Atribuição - Transcrição de casamento

Peço ajuda de vocês.
Preciso fazer o processo de atribuição. Minha mãe é portuguesa é meu pai brasileiro. Olhei minha certidão de nascimento, e o declarante foi meu pai.

Será necessário a transcrição do casamento? Pois o problema é que não sei o paradeiro do meu pai. O que minha mãe tem é a certidão de nascimento dela original de Portugal, acho que a certidão de casamento e um papel de separação. Como se fosse uma carta.
Será que eu consigo? Alguma maneira de pular o processo da transcrição? Eu tento ligar no consulado rj mas ninguém atende. E tento marcar data e nunca há data disponível. Se alguém poder me ajudar no processo agradeço.

Thiago.

Comentários

• editado January 2018
    @ribeiro_thi quando é a mulher a portuguesa é obrigatória a transcrição de casamento. Terá q fazer a transcrição de casamento dos seus pais.
  • O Consulado ou não está abrindo horários ou abre muito poucos... De qualquer forma, você pode enviar os documentos diretamente para uma Conservatória em Portugal. O processo via Consulado acaba caindo em Lisboa, onde os prazos são longos (cerca de um ano, contra 3 a 6 meses nas outras). Como você vai ter que transcrever o casamento, você pode mandar para qualquer uma que receba pelos correios (3aCRC Porto, Tondela, ACP, Vila Nova de Gaia...) Consulte os tópicos das Conservatórias em "Processos de Atribuição" no menu e veja qual te parece mais adequada.

Orientações para transcrição de casamento em Ponta Delgada (é a mais rápida para isso):
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9210/requerimentos-para-transcricao-de-casamento-em-ponta-delgada-modelos-e-preenchimento/p1

Depois você pode fazer a sua atribuição:
    1- Reunir a documentação e enviar para Portugal
    1.1 - Certidão de nascimento reprográfica apostilada;
    1.2 - Xerox autenticada e apostilada do RG ou passaporte modelo novo com filiação emitido há menos de 10 anos; (algumas Conservatórias aceitam CNH, não todas);
    1.3 - Formulário 1C com firma reconhecida por autenticidade
    1.4 - Informar o número / ano e local do assento no formulário; Se a data de nascimento for anterior a 1911 tem que enviar a certidão emitida pelo Arquivo Distrital.
    1.5 - Vale postal no valor de 175 euros para o IRN com o endereço da conservatória escolhida
  • Muito Obrigado! Vi o Link e tenho que manda ro modelo 1. Mas quais documentos tenho que mandar alem deste modelo? Certidões minhas e de meus pais?

Obrigado novamente.
  • @ribeiro_thi nas duas primeiras postagens do link sobre transição de casamento que o @jhmelman te passou tem os modelos de requerimento, a lista da documentação necessária e as explicações.
  • @ribeiro_thi , como a tua mãe portuguesa é a declarante do teu nascimento e você precisará fazer a transcrição de casamento dos teus pais, caso não tenha a certidão do teu pai brasileiro, procure como conseguir a certidão em tópicos como este abaixo:
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/categories/certidoes-brasileiras
    Existem outros tópicos sobre isso também. Várias pessoas estão conseguindo certidões, inclusive de outros estados, que antes nem imaginavam que seria possível, claro, com a ajuda preciosa dos amigos dese fórum.
  • Perfeito!! So fiquei com duvida neste documento: 1.Cópia simples do assento do português(a), preferencialmente (ou a indicação do número do assento e Conservatória, em um papel a parte).

Isso seria a certidao de minha mãe Portuguesa?
  • Apos realizar a transcrição, posso dar entrada em minha atribuição. Como o @jhmelman gentilmente falou, tenho que reunir e enviar meus documentos. Vi que so pede minha documentação, da minha mãe envio nada? Apenas informo o número / ano e local do assento no formulário?
    Obrigado.
  • ribeiro_thi sim, a certidão de nascimento portuguesa de sua mãe. Se estiver informatizado o nascimento de sua mãe basta informar no formulário o número, se quiser pode juntar uma xerox dele a documentação.
  • Obrigado.
  • @ribeiro_thi , à partir de 1911, todas as certidões portuguesas "devem" estar informatizadas. Então quando um órgão oficial português precisa de uma certidão, ele "pega" com o órgão oficial português. Por isso não precisa de certidão certificada da tua mãe portuguesa, para processos em Portugal. Aí você precisa enviar somente os documentos certificados brasileiros.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.