Busco certidão de nascimento brasileira de meu pai

Prezados,

Estou em busca da certidão de nascimento de meu pai já falecido, filho de um nacional português que já possuo o registro graças a gentil ajuda da @MarizaGuerra, a quem sou muito grata.

Possuo de meu pai as certidões de casamento e de óbito, porém há meses tenho percorrido cartórios, fiz buscas no site familysearch e do arquivo nacional sem sucesso pois muitos livros de registro não encontram-se digitalizados.

Fui no DETRAN no início de janeiro solicitar o desarquivamento da carteira de identidade dele que era do IFP/RJ porém também retornou sem sucesso com uma declaração de "Documento Inexistente".

Falta apenas isso para que eu possa dar entrada no meu processo de nacionalização como neta.
Teriam como me auxiliar de como devo proceder ou se podem me ajudar a descobrir a certidão de nascimento de:

Nome: Edson Gonçalves da Cruz
Data de nascimento: 05/01/1944
Pai: Francisco da Cruz
Mãe: Hercília Gonçalves da Cruz
Nascido na cidade do Rio de Janeiro

Desde já agradeço.

Comentários

  • @Mila

    Meu pai era semi alfabetizado, nunca trabalhou de carteira assinada. Era feirante autônomo. Tinha CNH e RG do IFP mas ambos informam não terem arquivos para habilitação desses documentos. O cartório e igreja que meus pais se casaram (em 71) também não guardam nem digitalizavam arquivos de documentos que os nubentes entregavam para habilitação do casamento nessa época.

    No site do Arquivo Nacional consegui encontrar a certidão de casamento dos pais dele (meus avós) na 5ª Pretoria (Centro) em 1939 e também um tio mais velho da 14ª Circunscrição (Bangu para onde se mudaram depois do casamento) nascido em 1940. Porém no site do Arquivo Nacional os livros a partir de 1940 não estão digitalizados.

    Não fui pessoalmente pois moro longe da cidade do RJ, porém mandei um e-mail sobre a possibilidade de consultar presencialmente e me responderam assim:

    "Consultas
    Anexos 23/11/17
    para mim

    Prezado(a) Senhor(a),

    Esclarecemos que fazem parte do acervo do Arquivo Nacional conjuntos documentais de Registro Civil de Pessoas Naturais do Rio de Janeiro, formado por livros talões de assentamentos de nascimentos, casamentos e óbitos registrados nas diferentes pretorias e circunscrições da cidade do Rio de Janeiro, no período de 1929 a 1961.

    Informamos que os conjuntos documentais referentes às Circunscrições de Registro Civil do Rio de Janeiro, responsáveis pelo registro civil no período posterior a 1940, encontram-se temporariamente interditadas para processo de digitalização. Ao final do processo, todos os registros das Circunscrições (1940 a 1961) estarão disponíveis para consulta no SIAN.

    Atenciosamente,

    Atendimento a Distância
    ARQUIVO NACIONAL
    COACE - COCAC
    Praça da República, 173 - Prédio A. Nível 0 - Térreo - Sala 11
    20.211-350 Rio de Janeiro - RJ - Brasil
    Tel. (21) 2179-1257
    consultas@arquivonacional.gov.br
    https://www.facebook.com/arquivonacionalbrasil/

    Caso V. S. queira fazer sugestões, comentários, elogios, críticas ou queira dar opiniões sobre nosso atendimento, entre em contato com a ouvidoria em http://arquivonacional.gov.br/ouvidoria-acessoservicos.html, citando a Equipe do Atendimento a Distância.

    A sua participação favorece o nosso trabalho."


    Tenho ligado com uma certa frequência, porém a resposta é sempre a mesma.
    Sobre o Certificado de Reservista não tinha me atentado para o fato. Vou entrar em contato com o Comando Militar do Leste e ver se tenho sucesso na busca. Agradeço muitíssimo pela ideia e ajuda.
  • @Priscila78,
    peça ao cartório que detém a certidão de casamento dos seus pais, o processo de habilitação do casamento. Lá, deve constar a certidão de nascimento, ou indicação de pretoria, livro, termo.

    A 5a pretoria passou a ser a 3a circunscrição do Rio.
    Talvez, a certidão esteve por lá mesmo.
  • @Marcia
    O 7º RCPN que meus pais se casaram (em 71) também não guarda nem digitaliza arquivos de documentos que os nubentes entregavam para habilitação do casamento nessa época. E a Igreja de de Santo Antonio sofreu uma inundação no subsolo e perdeu-se os aquivos que não eram digitalizados.

    Já fui na Avenida Graça Aranha, 416 que compreende o 2º, o 3º e o 6º, paguei uma busca no valor de R$62,00 e ao final de 15 dias a resposta foi que nada encontraram.
  • @Priscila78,

    esse é o problema. Deveriam guardar as microfilmagens. Um absurdo, fazer do país um lugar sem memória!!!!
    O cartório da Graça Aranha é bem tumultuado.

    Veja aqui:
    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-D47Q-N5T?owc=9GPB-6TL:113334201?cc=1582573&cc=1582573

    Algumas circunscrições têm índices dos livros.
  • É a mais pura verdade @Marcia, nós somos um país sem memória!!!

    No DETRAN também retornou sem sucesso com uma declaração de "Documento Inexistente". Achei que fosse impossível não encontrar lá, mas me explicaram que não possuem acervos. De qualquer forma, vou na Frei Caneca, 505 onde ainda funciona o Instituto Félix Pacheco (por onde tirou o RG) para ver se tenho mais sucesso.

    Também farei uma tentativa no Comando Militar do Leste pois, a @Mila tão sabiamente me fez recordar sobre o certificado de reservista.

    Farei uma nova pesquisa nos índices dos livros do FamilySearch.

    Muitíssimo grata pelas dicas e ajuda.
  • @Priscila78,
    boa sorte na Frei Caneca, mas se não tem no DETRAN, acho difícil encontrar por lá.
    De qq maneira, desistir jamais.

    A @Mila tem razão. O certificado de reservista tem a informação da certidão. E os militares são organizados.

    Se lembrar de algo mais, te aviso.
    Mas, não desista.
    Em última instância, você pode pedir para a justiça uma certidão por narrativa (baseada nos dados que possuem os outros documentos). Não sei qto tempo este tipo de processo demora. Vou procurar me informar e entro em contato com você.
  • Desistir jamais, essas dicas estão me dando ânimo novo.
    Agradeço de coração, fico no aguardo e se tiver alguma novidade aviso.




Entre ou Registre-se para fazer um comentário.