Busca certidão portuguesa apenas com o nome

Olá.
Estou buscando a certidão portuguesa de meu bisavô JOAQUIM SELLOS SOBRINHO.
Seus pais se chamavam Manoel Joaquim de Sellos e Márcia da Conceição Sellos.
Não tenho nenhuma data exata de nascimento. Pelos documentos que eu tenho, estimo que o Joaquim nasceu entre os anos de 1880 e 1883.

Alguém pode me ajudar?

Comentários

  • Alguma ideia de que Freguesia/Concelho?
  • Infelizmente não. Esse é meu maior problema.
  • Pois é, se tivesse, dava pra ir na "força bruta" e ver os livros digitalizados...

    Veja se de alguma forma consegue alguma informação abaixo. Copiado do post http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/5096/dados-que-devem-ser-informados-no-pedido-de-pesquisa-de-certidoes-portuguesas#latest

    1. Nome do português, ano de nascimento e filiação; nas certidões de nascimento dos filhos do português terão os nomes dos pais do português – serão os avós.
    2. Freguesia, Concelho , Distrito – ou uma região de naturalidade; as pessoas mais velhas da família podem ter referências.
    3. Data da emigração;
    4. Porto de desembarque e o nome da cidade onde o português se fixou.
    5. Informar se emigrou junto com a família ou sozinho;
    6. Estado civil na época da emigração;
    7. Nome da esposa e/ou filhos;
    8. A certidão de casamento de inteiro teor pode conter dados importantes, além de ser necessária para o processo de cidadania;
  • E outra questão prática, já que se trata de parente de 3º grau: os descendentes estão todos vivos? É a maneira mais fácil de chegar até você a nacionalidade.
  • Meu pai está vivo, no caso segundo grau. O primeiro grau já morreu (minha avó).

    Eu tenho todas as certidões brasileiras, inclusive nascimento da minha avó onde consta o nome do pai dela, Joaquim, e diz que é natural de Portugal, e também contém os nomes dos pais dele.
  • Boa tarde, prezado Moisés Cunha Sellos.
    Procurei hoje na internet por "JOAQUIM SELLOS SOBRINHO" e por acaso caí neste fórum com sua busca.
    Talvez eu o tenha encontrado pra você em MUTUM-MG, pois eu já o tinha JOAQUIM na minha árvore genealógica do www.familysearch.org.br, ele sendo casado com ARMINDA DE SOUZA LIMA, com ele em primeiras núpcias desta, ela tendo sido neta de um primeiro ascendente português (de meu filho), o Português Padre Commendador JOAQUIM RODRIGUES DA FONSECA LEITÃO (01-12-1814) de Couto de Esteves - Sever do Vouga - Aveiro.
    JOAQUIM SELLOS (código LYPD-53D) e ARMINDA (código LYPD-G94) tiveram uma filha: MARIA DA PENHA SELLOS (código LYP6-3YX). Não tenho outros filhos do casal.
    Procure o cartório de Registro Civil de Mutum-MG e fale com o Sr. José Pedro, que lhe fornecerá as certidões de casamento e óbito de que precisa.
    Um abraço.
    Marcelo de Araújo
  • Olá Marcelo. Obrigado por sua ajuda.
    Voce está certo, ele morava em Mutum sim. Eu já tenho todas as certidões dos cartórios de Mutum, mas infelizmente não diz em qual freguesia ele nasceu, diz apenas que era "natural de Portugal". A filha dele, MARIA DA PENHA SELLOS é minha avó.
    Estou no processo de conseguir encontrar o assento de batismo do Joaquim para então iniciar o processo de cidadania.
  • Boa tarde, @Marcelo de Araújo @MSellos

    Pude ver que vocês possuem o Padre Commendador JOAQUIM RODRIGUES DA FONSECA LEITÃO (01-12-1814), de Couto de Esteves - Sever do Vouga - Aveiro, em sua árvore genealógica. Minha bisavó Maria Helena Tavares de Rezende é filha da Dorcelina Maria da Fonseca e neta do Joaquim Leitão. Precisava encontrar seus documentos! Por acaso teriam acesso a eles ou informação de onde posso encontrá-los?

    Muito obrigada.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.