei brasileira.
Ainda que viéssemos analisar a situação face à lei portuguesa, a maternidade declarada no registo considera-se estabelecida,
visto o registo de nascimento do interessado ter sido lavrado no mesmo ano do nascimento.
Com os melhores
cumprimentos
A Oficial
Isso
baseado em análise da minha certidão de nascimento de inteiro teor, que
enviei por anexo. De fato, sempre me pareceu estranho a CRC contestar
um documento oficial como um registro de nascimento. Em resumo, se a
certidão foi feita no mesmo ano do nascimento, a filiação está
estabelecida, de acordo com eles. Eu já tinha obtido essa resposta uns
meses atrás, mas voltei a perguntar recentemente (porque meu tempo de
menor está acabando, rs) e continuou a mesma. Em casos de casamento a transcrição deve ser necessária por mudança de nome dos pais.