Transcrição de casamento faltando certidão Brasileira
exinavox
Member
Pessoal, terei que fazer a transcrição de casamento do meu bisavô, porém aconteceu algo que eu não contava....Além do batismo dele (Português) e certidão de casamento(ambos já em minha posse), vou ter que ter a certidão de nascimento da minha bisavó Brasileira e isso me pegou de surpresa e está travando todo o processo,já que minha bisavó nasceu em 1876, nem livros tinham ainda nos cartórios aqui no Rio de Janeiro, parece que começaram 1889, de toda forma estou fazendo umas buscas igual a doido nos links de registros e batismos que tenho do Family Search, e pra piorar Arquivo Nacional não está me servindo pra nada.
Confesso que estava quase desistindo, pois sem transcrição não tenho como dar continuidade ao processo, mas foram meses e meses, dormindo até de madrugada, lendo, decifrando, buscando informações até chegar ao batismo do Português pra agora desistir....Vi que teve um rapaz aqui no fórum que tinha o mesmo problema e parece que ele conseguiu fazer, porém ele teve que fazer uma busca e pagar uma certidão de nada consta de todas circunscrições aqui do Rio e claro, apostilar todos esses documentos, fora um custo a mais que a conservatória cobrou pra aceitar nesses moldes. Entrei em contato com Ponta Delgada e eles informaram que até aceitam assim mas estavam sem conservadora, não estavam fazendo transcrições, soube que Tondela aceita assim mas entregando pessoalmente sem ser por correio, gostaria de saber se realmente isso procede, se existem outras conservatórias que aceitam e fazem a transcrição assim, pq imaginem eu tirar essas certidões, salvo engano são 14 circunscrições aqui no Rio, apostilar tudo isso e depois descobrir que nenhuma conservadora faz assim...
Então estou meio inseguro quanto a isso...Entrei em contato com Tondela ontem, achei estranho pq me responderam ontem mesmo e não dou muita sorte com emails, expliquei tudo detalhado, como se eu tivesse explicando a uma criança e a conservadora me respondeu com algo q não tinha absolutamente nada a ver, achei até que ela tava brincando ou o email era errado, mandei tudo de novo e dessa vez sendo até mais objetivo e resumi o máximo possível, e até agora nada, se alguém souber de alguma informação dessa, fico muito grato pessoal...
Não quero e não posso desistir!!
Confesso que estava quase desistindo, pois sem transcrição não tenho como dar continuidade ao processo, mas foram meses e meses, dormindo até de madrugada, lendo, decifrando, buscando informações até chegar ao batismo do Português pra agora desistir....Vi que teve um rapaz aqui no fórum que tinha o mesmo problema e parece que ele conseguiu fazer, porém ele teve que fazer uma busca e pagar uma certidão de nada consta de todas circunscrições aqui do Rio e claro, apostilar todos esses documentos, fora um custo a mais que a conservatória cobrou pra aceitar nesses moldes. Entrei em contato com Ponta Delgada e eles informaram que até aceitam assim mas estavam sem conservadora, não estavam fazendo transcrições, soube que Tondela aceita assim mas entregando pessoalmente sem ser por correio, gostaria de saber se realmente isso procede, se existem outras conservatórias que aceitam e fazem a transcrição assim, pq imaginem eu tirar essas certidões, salvo engano são 14 circunscrições aqui no Rio, apostilar tudo isso e depois descobrir que nenhuma conservadora faz assim...
Então estou meio inseguro quanto a isso...Entrei em contato com Tondela ontem, achei estranho pq me responderam ontem mesmo e não dou muita sorte com emails, expliquei tudo detalhado, como se eu tivesse explicando a uma criança e a conservadora me respondeu com algo q não tinha absolutamente nada a ver, achei até que ela tava brincando ou o email era errado, mandei tudo de novo e dessa vez sendo até mais objetivo e resumi o máximo possível, e até agora nada, se alguém souber de alguma informação dessa, fico muito grato pessoal...
Não quero e não posso desistir!!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
A certidão de batismo de sua bisavó seria aceita pois, na época do nascimento dela não existia registro civil. A lei começou a valer mesmo em 1888, portanto não vejo motivo para o pedido aos cartóriod de certidões negativas.
Obrigado por sua ajuda, como sempre vc achando a luz no fim do túnel... Então você acha que antes de eu entrar nesse desespero de tirar tudo q é certidão negativa aqui, tento localizar o batismo dela lá pela Cúria?
Pois é, seria apenas em último caso mesmo, se não tiver saída... Pq deixar de dar entrada no processo por causa da transcrição seria triste...
Sim, tente encontrar o registro de casamento religioso. Tem algumas paróquias no Rio com livros online:
https://www.familysearch.org/search/image/index?owc=M6ZG-Y38:131775101?cc=1719212
Obrigado, vou focar nisso e informo aqui depois...
Estou fazendo as buscas mas um pouco desanimado porque cada documento bate um ano diferente de nascimento....Então tá sendo um tiro no escuro mas é o único jeito.
Consegui localizar, me bateu até uma emoção aqui, pq não é fácil, esses 3 dias igual um louco, pesquisando no link q vc me mandou, sem saber ao certo, pq tinha 3 anos de busca, sendo que expandi mais ainda, e graças a Deus e a vc consegui achar, obrigado mais uma vez...Ainda compartilharei minha saga no futuro, rss Vou providenciar esse arquivo na Cúria, aprontar tudo pra fazer transcrição.
Parabéns! Às vezes é questão de esforço mesmo! Sucesso.
Tomara que consiga provar a ausência de registro civil sem necessitar das certidões negativas. Você terá que fazer uma pesquisa se já havia pelo menos algum cartório civil na capital.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Registro_civil_no_Brasil
"Universalização
A universalização do registro civil foi imposta pelo Decreto 9886 de 7 de março de 1888, que instituiu a obrigatoriedade do registro de nascimento, casamento e óbito em ofícios do Estado, criados e delegados a privados. A partir de então, o registro deixa definitivamente de ser uma prerrogativa da Igreja Católica. A entrada em vigor do Decreto 9886 deu-se em 1 de janeiro de 1889 como determinou o Decreto 10.044 de 22 de setembro de 1888.[3]
As forças que levaram a esta obrigatoriedade encontram-se na crescente pressão republicana e positivista. De fato, em 15 de novembro de 1889 foi proclamada a República no Brasil, quebrando os últimos laços oficiais entre a Igreja e o Estado e o fim do regime de padroado.
A partir de então, todos os municípios brasileiros deveria estar dotados de pelo menos um ofício do registro civil. Nas grandes cidades criaram-se ofícios exclusivos para o registro civil, enquanto que nos médios e pequenos municípios o registro civil foi uma função acumulada pelos cartórios de notas, que normalmente já existiam.
Apesar da universalização, o registro civil demorou a ser "aceito" pela população, principalmente no interior do país, onde o controle religioso da Igreja Católica e a distância das áreas rurais aos cartórios impossibilitavam um maior índice de registros."
Quando fui em alguns cartórios me informaram que antes de 1888 nao havia nenhum, por isso que fui orientado a fazer a busca apenas pra constar e tirar a negativa...
Estava pensando aqui, como tenho o batismo do Português + a Certidao de casamento dele com a Brasileira e agora o batismo dela, ao fazer a transcrição esses documentos ficarão retidos e depois terei que tirar novamente pra dar entrada na cidadania, é possivel enviar tudo junto, pra nao precisar tirar duas vezes os mesmos documentos?
Para o processo de transcrição mande uma xerox da certidão de batismo do português e guarde a original para o processo de nacionalidade, para a transcrição de casamento a certidão portuguesa não precisa ser a via original, apenas para o processo de nacionalidade é exigida a original.
Relendo a sua primeira postagens você afirmou que tem que fazer a transcrição dos bisavós. O seu bisavô não foi o declarante do filho/filha? Se foi vc não TEM que fazer a transcrição se enviar o processo a uma Conservatória que não exige transcrições nos casos em que o português casado com brasileira declarou o nascimento do filho no cartório.
Mas, considerando que precisará, após a transcrição do casamento você enviará apenas o assento do português para requerer a nacionalidade seja do filho seja do neto que possui ligações com Portugal.
Vou dar os nomes que fica mais fácil, José Pinto (o Português), parece ter sido sim o declarante, pois na certidão de nascimento do (Silvério) meu avô, diz que ele compareceu no cartório tal, declarando o meu avô....E meu avô declarou minha minha mãe.
Nossa isso é ótimo, pois seria menos documentos e custos...
Entre você e o seu bisavô quais os descendentes estão vivos?
Minha mãe, no caso estou resolvendo isso pra ela....Ela conseguindo, eu consigo....Entao temos que ter esperanças, inclusive sobre comprovar laços efetivos, ela estaria dentro de dois quesitos, mas falta muito pra isso ainda...
Vc acha que o meu bisavô sendo o declarante do meu avô nao precisaria fazer a transcrição?
Se o processo é para a sua mãe que é neta, com provas de ligação efetiva, terá que fazer a transcrição pois, sua mãe será obrigada a dar entrada no requerimento de nacionalidade na Conservatória dos Registos Centrais a qual exige a atualização do estado civil de todos os portugueses. Se fosse de pai para filho vc ficaria livre da transcrição em outras Conservatórias.
Que pena, mas só em em saber que depois pra dar entrada no processo nao vou precisar tirar novamente, o batismo(Pq posso usar esse que já tenho) e nem a certidão de casamento, já me alivia um pouco...