Onde encontrar Certidão de batismo ou nascimento de: Manoel Viriato da Gaia meu bisavô paterno

Sou bisneto de português da parte paterna. Conforme relato de minha família meu bisavô português Manoel Viriato da Gaia, chegou ao Brasil em uma excursão vindo de Portugal na década de 1860, indo para o norte do Brasil chegando até Cametá estado do Pará, onde casou-se com a brasileira paraense Joana Batista Farias Gaia, onde vieram ser os pais de meu avô Ivo Celestino Gaia nascido em 19/05/1896. Não tenho nenhuma informação sobre seus pais e data de nascimento de meu bisavô. Estou em busca de algum documento com mais detalhes, tipo certidão de batismo ou nascimento que revele o local de nascimento em Portugal. Estou pesquisando nos cartórios do Brasil e até agora nada. Alguém pode ajudar-me.

Comentários

  • @Valter

    Na certidão de casamento de inteiro teor do seu bisavô terá mais informações. A filiação dele é imprescindível.
  • Obrigado, por tentar ajudar-me.
    Ainda não consegui nenhum documento de meu bisavô por ser muito antigo. Estou tentando em cartório de registro.
    Não sei se conseguirei.
    Tenho apenas certidão de óbito de meu avô de 1976, mas consta apenas o nome de meu bisavô, sem mencionar sua nacionalidade. Estou tentando agora a certidão de nascimento de meu avô, que poderá constar maiores informações. No século XIX os registros eram incompletos.
  • Olá Valter! O Manoel Viriato da Gaia também faz parte da minha árvore genealógista e o Ivo Celestino é meu Bisavô. Vc conseguiu os documentos que estava procurando?

  • @Deniverson


    O @Valter Gaia não frequenta mais o fórum desde janeiro de 2018. Lamento dizer, mas dificilmente você receberá uma resposta.

    Por outro lado, não me parece ser um nome muito comum. Já tentou encontrar no Facebook ou outra rede social?

  • editado December 2023

    @Deniverson alguem (talvez você mesmo ou algum parente proximo?) inseriu recentemente no FamilySearch informação de que Manoel Viriato da Gaia seria de Vila Nova de Gaia, no Porto, em Portugal, mas sem nenhuma fonte https://www.familysearch.org/tree/pedigree/landscape/GSKJ-QZY

    Faz sentido pois era comum utilizarem como sobrenome o nome da localidade de onde vieram. Na minha familia mesmo tenho um ascendente de sobrenome Vianna que inventou este sobrenome ao chegar no Brasil e depois descobrimos que era natural de Viana do Castelo.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.